20/07/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Shadows | Belarmino
duração total da projeção: 157 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
SHADOWS
Sombras
de John Cassavetes
com Hugh Hurd, Lelia Goldoni, Ben Carruthers
Estados Unidos, 1960 – 85 min / legendado em português
BELARMINO
de Fernando Lopes
com Belarmino Fragoso, Albano Martins, Júlia Buisel
Portugal, 1964 – 72 min

SHADOWS foi a primeira longa-metragem de John Cassavetes, e para muitos o começo da obra do cineasta confunde-se com o nascimento do “novo” cinema independente americano. SHADOWS seria, assim, o seu manifesto. Nesta sua estreia, Cassavetes utilizou técnicas do “cinema direto” e inaugurou um modo de trabalhar com os atores (onde a improvisação é um dado importante) que se tornou porventura na sua mais legítima marca distintiva. BELARMINO é um dos filmes-chave do Cinema Novo português, que capta uma Lisboa noturna e marginal como até então ninguém a tinha filmado. Utilizando métodos semelhantes aos do cinema direto, Fernando Lopes segue Belarmino Fragoso, um pugilista, e através dele mostra os sinais de uma cidade (e de um país) à beira do sufoco. Na banda musical a escolha do jazz de Manuel Jorge Veloso e de Justiniano Canelhas.
 
20/07/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Noite
99 River Street
O Crime da Rua 99
de Phil Karlson
com John Payne, Evelyn Keyes, Brad Dexter, Frank Faylen, Peggie Castle, Jack Lambert
Estados Unidos, 1953 - 83 min
legendado eletronicamente em português | M/12
99 RIVER STREET é um notável e cáustico policial, com um laivo sadomasoquista, assinado por um dos melhores realizadores de série B da Hollywood do pós-guerra, Phil Karlson. John Payne, ex-cantor convertido à série B de ação, interpreta o ex-pugilista, agora motorista de táxi, que dá por si suspeito de ter morto a mulher que o atraiçoava com um gangster. Tudo se passa em contrarrelógio durante uma intensa noite citadina, de brutalidade inaudita. Na Cinemateca, foi mostrado uma única vez, em 2005.
 
20/07/2019, 22h30 | Esplanada
Cinema na Esplanada
John Carpenter’s Ghosts of Mars
Fantasmas de Marte de John Carpenter
de John Carpenter
com Natasha Henstridge, Ice Cube, Pam Greer, Jason Statham, Joanna Cassidy, Robert Carradine
Estados Unidos, 2001 - 98 min
legendado em português | M/16
A Noite
Marte, 2176: uma série de assassinatos em massa ocorre em colónias que os terrestres criaram no planeta vermelho, graças aos fantasmas de antigos habitantes, sendo uma mulher polícia e um condenado a conduzir os sobreviventes. A história é contada em flashbacks, explicitando como uma civilização adormecida está a vingar-se dos humanos que colonizaram Marte. É uma obra fundamental do cinema do início do segundo milénio. Mais do que ficção científica, é no território do western que o próprio John Carpenter situou o filme, notando "a natureza humana segue-nos onde quer que vivamos". Um “ghosts of western”, chamou-lhe Manuel Cintra Ferreira.