28/01/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
Trading Places
Os Ricos e os Pobres
de John Landis
com Eddie Murphy, Dan Aykroyd, Jamie Lee Curtis, Ralph Bellamy
Estados Unidos, 1983 - 116 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Vários dos maiores intérpretes da comédia americana dos anos 80 vieram de um programa de televisão, o Saturday Night Live. TRADING PLACES reúne dois desses atores, Dan Aykroyd e, sobretudo, Eddie Murphy, que aqui começava a tornar-se no primeiro cómico negro americano a adquirir uma projeção mundial. Visto hoje, o filme de Landis é um reflexo dos anos Reagan: um milionário (Aykroyd) e um sem abrigo (Murphy) trocam de vida durante algum tempo, assim permitindo mostrar a diferença das vidas de ricos e de pobres. A dívida do filme para com a “screwball” à la Hawks e para com a “fábula social” à la Capra ou La Cava é reconhecida através da presença de Ralph Bellamy. A apresentar em cópia digital.
 
28/01/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
O Centenário de Fernando Namora
Retalhos da Vida de um Médico
de Jorge Brum do Canto
com Jorge de Sousa Costa, Irene Cruz, João Guedes, Emílio Correia, Costa Ferreira
Portugal, 1962 - 102 min | M/12
O argumento e adaptação do mais célebre livro de Fernando Namora são de Jorge Brum do Canto (grande prémio do SNI para melhor adaptação de 1962), RETALHOS DA VIDA DE UM MÉDICO segue naturalmente o romance homónimo de que parte, centrando-se na personagem do jovem médico João Eduardo, que vai exercer para uma aldeia a convite de um colega, conquistando a estima e o respeito da comunidade. Nos anos 80, Artur Ramos assinará a realização da versão televisiva do mesmo livro de Namora, a qual conheceu um assinável sucesso quando transmitida pela RTP.
 
28/01/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
Don Quijote Cabalga de Nuevo
Dom Quixote Cavalga de Novo
de Roberto Gavaldón
com Cantinflas, Fernando Fernán Gómez, Maria Fernanda d’Ocón
Espanha, México, 1972 - 132 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Cantinflas, de seu nome Mario Moreno (1911-1993), foi uma das principais exportações do cinema mexicano e um fenómeno de popularidade, também em Portugal. Nesta co-produção hispano-mexicana dirigida por Roberto Gavaldón (nome importante na “idade de ouro” do cinema mexicano e autor de vários notáveis melodramas), os heróis de Cervantes são encarnados por Cantinflas (Sancho Pança) e pelo enorme Fernando Fernan Gómez (Quixote), numa divertida variação que vale a pena (re)descobrir.
 
28/01/2020, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
A Rapariga de Berlim | Cinemaamor | Amor, Avenidas Novas | Venus Velvet
duração total da projeção: 66 min | M/12
com a presença dos realizadores
A RAPARIGA DE BERLIM
de Bruno de Freitas Leal    
com Marta Cunha, Frederico Andrade
Portugal, 2015 – 13 min
CINEMAAMOR
de Jacinto Lucas Pires
com António Simão, Sylvie Rocha, Bruno Bravo, Manuel Wiborg, Rita Durão, João Bénard da Costa
Portugal, 1999 – 16 min
AMOR, AVENIDAS NOVAS
de Duarte Coimbra
com Manuel Lourenço, Beatriz Luís, Marcelo Tavares, Carolina Caramujo, Nena Coimbra
Portugal, 2018 – 20 min
VENUS VELVET
de Jorge Cramez
com Ana Moreira, Ana Brandão, Ricardo Aibéo, Cláudio da Silva
Portugal, 2002 – 17 min

Uma rapariga regressa a Lisboa após uma estada em Berlim para reencontrar o ex-namorado. Ao tentar restabelecer a antiga relação, a rapariga apercebe-se, pouco a pouco, que a dependência emocional e física é o único elemento de ligação entre ambos. A RAPARIGA DE BERLIM venceu a secção Novíssimos do IndieLisboa 2015. Em CINEMAAMOR, Joaquim é um romântico empregado de supermercado. Tem como único amigo Gaspar, que fala quase só por citações cinéfilas. Nos tempos livres, passeia pela cidade à procura da mulher certa. Mas quando a encontra, ela atira-se de uma varanda. Segue-se então uma dança, como num musical, e uma óbvia surpresa... AMOR, AVENIDAS NOVAS é uma encantadora fábula sobre o romantismo. Manel atravessa Lisboa com um colchão às costas e decide fazer uma pausa. Nem de propósito entra na rodagem de um filme onde conhece Rita e tudo volta a fazer sentido. Vencedor do Prémio Novo Talento da Competição Nacional do IndieLisboa 2018. VENUS VELVET conta-nos uma história de amor que dura o breve tempo que antecede a queda de um cometa; uma história de amor que existe sob a hipótese do fim do mundo. Vencedor de três prémio no Curtas Vila do Conde em 2002. À exceção deste filme, são todas primeiras apresentações na Cinemateca.