27/06/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: O Esplendor do Melodrama
Vaghe Stelle dell’Orsa…
de Luchino Visconti
com Jean Sorel, Claudia Cardinale, Marie Bell
Itália, França, 1965 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
VAGHE STELLE DEL’ORSA… é uma das obras menos conhecidas do autor de IL GATTOPARDO, talvez por não ser muito característica do seu estilo, pois Visconti quis que este filme fosse mais fechado e mais seco, mais “moderno” do que os que viria a fazer no seu período final, a partir de OS MALDITOS. A respeito da programação de um filme de Luchino Visconti num Ciclo sobre melodramas, note-se que, para ele, a palavra melodrama não era associada a um dramalhão, mas considerada no seu sentido etimológico, que é o sentido corrente da palavra em Itália, o de um drama com música. Filmado a preto e branco, o que começava a ser raro nos anos sessenta, o filme, cujo título cita o início de um célebre poema de Giacomo Leopardi (“Belas estrelas da Ursa”), conta a paixão incestuosa de um jovem pela irmã, que se encontram na mansão paterna, quando ela regressa, acompanhada pelo marido, para se confrontar com um passado intolerável (a mãe denunciara o pai que morrera num campo de concentração).
 
27/06/2019, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema – Mário Jorge Torres: O Melodrama do Trágico ao Operático
When Tomorrow Comes
Quando o Outro Dia Chega
de John M. Stahl
com Irene Dunne, Charles Boyer, Barbara O’Neil
Estados Unidos, 1939 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptado de uma história de James McCain, um poderoso melodrama de um dos mestres do género em Hollywood, que voltaria a ser filmado em 1957 por outro mestre, Douglas Sirk, com o título INTERLUDE. Trata-se da história dos amores impossíveis entre uma criada de mesa e um célebre pianista clássico, que é casado com uma mulher com problemas mentais. O desenlace não é feliz, mas respeita os preceitos morais dos teólogos de Hollywood. Primeira exibição na Cinemateca.
 
27/06/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Bibi Andersson
Exposed
Revelação
de James Toback
com Nastassja Kinski, Rudolf Nureyev, Harvey Keitel, Ian McShane, Bibi Andersson, Pierre Clementi
Estados Unidos, 1983 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/16
O filme de James Toback é protagonizado por Nastassja Kinski e pelo grande bailarino soviético Rudolf Nureyev, ator ocasional entre os anos sessenta e oitenta, aqui num papel em que não dança. Bibi Andersson interpreta a personagem da Margaret, num elenco em que participam ainda Harvey Keitel ou Pierre Clementi. Ambientada em Nova Iorque, a história é romântica e envolve o terrorismo internacional e o mundo da moda. Primeira exibição na Cinemateca.
 
27/06/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: O Esplendor do Melodrama
O Methystakas
“O Bêbedo”
de Yorgos Tzavellas
com Orestis Makris, Dimitris Horn, Billy Konstadopoulos, Athanasia Moustaka
Grécia, 1950 - 90 min
legendado em inglês e eletronicamente em português
Devido à indisponibilidade da cópia de KATASTREPA MIA MYTHA I ZOI MOU, será apresentado em sua substituição O METHYSTAKAS (“O Bêbedo”, 1950), de Yorgos Tzavellas, em cópia legendada em inglês e com legendas eletrónicas em português.
Um sapateiro viúvo vive com a filha e a sogra em Atenas. Pelo facto de ter perdido o filho durante a Segunda Guerra Mundial, o homem tornou-se um alcoólatra, que só causa embaraços à família e nunca abre a sua loja e, por conseguinte, não tem dinheiro. A sua filha vai trabalhar como datilógrafa para uma grande empresa que comercializa vinhos, onde é cortejada pelo filho do patrão, que até então era um playboy desocupado. Mas os preconceitos sociais dos ricos e o vício do álcool do sapateiro criam imensos obstáculos à felicidade da sua filha.