28/03/2020, 10h30 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Se Eu Fosse… Cineasta
Oficina

Em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Museu São Roque
Um conjunto de quatro tábuas pintadas, do século XVI, exposto no Museu de São Roque, serve de base para um guião de um pequeno filme de animação. Esta atividade decorre em dois momentos distintos. Num primeiro momento, no Museu de São Roque, as crianças entram em contacto com a obra de arte, desvendando as suas histórias e os seus significados, para depois construírem uma nova história para as suas personagens. No segundo momento, na Cinemateca Júnior, as personagens e histórias imaginadas ganham vida, por meio de técnicas de animação em stop motion.

Orientação: Teresa Cortez
Para crianças dos 6 aos 12 anos | Duração: 2 horas cada sessão
Preço: 2,65€ por criança
(Esta atividade é exclusivamente para crianças. No final será possível assistir ao resultado final dos trabalhos desenvolvidos.)
Marcação prévia até dia 20 de março para:
Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural
Direção da Cultura da SCML | Tel. 213240869/89

 
28/03/2020, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Ma Vie de Courgette
A Minha Vida de Courgette
de Claude Barras
Suíça, França, 2016 - 66 min
dobrado em português | M/6
com a presença de Fernando Galrito, diretor da MONSTRA
Um menino chamado Ícaro, mais conhecido pela sua alcunha de Courgette, vai para um orfanato depois da trágica morte da mãe. Depois deste terrível revés na sua vida e no meio das dificuldades que tem em integrar-se no seu novo lar, vai ter uma preciosa ajuda do polícia Raymond e dos seus amigos, Camille e Simon. Primeira longa-metragem do suíço Claude Barras, A MINHA VIDA DE COURGETTE é um filme de animação em stop motion adaptado da obra Autobiographie d'Une Courgette (2002) da autoria do escritor francês Gilles Paris. Estreou na edição de 2016 do Festival de Cinema de Cannes e foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme de Animação na edição de 2017.
 
28/03/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Conte d’Hiver | All That Heaven Allows
Duração total da projeção: 199 minutos
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
CONTE D’HIVER
Conto de Inverno
de Eric Rohmer
com Charlotte Véry, Frédéric Van Den Driessche, Hervé Furic
França, 1991 – 110 min / legendado em espanhol | M/12
ALL THAT HEAVEN ALLOWS
O Que O Céu Permite
de Douglas Sirk
com Jane Wyman, Rock Hudson, Agnes Moorehead, Conrad Nagel
Estados Unidos, 1955 – 89 min / legendado eletronicamente em português | M/12

Neste fecho do ciclo das estações por Rohmer, que é na realidade o segundo “episódio” da série, as personagens não pertencem ao meio social habitual do cinema do realizador e os atores são amadores. Há porém no filme a visão da vida como extensão da literatura, típica das personagens rohmerianas: uma representação do Conto de Inverno, de Shakespeare, dá à protagonista a certeza de poder reencontrar o homem que amara e que perdera de vista. Um dos grandes filmes de Douglas Sirk dos anos 50, ALL THAT HEAVEN ALLOWS é um objeto do mais extremo artifício, mas é-o de modo consciente e assumido. Jane Wyman é uma viúva, ainda jovem, numa pequena cidade da Nova Inglaterra e Rock Hudson, um jardineiro cerca de 15 anos mais novo, torna-se seu amante. Apesar da oposição dos filhos da viúva e dos habitantes da cidade, o amor acaba por triunfar, num irónico “happy end”. Ironia que se estende a uma das mais celebradas cenas do filme, a mais gélida noite de Natal que o cinema já filmou.



 
28/03/2020, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
José Celestino Campusano – Cineasta de Pele Dura
Placer y Martirio
de José Campusano
com Natacha Mendez, Rodolfo Ávalos, Juan Bautista Carreras, Aldana Carretino
Argentina, 2015 - 101 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Delfina é uma bela mulher de 45 anos, que partilha a sua vida com o seu fiel marido e uma filha adolescente. Através de uma amiga, Delfina conhece Kamil, um suposto empresário, envolvido em operações financeiras duvidosas. Ambos estabelecem uma idílica relação amorosa. Mas Kamil é um manipulador tão hábil como cruel que, sempre em nome do amor, logra conduzir Delfina a um inexplicável nível de degradação física.