22/01/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
The Party
A Festa
de Blake Edwards
com Peter Sellers, Claudine Longet, Marge Champion, Steve Franken, Fay MacKenzie
Estados Unidos, 1968 - 99 min
legendado eletronicamente em português| M/12
Hrundi V. Bakshi (Peter Sellers) é um desastrado ator indiano que destrói acidentalmente um grande estúdio. Convidado por engano para uma festa na casa do produtor, Bakshi estará no centro de inúmeras confusões. Obra hilariante próxima da genialidade, é considerada por muitos como o melhor filme de Edwards e o melhor filme de Sellers, que aqui se revela como um dos grandes mestres da comédia de todos os tempos.
 
22/01/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
O Centenário de Fernando Namora
Fernando Namora | O Trigo e o Joio
duração total da sessão: 102 min | M/12
FERNANDO NAMORA
de Manuel Guimarães
Portugal, 1969 – 12 min
O TRIGO E O JOIO
de Manuel Guimarães
com Eunice Muñoz, Igrejas Caeiro, Mário Pereira, Barreto Poeira
Portugal, 1965 – 90 min

Produzido pelos Artistas e Técnicos Associados, a Tobis Portuguesa, António da Cunha Telles e Guimarães, O TRIGO E O JOIO é uma adaptação do romance homónimo de Fernando Namora, assinada pelo próprio escritor. Um drama sobre uma família de agricultores em que o chefe desbarata na feira o dinheiro destinado à compra de uma burra, indispensável à labuta no campo. A realização é despojada e moderna. A abrir a sessão, também realizado por Manuel Guimarães, FERNANDO NAMORA retrata a vida e obra do escritor, que surge num testemunho filmado.
 
22/01/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Variações de Hong Sang-Soo (conclusão)
Ja-yu-Eui Eon-Deok
“A Colina da Liberdade”
de Hong Sang-soo
com Kase Ryo, Moon So-Ri, Seo Young-hwa, Youn Yuh Jung, Gi Ju-bong
República da Coreia, 2014 - 66 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Um maço de cartas de amor não datadas, acidentalmente caído do alto de umas escadas, motiva a progressão da história, aparentemente contínua entre momentos de descontinuidade, em que Hong Sang-soo dá a ver a natureza do tempo e da memória, preocupação transversal do seu cinema: um jovem professor japonês chega a Seul no encalço de uma mulher coreana por quem julga estar apaixonado, instalando-se no bairro histórico de Bukchon, no cimo de uma colina. Os dias que passa na estalagem em que está hospedado e no café local “Colina da Liberdade”, de onde vem o título internacional, HILL OF FREEDOM, desestabilizam a sua determinação e estado de espírito. Quase integralmente falado em inglês (o protagonista masculino não fala coreano), é um filme de longos planos-sequência, cujos diálogos destilam o subtexto da diferença cultural. Primeira exibição na Cinemateca, em cópia digital.
 
22/01/2020, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
The Bellboy
Jerry no Grande Hotel
de Jerry Lewis
com Jerry Lewis, Alex Gerry, Bob Clayton, Sonnie Sands
Estados Unidos, 1960 - 72 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A primeira longa-metragem de Jerry Lewis é, também, um dos melhores filmes que dirigiu. THE BELLBOY é um filme sem argumento e quase sem palavras, constituído por uma série de gags à volta das andanças de um paquete de hotel de Miami, seus problemas com os clientes e o encontro com uma vedeta do espectáculo chamada…Jerry Lewis!