21/11/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Albert Finney
Alpha Beta
de Anthony Page
com Albert Finney, Rachel Roberts
Reino Unido, 1974 - 66 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um homem e uma mulher destilam veneno enquanto o seu casamento parece encaminhar-se fatalmente para o fim, qual versão da classe média inglesa de WHO’S AFRAID OF VIRGINIA WOOLF. A peça de E. A. Whitehead foi adaptada pelo próprio ao cinema, juntando dois dos atores mais emblemáticos do drama realista inglês: Albert Finney e Rachel Roberts, reencontrados depois do seminal SATURDAY NIGHT AND SUNDAY MORNING de Karel Reisz. Primeira exibição na Cinemateca.
 
21/11/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Sine, Cinema das Filipinas | Nos Cem Anos do Cinema Filipino

em colaboração com a Embaixada das Filipinas em Portugal e com o Film Development Council of the Philippines
Maynila Sa Mga Kuko Ng Liwanag/Manila
“Manila nas Garras da Luz”
de Lino Brocka
com Hilda Koronel, Bembel Roco, Lou Salvador Jr.
Filipinas, 1975 - 123 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A Segunda Idade de Ouro
Lino Brocka (1940-91) foi uma das grandes descobertas da crítica europeia na passagem dos anos 70 para os 80. Trabalhando num sistema industrial (MAYNILA é o décimo-segundo dos sessenta e cinco filmes que realizou), Brocka faz um cinema popular, em todos os sentidos do termo: destinado às plateias populares e situado nos meios populares, como nos bairros de lata de Manila, de onde são originários muitos dos seus atores, que não têm nenhuma formação escolar e são provenientes de um grupo teatral criado pelo realizador. MANILA (o título original traduz-se por “Manila, nas Garras das Luzes de Néon”) foi o filme que tornou internacionalmente conhecido o nome de Brocka. O filme retrata o cruel percurso de um rapaz que vem da província para Manila atrás da sua amada e vê-se diante da terrível luta que é a sobrevivência na metrópole. A apresentar em cópia digital.
 
21/11/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Lux Film Days

em colaboração com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal
El Reino
de Rodrigo Sorogoyen
com Antonio de la Torre, Mónica López, Josep Maria Pou, Bárbara Lennie
Espanha, França, 2018 - 132 min
legendado em português | M/12
Thriller sobre os pantanosos meandros da vida partidária. Um influente político aspira a mais altos voos, mas, em véspera de eleições, anos de más práticas ameaçam vir ao de cima e comprometer toda uma carreira. A mensagem pungente – “está atento aos teus inimigos, mas acima de tudo aos teus colegas de partido” – tem um alcance que vai muito além do caso particular. Realização estilizada do espanhol Rodrigo Sorogoyen sob influência de David Fincher. Primeira exibição na Cinemateca.
 
21/11/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Albert Finney
The Victors
Os Vitoriosos
de Carl Foreman
com Vince Edwards, Albert Finney, George Hamilton, Melina Marcouri, Jeanne Moureau, George Peppard, Romy Schneider, Eli Wallach, Peter Fonda
Reino Unido, Estados Unidos, 1963 - 175 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Conhecido pelo seu trabalho como argumentista em HIGH NOON, Carl Foreman reuniu um explosivo elenco internacional para produzir a adaptação ao grande ecrã de um romance autobiográfico de Alexander Baron sobre a sua experiência na frente de batalha durante a Segunda Guerra Mundial. O resultado foi um épico de guerra, eivado de um olhar satírico e de crítica antibelicista, sobre as vidas de vários soldados da infantaria americana, desde o seu desembarque na Sicília até à tomada de Berlim. Primeira exibição na Cinemateca.