17/09/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
Brigands, Chapitre VII
Bandidos
de Otar Iosseliani
com Amiran Amiranashvili, Dato Gogibedashvili, Ghio Tzintsadze, Keti Kapanadze, Alexi Giakeli
França/Rússia, 1996 - 120 min
legendado em português | M/12
Em BANDIDOS um grupo de censores visiona um filme recente, mas a projecção é feita com bobines trocadas, que condicionam a história a saltos pouco canónicos. É este o ponto de partida de um filme em que o poder é revisitado em três épocas, com os mesmos actores e as mesmas personagens, sublinhando a ideia de que a História tem tendência a repetir-se e a ser esquecida. “BANDIDOS é um caleidoscópio que multiplica alegremente os saltos temporais, compara uma personagem ao seu reflexo deformado, segue a linha do destino dos lugares e objectos, está ligado a todo um mundo de tráficos e de torturas, de esperanças loucas e de infelicidades incontáveis. Porém, é também uma comédia, muito divertida, muito desesperada” (Frédéric Bonnaud, Les Inrockuptibles).

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
17/09/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Ennio Morricone
La Resa Dei Conti
de Sergio Sollima
com Lee van Cleef, Tomas Milian, Walter Barnes
Itália/Espanha, 1966 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
LA RESA DEI CONTI é um western-spaghetti que passou algo despercebido na época de estreia mas que hoje tem muito boa gente a defendê-lo como um dos cumes do género. Com argumento de Sollima em colaboração com Sergio Donati (que viria a escrever alguns dos mais celebrados filmes de Sergio Leone e do western-spaghetti, como C'ERA UNA VOLTA... IL WEST), é uma história de perseguição e enganos (van Cleef, um caçador de prémios, persegue o suposto raptor de uma miúda adolescente, mas tudo é mais complicado do que as aparências) que faz jus ao negrume e à frieza das principais declinações italianas do western. Primeira exibição na Cinemateca. A apresentar em cópia digital.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
17/09/2020, 21h30 | Esplanada
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
Que He Hecho Yo Para Merecer Esto?
Que Fiz Eu Para Merecer Isto?
de Pedro Almodóvar
com Carmen Maura, Ángel de Andrés López, Chus Lampreave
Espanha, 1984 - 101 min
legendado em português | M/16
A quinta longa-metragem de Pedro Almodóvar fecha o que podemos considerar o primeiro período da sua obra: o da Espanha frenética da movida, com filmes pensados para o mercado interno. Com o êxito internacional, que surgiu logo a seguir, Almodóvar teria tendência a transformar num sistema o que fazia até então com espontaneidade. Em QUE HE HECHO YO PARA MERECER ESTO? (o realizador espanhol sempre teve muito humor na escolha de títulos) vemos uma daquelas famílias disfuncionais como só Almodóvar e John Waters, um dos seus mestres inconfessos, sabem mostrar. Um filme delirante e divertido.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.