14/09/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
THE NIGHT FIGHTERS
Mordidos pelo Ódio
de Tay Garnett
com Robert Mitchum, Richard Harris, Anne Heywood, Dan O’Herlihy
EUA, 1960 – 89min / legendado eletronicamente em português
ONE WAY PASSAGE
O Bilhete de Ida e Volta
de Tay Garnett
com William Powell, Kay Francis, Aline Mac Mahon, Frank McHugh
Estados Unidos, 1932 – 68 min / legendado em português
Na senda de alguns grandes clássicos como THE INFORMER (1935) de John Ford ou ODD MAN OUT (1947) de Carol Reed, Garnett leva ao ecrã, pela pena do argumentista Robert Wright Campbell, o romance de Arthur Roth
A Terrible Beauty, um retrato do clima de terror vivido no seio do IRA. Em 1941, o Exército Republicano Irlandês empreende uma série de ataques embalado pela possibilidade de uma aliança interesseira com o exército nazi. A expectativa de um Reino Unido dilacerado pela Guerra dava novo ânimo aos revolucionários relativamente aos seus planos por uma Irlanda reunificada. Para esta produção dividida entre o Reino Unido e os Estado Unidos, Tay Garnett contou com dois dos nomes mais sonantes de cada lado do Atlântico: do lado americano, Robert Mitchum, presença mítica do cinema clássico, que se destacou nalguns papéis de teor mais histórico/realista, como STORY OF G.I. JOE (1945) de William Wellman e ONE MINUTE TO ZERO (1952) do próprio Garnett; do lado irlandês, um importante rosto da Nova Vaga inglesa, Richard Harris. Os dois, lado-a-lado, são o principal duo deste filme, porque ambos são, antes de tudo, as principais vítimas do terror reinante naquele grupo do IRA. “Nenhum homem deixa o IRA”, avisa à personagem encarnada por Mitchum um magnífico Dan O’Herlihy no papel do sinistro chefe do grupo. ONE WAY PASSAGE é um filme romântico em que Tay Garnett põe em contracena as personagens de William Powell, fugitivo à justiça, e a jovem fatalmente doente representada por Kay Francis: apaixonam-se no desconhecimento dos seus destinos condenados e, quando deles ficam cientes, escolhem ambos calá-los, marcando um encontro que sabem de antemão ser impossível para qualquer deles. TIIL WE MEET AGAIN, de Edmund Goulding foi o remake desta obra, com Merle Oberon e George Brent, em 1940.