CICLO
Ante-Estreias


O mês traz duas sessões com obras portuguesas. A primeira sessão é composta por quatro curtas metragens de ficção (2 DTO, MEU PÁSSARO, POR DETRÁS DE PORTAS e NATUREZA MORTA). A segunda mostra o mais recente filme de Pierre-Marie Goulet, O ÚLTIMO PORTO – ALÉM DAS PONTES, que dá continuidade aos seus dois filmes anteriores (ENCONTROS e POLIFONIAS - PACI È SALUTA, MICHEL GIACOMETTI), formando com eles uma espécie de tríptico. Ao propôr um encontro entre as culturas portuguesa e turca, reencontra também um filme (DJERRAHI) realizado nos anos 70 sobre as confrarias sufis na Turquia.

 
 
03/02/2020, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ante-Estreias

2 Dto | Meu Pássaro | Por Detrás de Portas | Natureza Morta
duração total da sessão: 54 minutos | M/12
 
27/02/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ante-Estreias

O Último Porto – Além das Pontes
de Pierre-Marie Goulet
Portugal, 2019 - 87 min | M/12
03/02/2020, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
2 Dto | Meu Pássaro | Por Detrás de Portas | Natureza Morta
duração total da sessão: 54 minutos | M/12
com a presença dos realizadores
2 DTO
de Hernâni Duarte Maria e Pedro Noel da Luz
com Ana Oliveira, Joana Paz
Portugal, 2019 - 8 min
MEU PÁSSARO
de Alexandre Braga
com Brienne Keller
Portugal, 2017 – 14 min
POR DETRÁS DE PORTAS
de William Vitória
com Ivone Fernandes-Jesus, Ricardo Teixeira, Bruno Xavier, Sylvie Rocha
Portugal, 2019 – 17 min
NATUREZA MORTA
de Bruno Braz
com São José Lapa, Fernanda Lapa
Portugal, 2019 – 15 min

Vera regressa à sua casa de infância, um 2º Dto. nos subúrbios, para resolver as suas memórias do passado. Isolada, descobrirá algo... Em MEU PÁSSARO, uma mulher vive sozinha com um canário numa gaiola suspensa na sua sala. Ele canta, pia, querendo contar-lhe coisas...  Mas é somente quando ela percebe um novo silêncio em casa que algumas coisas serão "ouvidas" na sua vida. POR DETRÁS DE PORTAS é uma história inspirada em factos reais e segue a vida de uma santa viva (Ivone Fernandes-Jesus). Esta vive protegida pela sua mãe (Sylvie Rocha) na pequena aldeia rochosa do Reguengo Grande, Portugal. A Santa viva recebe visitas todos os dias de pessoas que lhe pedem ajuda a troco de gorjetas. Mas é a visita de um jovem especial  (Ricardo Teixeira) que lhe desperta a atenção e a leva à busca de si própria. NATUREZA MORTA é um filme sobre a invisibilidade e a solidão daquelas que foram esquecidos pela cidade. No silêncio de um velho apartamento em Lisboa, uma mulher divide o silêncio das horas mortas com a irmã mais velha. São duas folhas caídas, suspensas no passado. Dessa casa, a mulher apenas sai por breves momentos: horas extraordinárias que são roubadas aquela irmã, que é em si mesma uma prisão. Na rua, foge à solidão, enquanto continua a sonhar com a música e com tudo aquilo que deixou para trás.

 
27/02/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
O Último Porto – Além das Pontes
de Pierre-Marie Goulet
com Kudsi Erguner, Virgínia Dias, Manuela Barros Ferreira, Cláudio Torres, Margarida Pamplona Leite, Nezih Uzel
Portugal, 2019 - 87 min | M/12
com a presença de Pierre-Marie Goulet
O ÚLTIMO PORTO procura concretizar em imagens e sons o sentimento de uma analogia subterrânea, sem dúvida em parte subjetiva, a partir de dados topográficos e culturais portugueses e turcos, evocando também a permanência silenciosa da cultura muçulmana na cultura portuguesa. Ao provocar encontros entre membros destas duas culturas, por intercessão da música, da poesia e dos lugares, revela-se o que, para além dos dados históricos, tece os laços entre dois universos aparentemente tão distantes um do outro.