14/11/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Sine, Cinema das Filipinas | Nos Cem Anos do Cinema Filipino

em colaboração com a Embaixada das Filipinas em Portugal e com o Film Development Council of the Philippines
Genghis Khan
de Lou Salvador (assinado por Manuel Conde)
com Manuel Conde, Elvira Reyes, Inday Jalandoni
Filipinas, 1950 - 77 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A Primeira Idade de Ouro
Embora, nos anos 40 e 50, o melodrama fosse o género preferido do público popular filipino, a indústria do país abordava diversos géneros. Os swashbucklers (filmes de espadachins) também eram popularíssimos e Manuel Conde era considerado o “rei” do género. GENGHIS KHAN é um marco na história do cinema filipino e o primeiro filme do país a ter tido projeção internacional, tendo sido apresentado no Festival de Veneza e distribuído internacionalmente pela United Artists, com o acréscimo do comentário em inglês da autoria de James Agee. É esta versão que veremos. Na verdade, Manuel Conde interpretou o papel-titular e o filme foi realizado por Lou Salvador, como provam documentos da época. De um estilo semelhante ao dos epics americanos do período, o filme leva o seu herói de aventura em aventura e foi bastante elogiado ao ser estreado na Europa: “O filme é interessantíssimo e muito empolgante, como na grande cena de luta. Toda a ação se situa num plano grandioso e heróico e as cenas de batalha são encenadas quase como se fossem bailados” (Monthly Film Bulletin). O filme foi objeto de um restauro em 2012 e será apresentado em cópia digital. Primeira exibição na Cinemateca.
 
14/11/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
In Memoriam Albert Finney
Night Must Fall
Ao Cair da Noite
de Karel Reisz
com Albert Finney, Susan Hampshire, Mona Washbourne, Sheila Hancock
Reino Unido, 1964 - 93 min
legendado em português | M/12
Albert Finney é o assassino psicopata de NIGHT MUST FALL, a obra que Reisz realiza depois do seu mais conhecido SATURDAY NIGHT AND SUNDAY MORNING. Baseando-se numa peça de Emlyn Williams, Reisz faz aqui um remake de um outro filme, realizado em 1937 por Richard Thorpe, então protagonizado por Robert Montgomery e por Rosalind Russell.
 
14/11/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Albert Finney
Saturday Night and Sunday Morning
Sábado à Noite, Domingo de Manhã
de Karel Reisz
com Albert Finney, Shirley Ann Field, Rachel Roberts, Hylda Baker, Colin Blakely
Reino Unido, 1960 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Filme charneira do novo cinema inglês. Longa-metragem seminal da geração dos “angry young men”, SATURDAY NIGHT AND SUNDAY MORNING é a incorporação, pela ficção, de uma tradição britânica do cinema “realista”. Politizado e com fortes preocupações sociais. Primeiro grande papel no cinema de Albert Finney.
 
14/11/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
7 Livros / 7 Filmes

em colaboração com a APE – Associação Portuguesa de Escritores
Sweet Bird of Youth
Corações na Penumbra
de Richard Brooks
com Paul Newman, Geraldine Page, Shirley Knight, Ed Beagley, Rip Torn, Mildred Dunnock
Estados Unidos, 1962 - 120 min
legendado em português | M /12
sessão apresentada por Carlos Avilez e Luís Machado
Adaptação de uma peça de Tennessee Williams, onde Geraldine Page tem uma das suas mais dramáticas interpretações no papel de uma estrela de Hollywood em decadência que procura “reencontrar” a juventude através do corpo de um jovem Paul Newman, seu gigolo desencantado. “Anti-herói”, num dos papéis da sua vida, raras vezes Paul Newman terá sido mais desejável do que em SWEET BIRD OF YOUTH. Geraldine Page foi nomeada para um Óscar pelo seu papel no filme.