23/09/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
The Fearless Vampire Killers-Dance Of The Vampires
Por Favor Não Me Mordas o Pescoço
de Roman Polanski
com Jack MacGowran, Roman Polanski, Alfie Bass, Sharon Tate
Grã-Bretanha, 1967 - 107 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Apesar de não ter sido um grande sucesso de bilheteira quando se estreou, THE FEARLESS VAMPIRE KILLERS tornou-se um dos mais populares filmes de Polanski e um objeto de culto entre os cinéfilos. Se os filmes de vampiros já tinham sido, até então, alvo de algumas paródias, Polanski renova completamente o género introduzindo uma série de elementos novos e provocantes, marcados pelo absurdo, como o vampiro judeu sobre o qual o crucifixo não tem “efeito”, outro sugador de sangue homossexual, etc. Um verdadeiro delírio.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
23/09/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Ennio Morricone
The Thing
Veio do Outro Mundo
de John Carpenter
com Kurt Russell, A. Wilford Brimley, Richard Dysart, Richard Masur, Donald Moffat
Estados Unidos, 1982 - 108 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Nova versão do filme de Hawks-Nyby, THE THING FROM ANOTHER WORLD, para o qual John Carpenter trouxe a panóplia da tecnologia moderna para os sofisticados efeitos especiais, o nec plus ultra do género até então. A versão de Carpenter é mais fiel à história original - Who Goes There, de John W. Campbell -, sobre o combate de um grupo de cientistas contra um extraterrestre mutante numa estação polar. A apresentar em cópia digital.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
23/09/2020, 21h30 | Esplanada
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
Brigands, Chapitre VII
Bandidos
de Otar Iosseliani
com Amiran Amiranashvili, Dato Gogibedashvili, Ghio Tzintsadze, Keti Kapanadze, Alexi Giakeli
França/Rússia, 1996 - 120 min
legendado em português | M/12
Em BANDIDOS um grupo de censores visiona um filme recente, mas a projecção é feita com bobines trocadas, que condicionam a história a saltos pouco canónicos. É este o ponto de partida de um filme em que o poder é revisitado em três épocas, com os mesmos actores e as mesmas personagens, sublinhando a ideia de que a História tem tendência a repetir-se e a ser esquecida. “BANDIDOS é um caleidoscópio que multiplica alegremente os saltos temporais, compara uma personagem ao seu reflexo deformado, segue a linha do destino dos lugares e objectos, está ligado a todo um mundo de tráficos e de torturas, de esperanças loucas e de infelicidades incontáveis. Porém, é também uma comédia, muito divertida, muito desesperada” (Frédéric Bonnaud, Les Inrockuptibles).

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.