09/10/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ida Lupino – Uma Mulher em Terreno Perigoso
The Sea Wolf
O Lobo do Mar
de Michael Curtiz
com Edward G. Robinson, Ida Lupino, John Garfield, Alexander Knox, Barry Fitzgerald
Estados Unidos, 1941 - 90 min
legendado em português | M/12
Adaptação do clássico de Jack London a partir de um argumento de Robert Rossen, THE SEA WOLF contém uma das mais poderosas interpretações de Robinson na figura de Wolf Larsen, que comanda uma escuna e se destaca pela brutalidade e arrogância. Essa escuna recolhe dois náufragos, uma fugitiva e um escritor e a sua presença irá revelar o que de mais complexo esconde a figura do "lobo do mar". No elenco de grandes atores que marca o filme, Ida Lupino interpreta a personagem feminina principal numa das suas composições memoráveis.
 
09/10/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
20ª Festa do Cinema Francês: Jean-Louis Trintignant | Agnès Varda | 20 Anos de Festa

em colaboração com o Institut Français du Portugal
Trois Couleurs: Rouge
Três Cores: Vermelho
de Krzysztof Kieślowski
com Irène Jacob, Jean-Louis Trintignant, Frédérique Feder, Jean-Pierre Lorit
Suíça, França, Polónia, 1994 - 97 min
legendado em português | M/12
Jean-Louis Trintignant
Há uma carga testamentária neste ROUGE que se pode verificar em duas dimensões simultâneas: foi a última longa-metragem para cinema rodada pelo mestre do cinema polaco e francês, Krzysztof Kieślowski; foi também o derradeiro ponto de convergência (e resolução?) da famosa “Trilogia das Cores”, que se baseou conceptualmente nas três cores da bandeira francesa e no lema da Revolução Francesa, ou seja, liberdade (BLEU), igualdade (BLANC) e fraternidade (ROUGE). Este filme, que levou Kieślowski a precipitar o anúncio do fim da sua carreira, conta a história de uma inusitada cumplicidade entre a perspicaz modelo Valentine (Irène Jacob) e um velho juiz (Jean-Louis Trintignant) “retirado do mundo” e com o estranho hábito de espiar a vida dos outros. A relação fraterna nasce no sentimento de piedade de Valentine, ela que, como escreveu Manuel Cintra Ferreira, “é a personagem ‘salvífica’ por excelência”, neste que é “o melhor dos filmes [da Trilogia] e um dos melhores de toda a filmografia de Kieślowski”. A apresentar em cópia digital.
 
09/10/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
20ª Festa do Cinema Francês: Jean-Louis Trintignant | Agnès Varda | 20 Anos de Festa

em colaboração com o Institut Français du Portugal
Entre les Murs
A Turma
de Laurent Cantet
com François Bégardeau, Agame Malembo-Emene, Angélika Sancio
França, 2008 - 130 min
legendado em português | M/12
20 Anos de Festa
Nascido em 1961, Laurent Cantet tornou-se conhecido com RECURSOS HUMANOS (1999), que descreve uma greve operária, numa narrativa que mistura elementos documentais e de ficção, uma técnica que volta a utilizar em ENTRE LES MURS (Palma de Ouro em Cannes). Baseado no romance de um professor do ensino secundário, que transpõe a sua própria experiência no liceu de um subúrbio “difícil” e também interpreta o papel principal, o filme mostra o desfasamento entre os alunos desse meio e o sistema de ensino, mas também afirma, nas palavras do realizador, “a indissolubilidade do compromisso do cinema com o compromisso da educação”. Primeira exibição na Cinemateca.
 
09/10/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
20ª Festa do Cinema Francês: Jean-Louis Trintignant | Agnès Varda | 20 Anos de Festa

em colaboração com o Institut Français du Portugal
L’Une Chante, l’Autre Pas
Uma Canta, a Outra Não
de Agnès Varda
com Valérie Mairesse, Thérèse Liotard, Ali Rafi, Robert Dadiès
França, 1977 - 120 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Agnès Varda

Ficções
O filme mostra as vidas paralelas de duas mulheres, alternadas com as lutas do movimento feminista dos anos sessenta e setenta. Conhecem-se quando uma ajuda a outra a fazer um aborto (que foi legalizado em França em 1974), perdem-se de vista e reencontram-se dez anos mais tarde, depois de seguirem caminhos muito diferentes. “Varda acaba por funcionar, atrás da câmara, como uma espécie de mão invisível, embora bem à mostra, que vem tecendo o destino de todos aqueles fios” (José Navarro de Andrade). O filme foi programado pela última vez na Cinemateca em 1993. A apresentar em cópia digital.