27/01/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
There’s Something About Mary
Doidos por Mary
de Bobby, Peter Farrelly
com Cameron Diaz, Ben Stiller, Matt Dillon
Estados Unidos, 1998 - 119 min
legendado em português| M/12
Os irmãos Farrelly realizaram algumas das mais divertidas comédias do cinema americano dos últimos trinta anos. THERE’S SOMETHING ABOUT MARY é um dos melhores exemplos, com gags imaginativos (muito físicos, muito “slapstick” moderno) e uma forma de tratar um determinado tipo de humor – “trash”, digamos assim, com possível inspiração em John Waters – que já contém a sua própria crítica e, por extensão, a crítica da vida americana comum e respetivo mau gosto. É um filme “malcriado” como poucos ousam hoje em dia, e no seu melhor, como neste caso, os irmãos Farrelly conseguem prolongar a ilusão de que a comédia ainda é um género vivo no cinema americano.
 
27/01/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
The Life Aquatic With Steve Zissou
Um Peixe fora de Água
de Wes Anderson
com Bill Murray, Owen Wilson, Cate Blanchett, Anjelica Huston
Estados Unidos, 2004 - 118 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Talvez o ponto alto da imaginação fervilhante de Wes Anderson, THE LIFE AQUATIC WITH STEVE ZISSOU traz-nos as aventuras mediterrânicas de uma personagem decalcada de Jacques-Yves Cousteau, o oceanólogo Steve Zissou, a contas com histórias de vingança, paternidades, e uma família (real ou adoptiva) particularmente complicada. No centro, Bill Murray, protagonista inexcedível de um humor “existencialista”, cansado e em “slow burn”.
 
27/01/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
What’s Up Doc?
Que se Passa, Doutor?
de Peter Bogdanovich
com Ryan O’Neal, Barbra Streisand, Madeline Kahn, Kenneth Mars, Austin Pendleton
Estados Unidos, 1972 - 96 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A screwball comedy de Howard Hawks está na origem de WHAT’S UP DOC?, cujas referências diretas Bogdanovich identificou como BRINGING UP BABY e BALL OF FIRE. O ambiente é São Francisco. A intriga centra-se em quatro malas de viagem e nos seus respetivos proprietários, dando azo a toda a espécie de equívocos. O par romântico é formado por Barbra Streisand e Ryan O’Neal, este último vindo de LOVE STORY, tear-jerker de grande sucesso do ano inicial da década de 1970. WHAT’S UP DOC? brinca com isso e põe o seu protagonista a repetir uma frase famosa do filme anterior: “Love means never having to say you’re sorry.”
 
27/01/2020, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
Bananas
Bananas
de Woody Allen
com Woody Allen, Louise Lasser, Carlos Montalban
Estados Unidos, 1971 - 82 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Terceira longa-metragem de Woody Allen (contando com o especialíssimo caso de WHAT’S UP TIGER LILY?), BANANAS lembra que o cineasta nova-iorquino estava, na raiz, bem próximo do burlesco e da comédia física. Ainda hoje é um dos seus filmes mais divertidos e desopilantes, com o seu retrato de um país latino-americano genérico em constantes convulsões políticas, tomado como pano de fundo para uma comédia conjugal – que já tinha alguns reflexos autobiográficos: Allen e a protagonista feminina, Louise Lasser, foram casados durante a segunda metade da década de 1960 e tinham acabado de se divorciar.