CICLO
Double Bill


Este mês teremos quatro sessões “Double Bill” distintas. Na primeira iremos ver O DIREITO DO MAIS FORTE À LIBERDADE, de Fassbinder, e EASY LIVING, de Mitchel Leisen. Dois filmes que, embora em géneros e épocas tão diferentes, falam da questão da insolúvel reconciliação de classes a que os seus personagens, presos à realidade do amor, estarão sempre condenados. Na segunda sessão do mês estaremos com PATERSON, de Jim Jarmusch, e FIM DE VERÃO, de Ozu, títulos de enorme sensibilidade, poesia e delicadeza humana em torno de personagens em perfeita harmonia com os espaços urbanos, como quem habita a brandura de um jardim. CHARULATA (Satyajit Ray) e ANGEL (Lubitsch) formarão a terceira dupla do mês. Um drama, uma comédia; duas abordagens tão diferentes do eterno tema da solidão da mulher a quem o marido não dá o merecido valor e que acaba por se apaixonar outro homem. Duas interpretações diversas de uma mesma história fecham as duplas de novembro. IMITATION OF LIFE foi título original comum a ambos os filmes. A versão de John M. Stahl, de 1934, chamou-se em Portugal, ESPELHO DA VIDA, mas a versão de Douglas Sirk, 25 anos depois, manteve-se fiel ao original e o título português foi IMITAÇÃO DA VIDA. Dois filmes cujo enredo gira em torno de questões familiares, questões de identidade e questões raciais.
 
02/11/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Faustrecht der Freiheitd | Easy Living
duração total da projeção: 210 min | M/16
 
09/11/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Paterson | Kohayagawa-ke no Aki
duração total da projeção: 216 min | M/12
 
23/11/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Charulata | Angel
duração total da projeção: 211 min | M/12
30/11/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Imitation of Life | Imitation of Life
duração total da projeção: 210 min | M/12
02/11/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Faustrecht der Freiheitd | Easy Living
duração total da projeção: 210 min | M/16
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
FAUSTRECHT DER FREIHEIT
O Direito do Mais Forte à Liberdade
de Rainer W. Fassbinder
com Rainer W. Fassbinder, Peter Chatel, Ulla Jacobsen, Karlheinz Böhm
Alemanha, 1974 – 122 min / legendado em português
EASY LIVING
Uma Pequena Feliz
de Mitchel Leisen
com Jean Arthur, Ray Milland, Edward Arnold
Estados Unidos, 1937 – 88 min / legendado em português

Um dos mais célebres filmes de Fassbinder, feito após à sua descoberta do cinema de Douglas Sirk, cujo universo cinematográfico transpõe de modo muito particular. O tema do filme é a manipulação dos sentimentos e o conflito de classes: um proletário (desempenhado pelo próprio Fassbinder), que ganha na lotaria, torna-se amante de um burguês cujos negócios não correm bem. O filme começa como um sonho e acaba em pesadelo: depois de explorado até ao último tostão, o proletário é abandonado, num desenlace nada feliz. EASY LIVING é uma brilhante e hilariante screwball comedy, com argumento de Preston Sturges, a partir de uma história original de Vera Caspary. Jean Arthur é a “pequena feliz” do infeliz título português. Uma rapariga que vê a sorte mudar quando um casaco de peles lhe cai em cima no meio da rua! É no princípio do filme. As peripécias sucedem-se depois, igualmente inesperadas e mirabolantes, com todo o tipo de quiproquós.
 
09/11/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Paterson | Kohayagawa-ke no Aki
duração total da projeção: 216 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
PATERSON
Paterson
de Jim Jarmusch
com Adam Driver, Golshifteh Farahani, Rizwan Manji, Nellie (o cão)
Estados Unidos, 2016 – 118 min / legendado em português
KOHAYAGAWA-KE NO AKI
“Fim de Verão” / “O Outono da Família Kohayagawa”
de Yasujiro Ozu
com Ganjiro Nakamura, Setsuko Hara, Yoko Tsukasa, Chieko Naniwa
Japão, 1961 – 98 min / legendado em francês e eletronicamente em português

PATERSON regista discretamente os sucessos e derrotas da vida quotidiana, tornando a poesia evidente nos seus mínimos detalhes. Paterson, um motorista de autocarro na cidade de Paterson, Nova Jersey, observa a cidade pelo pára-brisas, repete sempre o mesmo caminho entre casa e trabalho, passeia sistematicamente o cão à noite,... Na cadência pausada dos seus dias, Paterson vai anotando num caderninho os poemas que lhe ocorrem a cada momento. Por outro lado, no mundo da sua mulher, novos sonhos surgem diariamente. O título do filme de Ozu, o penúltimo do mestre japonês, significa literalmente “O Outono da Família Kohayagawa”, mas é normalmente conhecido pela tradução literal do título comercial francês: “Fim de Verão”. Como de costume, nesta fase final, Ozu tece variações sobre um tema único: a família japonesa e a sua dissolução, neste caso um pequeno industrial de Osaka, que encontra uma antiga amante em cuja casa vem a morrer. Realizado com o absoluto rigor formal que caracteriza o cinema de Ozu na maturidade (planos fixos, câmara baixa) e em esplêndidas cores, KOHAYAGAWA-KE NO AKI é um filme sobre o adeus à vida. Mas um adeus alegre e despreocupado.
 
23/11/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Charulata | Angel
duração total da projeção: 211 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
CHARULATA
Charulata
de Satyajit Ray
com Sumitra Chaterjee, Madhabi Mukerjee, Sailen Mukerjee
Índia, 1964 – 120 min / legendado em português
ANGEL
O Anjo
de Ernst Lubitsch
com Marlene Dietrich, Herbert Marshall, Melvyn Douglas, Edward Everett Horton
Estados Unidos, 1937 – 91 min / legendado em português | M/12

Baseado num romance de Rabindranath Tagore (a história de um jornalista e da sua mulher, que hospedam um amigo, que terá uma relação platónica com a mulher), CHARULATA marca o apogeu de uma fase da obra de Ray, com requintada fotografia a preto e branco, belíssima música, o seu ator preferido (Sumitra Chaterjee) e um grande retrato de mulher, a personagem titular. Uma obra-prima, perfeita na forma, intensa e contida nos sentimentos das personagens. Depois de DESIRE, assinado por Borzage, produzido e supervisionado por Lubitsch, este volta à realização (é produtor-realizador da Paramount), e reincide em Marlene Dietrich que, em ANGEL, põe na pele de uma mulher casada a quem reaparece o homem duma ocasional noite em Paris, filmando a sua história num prodigioso testemunho das possibilidades dramáticas do seu inconfundível estilo. Há quem nele veja o primeiro dos filmes da depuração da última fase da obra de Lubitsch. É um filme quase abstrato, é quase música de câmara.
 
30/11/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Imitation of Life | Imitation of Life
duração total da projeção: 210 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
IMITATION OF LIFE
Espelho da Vida
de John M. Stahl
com Claudette Colbert, Louise Beavers, Warren Williams, Ned Sparks
Estados Unidos, 1934 – 85 min / legendado eletronicamente em português
IMITATION OF LIFE
Imitação da Vida
de Douglas Sirk
com Lana Turner, John Gavin, Sandra Dee, Robert Alda, Juanita Moore, Mahalia Jackson, Susan Kohner
Estados Unidos, 1959 – 125 min / legendado em português | M/12

A versão original do romance melodramático de Fannie Hurst privilegia o sentimentalismo em vez do delírio visual que caracterizou o remake que Douglas Sirk fez quinze anos mais tarde com a mesma história: duas mulheres que se lançam numa empresa comercial como forma de ganhar a vida enriquecem mas veem a sua amizade soçobrar. Realização e argumento (de Preston Sturges) notáveis. IMITAÇÃO DA VIDA, o melodrama absoluto de Douglas Sirk (seu último filme em Hollywood) é o filme de todos os espelhos: duas mulheres, uma branca e uma negra, uma que enriquece, a outra que continua pobre, e as suas duas filhas (a filha da negra passa por branca). À exceção da negra todos imitam a vida e perseguem uma falsa felicidade, simbolizada nos diamantes que caem em catadupa no genérico.