15/11/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Albert Finney
Big Fish
O Grande Peixe
de Tim Burton
com Ewan McGregor, Albert Finney, Billy Crudup, Jessica Lange, Helena Bonham Carter
Estados Unidos, 2003 - 125 min
legendado em português | M/12
Um jovem (Billy Crudup) procura conhecer e compreender melhor o pai (Albert Finney) que está a morrer, e que era admirado e amado por todos como um efabulador maravilhoso, inventando, a partir da realidade, as mais estranhas histórias. Mas onde começa a fantasia e acaba o mundo real? Um filme sobre as fronteiras da fantasia, sobre o poder da fábula e sobre o próprio realizador.
 
15/11/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Sine, Cinema das Filipinas | Nos Cem Anos do Cinema Filipino

em colaboração com a Embaixada das Filipinas em Portugal e com o Film Development Council of the Philippines
Noli Me Tangere
“Não me Toques”
de Gerardo de León
com Eddie del Mar, Edita Vital, Johnny Monteiro
Filipinas, 1961 - 180 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A Primeira Idade de Ouro
Gerardo (ou Gerry) de León (1913-81) é considerado um dos mestres do cinema filipino e Charles Tesson define-o como “uma das grandes figuras do cinema mundial. Uma coisa é certa: é impossível ver um dos seus filmes sem falarmos imediatamente do prazer de ver cinema, do puro encanto da mise en scène”. Gerardo de León começou a sua carreira como ator e estreou-se como realizador com uma zarzuela, chegando a um total de oitenta longas-metragens. NOLI ME TANGERE, considerado um dos seus filmes mais importantes, adapta um romance de um herói nacional filipino de fins do século XIX, José Rizal, executado pelas autoridades espanholas devido ao seu combate anticolonialista. O livro, de leitura obrigatória nas escolas, é uma crítica às autoridades coloniais e à Igreja Católica e foi adaptado pela primeira vez ao cinema em 1915. Para transpor a complexa trama do romance, Gerardo de León lança mão dos seus vastos recursos de cineasta, com um resultado impressionante. A apresentar em cópia digital. Primeira exibição na Cinemateca.
 
15/11/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver
Rhapsody
Rapsódia
de Charles Vidor
com Elizabeth Taylor, Vittorio Gassman, John Ericson, Louis Calhern
Estados Unidos, 1954 - 115 min
legendados em português | M/12
Um papel característico para Liz Taylor: a menina bem, rica e caprichosa, desfazendo corações mas acabando por se envolver romanticamente até ao sacrifício. Os homens da “sua vida” neste melodrama pouco inventivo de Charles Vidor são Vittorio Gassman, um violinista que se liberta do seu domínio rumo ao sucesso, e John Ericson, um pianista que precisa dele para alcançar o triunfo. Música de Rachmaninoff e Tchaikowski. Claudio Arrau e Michael Rabin dobraram Gassman e Ericson.
 
15/11/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Sine, Cinema das Filipinas | Nos Cem Anos do Cinema Filipino

em colaboração com a Embaixada das Filipinas em Portugal e com o Film Development Council of the Philippines
Insiang
Insiang, o Lírio de Manila
de Lino Brocka
com Hilda Koronel, Mona Lisa, Rez Cortez
Filipinas, 1976 - 95 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A Segunda Idade de Ouro
Único filme de Lino Brocka com distribuição comercial em Portugal, INSIANG, O LÍRIO DE MANILA ilustra a mesma vertente da obra de Brocka que JAGUAR ou MANILA. O filme é situado num bairro de lata, numa barraca na qual coabitam uma mulher, a sua filha e o novo namorado da primeira, numa situação cada vez mais insuportável para a filha, vítima de abusos verbais e sexuais. A jovem acabará por recusar os códigos sociais que a sufocam. O filme enriquece a veia “realista” do realizador com um sentido subjacente da fantasmagoria individual. Como observou Philippe-Alexandre Saulnier, “INSIANG tem as proporções características de uma obra clássica: conjugação geométrica de um tempo (absurdo), de um lugar (fechado) e da ação e o filme consiste na afirmação de uma identidade e na interpenetração destas três unidades. INSIANG é um filme sobre a identidade de um ser e de um mundo que sufoca esta identidade”. A apresentar em cópia digital, em primeira exibição na Cinemateca.