CICLO
Cinemateca Júnior


Novembro na Júnior será o mês de três mulheres e um gato, mais precisamente três raparigas voluntariosas, criativas e sonhadoras, como a Alice, a Wadjda e a Zazie, e um gato icónico da história do cinema. Será que adivinham de que gato estamos a falar? 
Abrimos o mês à conversa com o realizador Joaquim Sapinho sobre o filme ALICE IN WONDERLAND, que estreou em Portugal com o título ALICE NO PAÍS DAS FADAS, porque terá sido esta Alice, “filha” de Lewis Carroll e dos estúdios da Disney, a alimentar a fantasia desvairada de muitas infâncias desde os anos cinquenta, incluindo a do próprio realizador. Voltamos à Alice no último sábado de novembro, desta vez a ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS de carne e osso de Tim Burton. No dia 9 vamos ver O SONHO DE WADJDA, a primeira longa-metragem da primeira realizadora saudita, Haifaa al-Mansour. Wadjda tem um sonho muito simples – ter uma bicicleta e andar nela –, mas na Arábia Saudita esse sonho simples não é para mulheres..., mas talvez seja para Wadjda. Já Zazie, a miúda explosiva do filme de Louis Malle, ZAZIE NO METRO, instala o caos à sua volta só para andar de metro, fazendo jus ao seu criador, o poeta do absurdo Raymond Queneau. Apresentadas as três mulheres, vamos ao gato. Trata-se do maravilhoso, fantástico e inolvidável Gato Félix que nos visita na sua encarnação mais primitiva, mudo e a preto e branco, ao som do piano de Charlie Mancini. Esta viagem ao cinema animado da era do mudo, fazemo-la em parceria com o “Salão Piolho”, iniciativa da Fundação INATEL que, na sua 4ª edição realiza este ano em Lisboa, de 21 a 24 de novembro, uma série de cine-concertos. No final do mês, a artista plástica japonesa Beniko Tanaka convida os mais novos a fazer um mini teatro de silhuetas, ao som do tambor Taiko, a partir de um conto japonês. Esta oficina conta com o apoio do projeto educativo Little Shadow, do festival InShadow, parceria que se prolongará em dezembro.
 
02/11/2019, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Alice in Wonderland
Alice no País das Fadas
de Clyde Geronimi, Hamilton Luske, Wilfred Jackson
Estados Unidos, 1951 - 74 min
09/11/2019, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Wadjda
O Sonho de Wadjda
de Haifaa al-Mansour
Alemanha, Arabia Saudita, 2012 - 98 min
16/11/2019, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Zazie dans le Metro
Zazie no Metro
de Louis Malle
França, Itália, 1960 - 89 min
23/11/2019, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Sessão Gato Félix
de Otto Messmer, Pat Sullivan
duração aproximada do programa: 50 min
 
30/11/2019, 11h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

O Tambor do Monstro Oni
 
02/11/2019, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Alice in Wonderland
Alice no País das Fadas
de Clyde Geronimi, Hamilton Luske, Wilfred Jackson
Estados Unidos, 1951 - 74 min
dobrado em português do Brasil | M/6
apresentado e seguido de conversa com Joaquim Sapinho
Numa tarde de sol, Alice segue um coelho branco que desaparece furtivamente numa toca ali perto. Alice vai atrás dele e cai no buraco – entra na folia, no mundo do País das Maravilhas! Canções memoráveis acompanham a viagem de Alice, que culmina num encontro com a doidivanas Rainha de Copas – e o seu exército de cartas de jogar. Filme referência da infância do realizador Joaquim Sapinho, apresentado e seguido de conversa com o realizador.
 
09/11/2019, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Wadjda
O Sonho de Wadjda
de Haifaa al-Mansour
com Waad Mohammed, Reem Abdullah, Abdullrahman Al Gohani
Alemanha, Arabia Saudita, 2012 - 98 min
legendado em português | M/12
Wadja é uma rapariga saudita, independente, determinada e cheia de sonhos. Um deles, aparentemente simples, é o de ter uma bicicleta. Para conseguir o dinheiro necessário, participa numa campeonato de recitação do Corão, mas o dinheiro não será o maior dos seus problemas. Terá de enfrentar a resistência da família e os constrangimentos sociais que pesam sobre as mulheres no seu país. Um filme no feminino, íntimo e por vezes duro, em que uma vulgar bicicleta se torna um símbolo de liberdade numa sociedade patriarcal como a da Arábia Saudita. A apresentar em cópia digital.
 
16/11/2019, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Zazie dans le Metro
Zazie no Metro
de Louis Malle
com Catherine Demongeot, Philippe Noiret, Hubert Deschamps, Carla Marlier, Annie Fratellini, Jacques Dufilho
França, Itália, 1960 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptação do conhecido romance homónimo de Raymond Queneau, poeta do absurdo. Zazie é uma garota que a mãe envia de visita ao tio que vive em Paris, acabando por fugir para ir ver o que mais lhe interessa, o Metro. Mas a descoberta é pontuada pelos mais estranhos, insólitos e divertidos (e mesmo ameaçadores!) encontros. A apresentar em cópia digital.
 
23/11/2019, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Sessão Gato Félix
de Otto Messmer, Pat Sullivan
duração aproximada do programa: 50 min
mudos, com intertítulos em inglês, legendados eletronicamente em português | M/4
com acompanhamento ao piano por Charlie Mancini

Entrada gratuita para sócios do Inatel
O Gato Félix foi a primeira estrela do cinema animado. Criado em 1919 por Otto Messmer e Pat Sullivan, reina quase a solo no cinema mudo de animação dos Estados Unidos, mas quando começa a falar perde terreno para estrelas emergentes como o Rato Mickey, a ponto de desaparecer das telas. Na década de cinquenta, pela mão de Joe Oriolo, ganha uma nova vida na televisão, mas essa é já uma outra história. Nesta sessão, vamos rever o Gato Félix no auge da sua glória, a era do mudo, muito bem acompanhado ao piano por Charlie Mancini. A apresentar em cópia digital. Sessão organizada em parceria com a Fundação INATEL, no âmbito da iniciativa “Salão Piolho”.

FELIX IN FAIRYLAND | “Félix no País das Fadas” (1923)
Félix salva uma pequena mosca que se revela afinal uma fada. Como recompensa ela concede a Félix um desejo: visitar o maravilhoso país das fadas.
Com acompanhamento ao piano por Charlie Mancini
FELIX IN HOLLYWOOD | “Félix em Hollywood” (1923)
 Depois de muitas tropelias, Félix consegue finalmente chegar a Hollywood, a capital do cinema. Enquanto procura trabalho como actor conhece Chaplin, Turpin, Fairbanks e as maiores estrelas do cinema da época – o mudo, claro!
FELIX WINS OUT | “Félix Vence” (1923)
O circo chega à cidade e Félix consegue juntar-se ao espectáculo. Ao tentar ajudar dois apaixonados acaba despedido e vai recorrer a meios drásticos para poder voltar…
FELIX GETS THE CAN | “Félix na Lata” (1924)
Não querendo voltar de mãos vazias da pesca, Félix decidiu dar um pulo ao Alasca, onde o salmão é abundante.
FELIX THE CAT DINES AND PINES (1927)
O Félix, esfomeado, recorre a todas as artimanhas para compor o jantar, por vezes com sucesso outras vezes sem ele. O resultado é uma indigestão que lhe causa um fantástico pesadelo…
FELIX THE CAT IN ASTRONOMEOWS | “O Gato Felix em Astronomiaus” (1928)
Félix explora nossa galáxia. Depois de Vénus, Marte está à vista. Félix e os seus amigos gatos decidem instalar-se aí.
FELIX THE CAT IN THE OILY BIRD (1928)
Quando uma galinha decide tornar-se um ladrão e incriminar outro, para Félix começam os problemas.
 
30/11/2019, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
O Tambor do Monstro Oni
Oficina de Teatro de Sombras
conceção e orientação: Beniko Tanaka

para crianças dos 6 aos 10 anos

duração: 2 horas | preço: 2,65€ por criança

Partindo de um conto japonês, faremos um mini teatro de silhuetas com as personagens do monstro Oní e o Deus da Montanha. Vamos descobrir um ritmo nipónico e sentir nos nossos corpos o som do tambor Taiko, que nos transporta ao mundo espiritual da mitologia japonesa!

Marcação prévia até 26 de novembro para cinemateca.junior@cinemateca.pt. Sessão organizada em parceria com o Little Shadow, no âmbito do festival InShadow