17/09/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Luz e Espectros – Cinema de Weimar 1919-1933
Razzia in St. Pauli
“Rusga em St. Pauli”
de Werner Hochbaum
com Gina Falckenberg, Friedrich Gnaß, Wolfgang Zilzer, Charly Wittong
Alemanha, 1932 - 74 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Título do período final do cinema de Weimar, RAZZIA IN ST. PAULI, que estreou em maio de 1932 e foi alvo de censura em dezembro de 1933 pela sua “perspetiva socialista, evidente na canção final” dos estivadores, é considerado um dos grandes filmes de Werner Hochbaum, que antes assinara o igualmente notável BRÜDER (1929). Ambientado no bairro portuário homónimo de Hamburgo, RAZZIA IN ST. PAULI retrata o dia de uma rapariga que conhece um marinheiro em fuga à polícia com quem vive um amor de um dia, até ele ser capturado. “O fascínio do filme deriva da invulgar virtuosidade técnica de Hochbaum. As mudanças de registo têm lugar com uma subtileza e uma definição que inspira paralelos musicais: o sossego do quarto de Else, a agitação da vida noturna, a atividade na rua em horas tardias, a escalada do caos” (David Robinson). Primeira exibição na Cinemateca.
 
17/09/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Luz e Espectros – Cinema de Weimar 1919-1933
Morgen Beginnt das Leben
“A Vida Começa Amanhã”
de Werner Hochbaum
com Erich Haubmann, Hilde von Stolz, Harry Frank, Walter von Lennep, Edith Schollwer
Alemanha, 1933 - 77 min
legendado eletronicamente em português | M/12
De 1933, é o filme mais tardio do programa, realizado no termo da República de Weimar mas considerado como “um canto de cisne às qualidades do cinema” desse período, concentrado na experiência visual da sua proposta. A utilização de imagens documentais, uma iluminação expressionista e uma montagem ousada, o minimalismo dos diálogos, fazem do filme de Werner Hochbaum um singular retrato de Berlim, composto à volta de um casal e seguindo os conflitos interiores das personagens que se procuram uma à outra no tumulto da cidade no dia em que uma delas sai da prisão. Primeira exibição na Cinemateca.
 
17/09/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver
I Was a Male War Bride
Fizeram-me Passar por Mulher
de Howard Hawks
com Cary Grant, Ann Sheridan, Marion Marshall
Estados Unidos, 1949 - 105 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Possivelmente em nenhuma das suas outras comédias Hawks terá ido tão longe no jogo da guerra dos sexos e nas inversões de papéis das personagens. Na Alemanha derrotada depois da Segunda Guerra Mundial, um oficial do exército francês, casado com uma oficial americana, tenta sair com ela para os EUA. Para isso é obrigado a disfarçar-se de mulher. Cary Grant no mais irresistível travesti do cinema clássico. A apresentar em cópia digital.
 
17/09/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Luz e Espectros – Cinema de Weimar 1919-1933
Die Strasse
“A Rua”
de Karl Grune
com Eugen Klöpfer, Lucie Höflich, Anton Edthofer, Aud Egede-Nissen, Max Schreck
Alemanha, 1923 - 95 min
mudo, legendado eletronicamente em português | M/12
acompanhado ao piano por Daniel Bruno Schvetz e na percussão Jorge Moniz
Tido como uma precoce experiência “do cinema da rua” alemão, é um filme composto com um forte sentido visual que confere à cidade uma imagem pontuada pelo frenesim e o risco, associando o perigo à própria rua. Realizado por Karl Grune a partir de um argumento de Carl Mayer, com pouquíssimos intertítulos, DIE STRASSE segue um enredo de consequências trágicas, concentrando-se no périplo de uma noite de um homem de meia-idade que procura evadir-se à monotonia da sua vida, cruzando-o com outras personagens e linhas narrativas confluentes: a ligação entre um homem cego e o neto que perde na multidão, um campónio que vem passar uma noite à cidade. A alucinação interior, a atmosfera de pesadelo da cidade e o trabalho formal da mise-en-scène e recursos visuais como exposições múltiplas, planos subjetivos ou inserts fazem deste filme uma obra fundamental do cinema de Weimar. Primeira exibição na Cinemateca.