29/01/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
The Life Aquatic With Steve Zissou
Um Peixe fora de Água
de Wes Anderson
com Bill Murray, Owen Wilson, Cate Blanchett, Anjelica Huston
Estados Unidos, 2004 - 118 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Talvez o ponto alto da imaginação fervilhante de Wes Anderson, THE LIFE AQUATIC WITH STEVE ZISSOU traz-nos as aventuras mediterrânicas de uma personagem decalcada de Jacques-Yves Cousteau, o oceanólogo Steve Zissou, a contas com histórias de vingança, paternidades, e uma família (real ou adoptiva) particularmente complicada. No centro, Bill Murray, protagonista inexcedível de um humor “existencialista”, cansado e em “slow burn”.
 
29/01/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
O Centenário de Fernando Namora
Nasci com a Trovoada – Autobiografia Póstuma de um Cineasta
de Leonor Areal
Portugal, 2017 - 140 min | M/12
com a presença de Leonor Areal
O cineasta é Manuel Guimarães (1915-1975), que Leonor Areal apresenta neste documentário como “o principal cineasta neorrealista português” cujos filmes revelam “um olhar original sobre a sociedade portuguesa, escolhendo personagens consideradas marginais”: “o seu cinema é de índole trágica, mas também a vida do realizador, sacrificada à sua obra, espelha uma outra tragédia pessoal: a de um homem de talento que queria voar alto, mas teve de viver os ‘anos de chumbo’ da ditadura, sofrendo amargamente às mãos da censura.” A obra e vida de Manuel Guimarães cruzaram-se várias vezes com as de Fernando Namora e os dois mantiveram uma dedicada amizade que o filme de Areal aborda nomeadamente através da correspondência que trocaram e das imagens da adaptação de O TRIGO E O JOIO.
 
29/01/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
Pee Wee’s Big Adventure
de Tim Burton
com Paul Reubens, Elizabeth Daily, Mark Holton
Estados Unidos, 1985 - 91 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Filme dos primórdios de Tim Burton (que à data tinha 25 anos), muito anterior ao tempo da sua consagração, PEE WEE’S BIG ADVENTURE é uma das mais descabeladas e bizarras comédias do anos 1980 americanos. Protagonizado por Paul Reubens, popularizado na televisão pela figura de Pee Wee Herman (que o filme retoma), e depois caído em desgraça na sequência de um escândalo de cariz sexual, o filme tem um tom quase surrealista na irrisão que opera sobre a paisagem, e um humor regressivo que pode ser bastante violento – mas tudo isso faz dele um objeto inusitado e inclassificável.
 
29/01/2020, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
Ferris Bueller’s Day Off
O Rei dos Gazeteiros
de John Hughes
com Matthew Broderick, Mia Sara, Alan Ruck
Estados Unidos, 1986 - 103 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Os filmes de John Hughes são um fenómeno dos anos 1980, mas vale a pena resgatá-los para além da “memorabilia” e da nostalgia – até porque de algum modo, no seu conjunto, eles já são o “arquivo”, instintivamente construído, do que era a adolescência (na América e além dela) naquele período. FERRIS BUELLER’S DAY OFF é um excelente exemplo e o tempo só lhe fez bem, está mais perto, visto hoje, de Whit Stillman do que das comédias para adolescentes que se fazem na atualidade. Brando elogio do hedonismo e da diletância, suave desafio à autoridade (a da escola ou a dos pais), contém três ou quatro sequências de antologia (a visita ao museu é absolutamente brilhante) e casa o humor mais slapstick com a mais doce melancolia. Urge redescobri-lo, com os olhos limpos.