25/01/2020, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Brinquedos Óticos: A Magia das Imagens em Movimento
Oficina
conceção e orientação: equipa Cinemateca Júnior

dos 5 aos 10 anos | duração: 2 horas | preço: 2,65€

marcação até dia 21 de janeiro para: cinemateca.junior@cinemateca.pt

Podemos animar os nossos desenhos? Descobre e constrói aparelhos que animam imagens, surpreendendo-te com o movimento dos teus desenhos
 
25/01/2020, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Gremlins Two: The New Batch
Gremlins 2 - a Nova Geração
de Joe Dante
com Zach Galligan, Phoebe Cates, John Glover, Robert Prosky, Christopher Lee
Estados Unidos, 1990 - 106 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Veio na sequência do GREMLINS de 1984 (também realizado por Joe Dante) e é, como o primeiro, um filme de “dois géneros”, terror e comédia. O argumento é de Charles S. Haas e o desenho das criaturas de Rick Baker. A história continua as aventuras de Gizmo, a criatura que se replica em inúmeros pequenos monstros uma vez molhado, e aqui protagoniza uma história nova-iorquina. Christopher Lee surge no papel do Dr. Catheter.
 
25/01/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
They Made Me a Fugitive | Mephisto
Duração total da projeção: 244 minutos
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
THEY MADE ME A FUGITIVE
Sou um Fugitivo
de Alberto Cavalcanti
com Trevor Howard, Griffith Jones, Sally Gray
Grã-Bretanha, 1947 - 100 min / legendado eletronicamente em português| M/12
MEPHISTO
Mephisto
de István Szabo
com Klaus Maria Brandauer, Krystyna Janda, Ildikó Bánsági
Hungria/República Federal da Alemanha, Áustria 1981 - 144 min / legendado em português| M/12

Antepenúltimo filme do período britânico de Alberto Cavalcanti, THEY MADE ME A FUGITIVE conta a história de um soldado desmobilizado que, a seguir à guerra, aceita trabalhar para um criminoso que trabalha no mercado negro. Traído pelos seus “patrões”, o homem é preso por um crime que não cometeu. Ao ser libertado, busca vingança. O filme, de grande riqueza plástica, assume a forma de um périplo pelas ruas noturnas do Soho londrino, com semelhanças com o filme negro americano, então no auge. Em MEPHISTO, o percurso de um ator na Alemanha é posto em paralelo com a ascensão do Nacional-Socialismo. Gustav Gründgens foi o ator que serviu de base ao filme e ao romance de onde foi extraído, escrito por Klaus Mann, filho de Thomas Mann e irmão de Erika Mann, primeira mulher de Gründgens. Este foi considerado o melhor intérprete do papel de Mefisto no Fausto de Goethe da sua geração. Também fez o inesquecível papel do chefe dos gangsters em M, de Fritz Lang e atuou em LIEBELEI, de Ophuls. O filme de Istvan Szabo é uma obra complexa e magnífica, que segundo o realizador, “não é uma história sobre a ditadura nazi, mas uma meditação, válida em qualquer época, sobre a relação entre a arte e o poder.” O filme de Szabo não é apresentado na Cinemateca desde 2014, ao passo que o de Cavalcanti é aqui apresentado pela primeira vez.
25/01/2020, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
Kiss Me Stupid
Beija-me, Idiota
de Billy Wilder
com Dean Martin, Kim Novak, Ray Walston, Felicia Farr
Estados Unidos, 1964 - 124 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um filme da penúltima fase da carreira de Billy Wilder, a menos respeitada, a que veio depois do SOME LIKE IT HOT. Um filme sórdido, obsceno, pérfido, desesperado, desenganado. Vienense, judeu que andou por Berlim onde, disse ele, I was a gigolo, Billy Wilder é homem que filma a América sem ilusões. Nem lirismo. O que viu da humanidade (STALAG 17) chega-lhe para nunca mais acreditar em ninguém. No meio desta gente cúpida, há sempre uma mulher que Wilder olha com evidente misoginia — e desta vez é Kim Novak, a última das suas heroínas patetas, também as únicas a ser perdoadas.