15/07/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Noite
Le Notti di Cabiria
As Noites de Cabíria
de Federico Fellini
com Giulietta Masina, François Périer, Franca Marzi, Amedeo Nazzari
Itália, 1957 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Cabiria, a mais chapliniana personagem de Fellini, foi também um dos mais célebres papeis de Giulietta Masina. André Bazin escreveu que LE NOTTI DI CABIRIA "rematava" o neorrealismo, "ultrapassando-o numa reorganização poética do mundo". Embebida de uma vontade de incorporar a realidade e o documento na ficção, de fundir o sublime e o prosaico, esta história da desgraçada prostituta Cabiria é vista, talvez paradoxalmente, como um filme-charneira na obra de Fellini, o ponto em que se começa a livrar da "narrativa tradicional" e do próprio "realismo" em sentido estrito. É um muito comovente filme, mas não um dos mais vistos Fellini na Cinemateca, onde foi projetado pela última vez em 2008.
 
15/07/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Jean-Claude Brisseau
Un Jeu Brutal
de Jean-Claude Brisseau
com Bruno Crémer, Emmanuelle Debever, Lisa Herédia
França, 1983 - 90 min
legendado eletronicamente em português / M/16
Com UN JEU BRUTAL Jean-Claude Brisseau explora, talvez até ao seu ponto máximo, um vértice crucial dos seus filmes: a observação desafetada, neutra ou quase neutra, do Mal, entendido quer em termos "místicos" quer enquanto designação de comportamentos criminosos ou antissociais. Outra demolição da fachada de uma "família" normal, é a história de um biólogo reputado que tiraniza a família (sobretudo a filha, deficiente motora) enquanto que, "nas sombras", se dedica à atividade de "serial killer". Talvez o mais "brutal" dos filmes de Brisseau, mas essencial para o conhecimento da sua obra, com um Bruno Crémer assombroso no papel do protagonista. A apresentar em cópia digital em primeira exibição na Cinemateca.
 
15/07/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Noite
The Last Sunset
Duelo ao Pôr-do-Sol
de Robert Aldrich
com Rock Hudson, Kirk Douglas, Dorothy Malone, Joseph Cotten
Estados Unidos, 1961 - 112 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Aldrich é um grande realizador de westerns e este filme magnífico não é exceção. A situação é clássica do género, uma viagem carregada de tensões. Trata-se aqui do transporte de uma grande manada de gado, nascendo a tensão do facto de um dos homens ter uma velha paixão pela mulher do dono do gado e de um xerife, que se junta à viagem, querer levá-lo até ao território onde tem jurisdição, para prendê-lo. A energia do filme vem da densidade romanesca da narrativa, de um encontro feliz do elenco, da atmosfera crepuscular de que as noites em azul Technicolor são a imagem pungente.
 
15/07/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean-Claude Brisseau
Les Ombres
de Jean-Claude Brisseau
com Jacques Serres, Nathalie Breuer, Dominique Verde
França, 1982 - 64 min
legendado eletronicamente em português / M/16
LES OMBRES, igualmente feito para a televisão francesa, é como uma sequência, bastante "natural", para LA VIE COMME ÇA, ao mesmo tempo que prenuncia já DE BRUIT ET DE FUREUR, que Brisseau realizaria no final da década. É outro olhar sobre os subúrbios, centrado numa família "normal", onde todos enganam a frustração e a falta de horizontes, seja através dum teatro de aparências (a "comédia do casamento"), seja pela expressão duma rebeldia (o miúdo adolescente e a atração pelo rock), seja pelo refúgio na vida espiritual (a filha mais nova). A apresentar em cópia digital em primeira exibição na Cinemateca.