09/12/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver
The Keep
O Guardador do Mal
de Michael Mann
com Scott Glenn, Alberta Watson, Jürgen Prochnow, Robert Prosky, Gabriel Byrne, Ian McKellen
Reino Unido, Estados Unidos, 1983 - 96 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Com uma banda sonora etérea de Tangerine Dream, que ficou mais famosa do que o filme propriamente dito, THE KEEP é um atmosférico thriller paranormal adaptado de um romance de F. Paul Wilson que é ambientado na Roménia sob ocupação nazi. Uma força demoníaca de origem incerta ataca um grupo de soldados do Terceiro Reich. O ambiente de pesadelo desafiará a lógica narrativa, o que em parte explica a incompreensão que gerou no boxoffice e junto da maioria da crítica. No entanto, THE KEEP tem todos os condimentos do típico filme de culto, desde logo, foi um “elefante branco” realizado durante um período de graça na carreira de Michael Mann: surge na sua filmografia depois do magnífico THIEF e antes da série por si produzida que lhe traria fama global, “Miami Vice”.
 
09/12/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
As Variações de Hong Sang-Soo
Kangwon-do Ui Him
“O Poder da Província de Kangwon”
de Hong Sang-soo
com Baek Jong-hak, Chun Jaehyun, Kim Yoosuk, Oh Yun-hong, Park Hyunyoung
República da Coreia, 1998 - 110 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/16
A história de dois grupos de viajantes que se deslocam à província montanhosa e costeira de Kangwon (de fronteira entre as duas Coreias), numa peregrinação mais interior que geográfica. Os protagonistas de THE POWER OF KANGWON PROVINCE (título internacional do filme) são um homem e uma mulher cuja separação recente leva a uns dias de pausa na região turística que Hong Sang-soo filma como um espaço de desolação à medida do estado interior das personagens, que procuram o mesmo destino de “evasão” sem o saberem e sem se cruzarem pessoalmente. A experiência do par desfeito é peculiarmente construída em dois andamentos individuais, num paralelismo que revela desfasamentos, e numa montagem seca, despojada de sentimentalismo. Uma obra poderosa, apresentada pela primeira vez na Cinemateca em 2006 como um título de culto do novo cinema coreano.
 
09/12/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Variações de Hong Sang-Soo
Yeojaneun Namjaui Miraeda
“A Mulher É o Futuro do Homem”
de Hong Sang-soo
com Yu Ji-tae, Kim Tae-woo, Kim Ho-jung, Bae Yun-beom, Eom Su-Jeong
República da Coreia, 2004 - 88 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/14
A história põe em cena dois amigos de um realizador recém-chegado sem proveito dos EUA e um professor de arte, que no passado, em momentos consecutivos, tiveram um relacionamento com a mesma mulher, pintora, que decidem visitar em conjunto depois de um reencontro regado com o teor alcoólico do soju e aberto a flashbacks elucidativos. O movimento entre o passado e o presente corresponde ao momento vivido pelo trio, cujos desgostos e modos de encarar a vida vão sendo expostos sem picos melodramáticos. É um filme em que Hong Sang-soo leva longe o recurso ao plano-sequência, e favorece os movimentos horizontais no interior dos planos, invernais e nevados. O título – na versão internacional, Woman Is the Future of Man, vem de um poema de Louis Aragon, cujo “sentimento de estranheza e confusão” agradou ao realizador. “Há dois processos nos meus filmes: um processo de negação que não se transforma num sistema, e a expressão do conflito entre estar emocionalmente abalado e a busca impossível da verdade.” Primeira exibição na Cinemateca, em cópia digital.
 
09/12/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Do Fundo do Coração

em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia
One From the Heart
Do Fundo do Coração
de Francis Ford Coppola
com Frederic Forrest, Teri Garr, Raul Julia, Nastassja Kinski
Estados Unidos, 1982 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão com apresentação
Com esta feérie romântica, Coppola propôs-se reinventar o musical numa Las Vegas de estúdio e com grandes inovações técnicas. Aqui tentou fazer nascer a sua companhia, a Zoetrope, e aqui se afundou economicamente o realizador, mesmo que o filme tenha ficado como uma das obras mais decisivas dos anos 1980. ONE FROM THE HEART é também um filme indissociável da melancolia da banda musical de Tom Waits, e do tilintar da moeda caída ao chão que se ouve numa das canções. A apresentar em cópia digital.