11/07/2020, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Crin-Blanc | Le Ballon Rouge
duração total da sessão: 72 minutos | M/6
CRIN-BLANC
Crina Branca
de Albert Lamorisse
com Alain Emery, Pascal Lamorisse, Laurent Roche, Frank Silvera
França, 1953 – 38 min / legendado eletronicamente em português
LE BALLON ROUGE
O Balão Vermelho
de Albert Lamorisse
com Pascal Lamorisse, Georges Sellier, Vladimir Popov
França, 1956 – 34 min / sem diálogos

As duas curtas-metragens de Albert Lamorisse dos anos cinquenta estão associadas à infância: CRIN-BLANC (Palma de Ouro de curta-metragem em Cannes 1953) foi filmado na região da Camarga como a fábula de um rapaz que doma um cavalo branco. LE BALLON ROUGE é uma história de bairro (o parisiense Ménilmontant) e segue a personagem de um miúdo pelas ruas de Paris, onde um balão vermelho se torna motivo de inveja. Em 1960, Lamorisse filmou a continuação deste filme realizando LE VOYAGE EN BALLON, e foi também LE BALLON ROUGE a inspiração de Hou Hsiao-Hsien para o seu filme de 2008 LE VOYAGE DU BALLON ROUGE. Ambos os filmes a exibir em vesão digital.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui.
 
11/07/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
E a Vida Continua
Il Vigile
O Herói da Cidade
de Luigi Zampa
com Alberto Sordi, Vittorio De Sica, Marisa Merlini, Mara Berni, Nando Bruno
Itália, 1960 - 104 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Grande clássico da comédia italiana em que Alberto Sordi é Otello Celletti, ex-militar desempregado que, graças a um feliz acaso, arranja trabalho como agente da polícia de uma vila nos arredores de Roma, e que se vê em apuros para lidar com o trânsito da região. IL VIGILE também é o título que relança Zampa no início dos anos sessenta, resultando o seu sucesso em grande parte do trabalho com Sordi, que tem aqui uma das suas interpretações mais célebres, demonstrando como é sempre inesquecível em cada um dos seus papéis. Primeira exibição na Cinemateca.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
11/07/2020, 22h00 | Esplanada
E a Vida Continua
Spartacus
Spartacus
de Stanley Kubrick
com Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons, Charles Laughton, Peter Ustinov, Tony Curtis, John Gavin, Nina Foch
Estados Unidos, 1960 - 193 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptação de Dalton Trumbo (saído da “lista negra”) de um livro de Howard Fast que conta a odisseia de Spartacus chefe de uma revolta contra o Império Romano. Destaque para as composições de Kirk Douglas no papel título, de Laurence Olivier, como senador Crasso, que persegue Spartacus com as suas legiões, de Charles Laughton e de Peter Ustinov (Oscar de melhor ator secundário, uma das quatro estatuetas conquistadas pelo filme). Referência também para o belíssimo genérico de Saul Bass.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.