26/03/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Carta Branca 2020 a Jorge Silva Melo
Erschiessung des Landesverräters
“A Execução de Ernst S., Traidor à Pátria”
de Richard Dindo
Suíça, 1970 - 99 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A partir do livro de Niklaus Meienberg, o filme documental de Richard Dindo reconstitui a vida de Ernst S. detendo-se no seu caso político: entre 1939 e 1944, o governo suíço mandou executar 17 “traidores da pátria”, o primeiro dos quais o jovem soldado Ernst S, que seria fuzilado no cantão de Saint-Gall pelo roubo e revenda de granadas aos nazis. O filme apresenta os pontos de vista de pessoas próximas de Ernst S., testemunhos que incluem Edgar Bonjour, tido como o historiador “oficial” da Suíça durante a Segunda Guerra Mundial, refletindo as questões esgrimidas em debates posteriores sobre o papel da Suíça durante a Guerra. Há quem o alinhe com LE DOULEUR ET LA PITIÉ de Marcel Ophuls. Primeira exibição na Cinemateca.
 
26/03/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
Imagem por Imagem (Cinema de Animação) | A Monstra na Cinemateca

Em colaboração com Monstra Festival de Animação de Lisboa
Krysar
“O Flautista”
de Jiri Barta
Checoslováquia, 1986 - 53 min
legendado eletronicamente em português | M/6
sessão com apresentação
Jiri Barta (nascido em 1948) é hoje uma das figuras de destaque da tradição checa de animação, e este KRYSAR, baseado nas aventuras do flautista de Hamelin, um momento particularmente importante da sua obra. Estreado em Cannes em 1986, o filme notabiliza-se pelo uso e inspiração de motivos visuais colhidos na história da arte, desde a pintura medieval ao expressionismo germânico. Primeira apresentação, em cópia digital, na Cinemateca.
 
26/03/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Carta Branca 2020 a Jorge Silva Melo
Man of the West
O Homem do Oeste
de Anthony Mann
com Arthur O’Connell, Gary Cooper, Jack Lord, John Dehner, Julie London, Lee J. Cobb
Estados Unidos, 1958 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O último grande western de Anthony Mann e, talvez, o mais pessimista dos seus filmes, onde deixa perceber a sensação de fim de um ''mundo'' e de uma forma de viver. Admirável desempenho de Gary Cooper na figura de um antigo bandoleiro regenerado e que procura auxiliar uma comunidade (o mesmo tema de BEND OF THE RIVER) acabando por reencontrar-se com o passado e ajustar contas definitivas com ele.
 
26/03/2020, 21h00 | Sala M. Félix Ribeiro
José Celestino Campusano – Cineasta de Pele Dura
Fantasmas de la Ruta
de José Campusano
com Rubén Beltrán, Mauro Galeano, Antonella Gómez, Carlos Antonio Vuletich
Argentina, 2013 - 210 min
legendado eletronicamente em português | M/16
FANTASMAS DE LA RUTA põe em evidência todo o horror da cadeia de valores da prostituição com base no sequestro de raparigas e crianças na Argentina. Vikingo tem uma grande amizade com Mauro, o elemento mais novo do grupo de motards, a quem trata como filho. Mauro começa uma relação amorosa com a bela Antonella. Sergio, parente de Mauro, um pervertido e delinquente sexual que se dedica ao tráfico de seres humanos, rapta Antonella para a vender a um bordel.