12/12/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Do Fundo do Coração

em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia
One From the Heart
Do Fundo do Coração
de Francis Ford Coppola
com Frederic Forrest, Teri Garr, Raul Julia, Nastassja Kinski
Estados Unidos, 1982 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Com esta feérie romântica, Coppola propôs-se reinventar o musical numa Las Vegas de estúdio e com grandes inovações técnicas. Aqui tentou fazer nascer a sua companhia, a Zoetrope, e aqui se afundou economicamente o realizador, mesmo que o filme tenha ficado como uma das obras mais decisivas dos anos 1980. ONE FROM THE HEART é também um filme indissociável da melancolia da banda musical de Tom Waits, e do tilintar da moeda caída ao chão que se ouve numa das canções. A apresentar em cópia digital.
 
12/12/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
As Variações de Hong Sang-Soo
Saenghwalui Balgyeon
“Recordando a Porta Giratória”
de Hong Sang-soo
com Choo Sang-mi, Ye Ji-won, Ahn Kil-kang, George Georgiou, Kim Choo-wol
República da Coreia, 2002 - 115 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Em sete capítulos numerados, de duração irregular e alinhamento cortado, mas na rota da linearidade narrativa, ON THE OCCASION OF REMEMBERING THE TURNING GATE – título internacional pelo qual é comumente conhecido o filme que em coreano se intitulará “Descobertas da Vida” – é o primeiro filme em que Hong Sang-soo se concentra preferencialmente num protagonista masculino: um ator de teatro desgostado com uma experiência no cinema segue de Seul para a região de Kangwon onde visita um templo budista chamado “porta giratória”, cuja lenda reza ter sido outrora sítio em que uma princesa se desembaraçou de um amante plebeu reincarnado em serpente, deixando-o à mercê de uma tempestade. A imagem da frustração adequa-se ao protagonista, que em encontros sucessivos com duas mulheres expõe uma narcísica incompetência emocional cuja perspetiva humana alia o patético e o cómico. A representação de cenas sexuais que participa dos filmes de Hong Sang-soo até “CONTO DE CINEMA” (2005) é particularmente explícita, favorecendo o retrato angustiado e inepto da personagem principal. Foi o primeiro filme em que as cenas foram escritas e entregues à equipa e atores a cada dia de rodagem, um método prosseguido por Hong Sang-soo desde então. Primeira exibição na Cinemateca.
 
12/12/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver
Five Came Back
Voltaram Cinco
de John Farrow
com Chester Morris, Lucille Ball, Wendy Barrie, John Carradine, Allen Jenkins, Joseph Calleia
Estados Unidos, 1939 - 75 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Algures na América do Sul, um acidente de avião deixa doze pessoas entregues à sua sorte em plena selva. A ameaça das intempéries e a proximidade de uma população nativa de canibais atiçam a tensão no seio do grupo, que se vai deixando devorar pelo desespero. Na aeronave consertada, só cinco passageiros poderão alimentar a esperança de regressar sãos e salvos. Exemplo muito popular no seu tempo do chamado Disaster Genre, este filme minimal, de baixo orçamento, com argumento coassinado por Dalton Trumbo, serviu de inspiração ao grande clássico com James Stewart THE FLIGHT OF THE PHOENIX e foi refeito em 1956 de novo pela mão de John Farrow.
 
12/12/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Variações de Hong Sang-Soo
Jal Al-Ji-Do Mot-Ha-Myein-Seo
“Como se Soubesses Tudo”
de Hong Sang-soo
com Kim Tae-woo, Uhm Ji-won, Go Hyung-Jung, Kong Hyeong-jin
República da Coreia, 2009 - 126 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
À nona longa-metragem, Hong Sang-soo mantém o eixo da composição binária, mas também uma arquitetura de recorrências, o protagonismo de uma personagem masculina de profissão artística (de novo um cineasta) e o arranque narrativo em coincidência com a chegada de uma personagem algures. Desta feita, um realizador faz-se viajante em duas incursões muito semelhantes: na viagem a Jecheon, é jurado de um festival local de cinema; na ida a Jeju é conferencista convidado numa universidade; em ambas as ocasiões, encontra e reencontra novos e velhos amigos, participa em noitadas, confronta o presente quotidiano com as intromissões da memória ou da fantasia. O cómico de algumas cenas convive com a complexidade subterrânea do mundo visível e invisível das personagens. LIKE YOU KNOW IT ALL, reza o título internacional. Apresentado pela primeira vez na Cinemateca em 2011. Em cópia digital.