18/01/2020, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
The Bellboy
Jerry no Grande Hotel
de Jerry Lewis
com Jerry Lewis, Alex Gerry, Bob Clayton, Sonnie Sands
Estados Unidos, 1960 - 72 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A primeira longa-metragem de Jerry Lewis é, também, um dos melhores filmes que dirigiu. THE BELLBOY é um filme sem argumento e quase sem palavras, constituído por uma série de gags à volta das andanças de um paquete de hotel de Miami, seus problemas com os clientes e o encontro com uma vedeta do espectáculo chamada…Jerry Lewis!

 
18/01/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Hairspray | Laberinto de Pasiones
Duração total da projeção: 192 minutos.
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
HAIRSPRAY
Laca
de John Waters
com Sonny Bono, Divine, Ruth Brown, Mink Stole
Estados Unidos, 1988 - 92 min / legendado em português| M/12
LABERINTO DE PASIONES
de Pedro Almodóvar
com Cecilia Roth, Imanol Arias, Helga Liné
Espanha, 1982 - 100 min / legendado em inglês e eletronicamente em português| M/12

Depois de POLYESTER, este foi o segundo filme de John Waters a ter uma distribuição “normal”. HAIRSPRAY ilustra o humor delirante do “mestre de Baltimore”, onde se passa a ação, em 1962, quando a cidade se autodenominava “a capital mundial do penteado”. Waters declarou numa entrevista que “a aposta de todos os meus filmes é fazer uma comédia sobre um tema que, em si, nada tem de divertido”. Aqui, um grupo de adolescentes decide atingir a celebridade através de um concurso de televisão e, para tal, estão dispostos a tudo. Este foi o último filme em que atuou Divine, a obesa musa de Waters, que morreria pouco depois. O crítico Richard Corliss comentou: “Vejam HAIRSPRAY, é leve e aéreo, mas gruda: é o primeiro filme em aerossol”. Segunda longa-metragem “oficial” de Pedro Almodóvar, LABERINTO DE PASIONES ilustra o período camp (que já é evidente nos títulos dos filmes) do cineasta espanhol, com um pronunciado gosto pelo humor grotesco. A trama narrativa, parcialmente inspirada de cartas de leitoras da imprensa “cor-de-rosa”, faz jus ao título e todos os personagens procuram desesperadamente ir para a cama uns com os outros. O realizador define LABERINTO DE PASIONES como “uma comédia delirante, um género de que gosto muito e do qual sempre me senti próximo. Quando escrevi o argumento, quis demonstrar que Madrid era a cidade para onde todos vinham e onde tudo podia acontecer”. O filme de John Waters não é apresentado na Cinemateca desde 2014 e o de Almodóvar é mostrado nas nossas salas pela primeira vez.
18/01/2020, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver
Matrimonio All’Italiana
Matrimónio à Italiana
de Vittorio De Sica
com Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Aldo Puglisi, Teca Scarano
Itália, 1964 - 102 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Baseado em Filomena Marturano, a peça mais célebre de Eduardo de Filippo, feito quando a fama de Sophia Loren e Marcello Mastroianni estava no auge, MATRIMÓNIO À ITALIANA foi um dos maiores êxitos do cinema italiano dos anos 60. Trata-se da história da longa ligação entre um homem de negócios, mulherengo, e uma rapariga de 17 anos, com quem ele acabará por casar, depois de muitas peripécias e reviravoltas. Como observou Paola Cristalli, “o desafio era transformar a superestrela Loren na dramática Filumena da peça”. A apresentar em cópia digital.