22/07/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Noite
99 River Street
O Crime da Rua 99
de Phil Karlson
com John Payne, Evelyn Keyes, Brad Dexter, Frank Faylen, Peggie Castle, Jack Lambert
Estados Unidos, 1953 - 83 min
legendado eletronicamente em português | M/12
99 RIVER STREET é um notável e cáustico policial, com um laivo sadomasoquista, assinado por um dos melhores realizadores de série B da Hollywood do pós-guerra, Phil Karlson. John Payne, ex-cantor convertido à série B de ação, interpreta o ex-pugilista, agora motorista de táxi, que dá por si suspeito de ter morto a mulher que o atraiçoava com um gangster. Tudo se passa em contrarrelógio durante uma intensa noite citadina, de brutalidade inaudita. Na Cinemateca, foi mostrado uma única vez, em 2005.
 
22/07/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Jean-Claude Brisseau
Choses Secrètes
Coisas Secretas
de Jean-Claude Brisseau
com Coralie Revel, Sabrina Seyvecou, Roger Miremont
França, 2002 - 115 min
legendado em português | M18
Primeiro título da trilogia concebida por Brisseau e centrada no desejo feminino, como LES ANGES EXTERMINATEURS e À L’AVENTURE (2006 e 2008), CHOSES SECRÈTES tem sido referido como a história de uma tripla aprendizagem, sexual, sentimental e social, reveladora da visão do mundo de Jean-Claude Brisseau, um dos mais singulares cineastas franceses contemporâneos. “É um inquérito terrível sobre o poder e o erotismo, a luta de classes e a guerra dos sexos. Uma obra-prima do cinema francês recente” (Francisco Ferreira, Expresso). 
 
22/07/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Noite
4:44 Last Day on Earth
4:44 Último Dia na Terra
de Abel Ferrara
com Willem Dafoe, Shanyn Leigh, Natasha Lyonne, Paul Hipp, Anita Pallenberg
Estados Unidos, Suíça, França, 2011 - 84 min
legendado em português | M/16
Um apaixonado casal nova-iorquino de artistas vive o penúltimo dia das suas vidas no seu apartamento com vista sobre a cidade, porque às 4h44 da madrugada seguinte o planeta vai colapsar esperando-se a extinção total da vida na Terra. Neste filme de Ferrara, cineasta de Nova Iorque, com o apocalipse anunciado por questões ambientais, o fim do mundo é pois literal, não deixando de ser outra coisa, porventura iminentemente romântica, o fim de um mundo. Em entrevistas da altura, Abel Ferrara: “Sou um pessimista no sentido em que não é um filme que vai mudar as coisas antes que estas se tornem um filme de terror.” Primeira exibição na Cinemateca.
 
22/07/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean-Claude Brisseau
Les Savates du Bon Dieu
de Jean-Claude Brisseau
com Stanislas Merhar, Raphaële Godin, Coralie Revel
França, 2000 - 107 min
legendado eletronicamente em português / M/16
Talvez o mais inclassificável dos filmes de Brisseau, na sua mistura de parábola cheia de ressonâncias religiosas (o protagonista é uma espécie de "santo dos pobrezinhos") e conto realista tragicómico. Um casal acidental (um rapaz que vai à procura da mulher que ama e uma amiga que encontra por acaso) encontra um singular "príncipe africano", seguem viagem pelos campos franceses todos juntos, e cometem assaltos cujo produto é depois distribuído pelos desfavorecidos. Ecos de Rossellini e de Buñuel num filme onde a faceta política de Brisseau, ainda que sob o véu da "fábula", é mais proeminente. A apresentar em cópia digital.