03/06/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: O Esplendor do Melodrama
La Schiava del Pecato
A Escrava do Pecado
de Raffaello Matarazzo
com Silvana Pampanini, Franco Fabrizi, Camilo Pilotto
Itália, 1953 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Rafaello Matarazzo foi o mais célebre realizador de melodramas em Itália, com títulos como CATENE e L’ANGELO BIANCO. Além de argumentos que alinham deliberadamente todos os clichés do género, os seus filmes costumam caracterizar-se por um ambiente abafado e uma sucessão de golpes da fatalidade. Em A ESCRAVA DO PECADO, um título que já diz tudo, Matarazzo aborda o eterno tema da pecadora sem redenção. Uma mulher e uma garota sobrevivem a um acidente ferroviário e entre ambas nasce uma profunda amizade. Mas a mulher é prostituta e não pode ficar com a criança. Mais tarde, tenta adotá-la. À época, o crítico Arturo Lanocita escreveu que este “é um filme afogado em lágrimas. Nada é subentendido, tudo é sublinhado, E os suspiros prevalecem sobre as palavras. Também desta vez soluçarão os espectadores de coração sensível”. Primeira exibição na Cinemateca.
03/06/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Revisitar os Grandes Géneros: O Esplendor do Melodrama
Bugambilia
A Flor de Sangue
de Emilio Fernández
com Dolores del Rio, Pedro Armendáriz, Júlio Villareal
México, 1945 - 105 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Emilio Fernández (1904-86), dito “El Índio”, é o mais célebre realizador mexicano do período clássico, com obras como MARIA CANDELARIA, LA PERLA e RIO ESCONDIDO, entre outras, que tiveram distribuição internacional à época. Em BUGAMBILIA, um dos seus melhores filmes, Fernández reúne duas das maiores vedetas mexicanas numa história de amor impossível entre uma jovem e bela aristocrata e um homem que trabalha nas minas de prata que pertencem ao pai dela. Uma mise-en-scène grandiosa, servida pela magnífica fotografia de Gabriel Figueroa, um dos mais célebres diretores de fotografia do período clássico. Foi apresentado uma única vez na Cinemateca, em 1997.
04/06/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: O Esplendor do Melodrama
Dark Victory
Vitória Negra
de Edmund Goulding
com Bette Davis, George Brent, Humphrey Bogart
Estados Unidos, 1939 - 104 min
legendado em português | M/12
Um soberbo melodrama, que conta a história de uma mulher rica e fútil, atingida por uma doença mortal. A terceira e última parte do filme é um caminhar para a morte e, no plano final, a imagem torna-se totalmente negra, numa visão surpreendentemente não religiosa, para um filme de Hollywood, da passagem para a morte. Uma das maiores interpretações de Bette Davis, que já deixara os papéis de jovem inocente, mas ainda estava longe de ser estereotipada como megera. Em papéis secundários, as presenças de Ronald Reagan e sobretudo Humphrey Bogart, dois anos antes de se tornar uma vedeta quando protagonizou THE MALTESE FALCON.
04/06/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Revisitar os Grandes Géneros: O Esplendor do Melodrama
Levoton Veri
“Sangue Inquieto”
de Teuvo Tulio
com Regina Linnanheimo, Eino Katajavuori, Toini Vartiainen
Finlândia, 1946 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Autor de alguns dos melodramas mais perversos e estapafúrdios que se possa imaginar, o finlandês Teuvo Tulio (1912-2000) foi objeto de algum reconhecimento internacional a seguir à sua morte. Nos seus filmes, à extravagância das tramas narrativas, junta-se um forte sentido visual e um uso peculiar do som, em que a música predomina sobre os ruídos naturalistas. LEVOTON VERI é um dos seus filmes mais alucinados, sobre um triângulo amoroso em que as duas mulheres são irmãs, sendo uma delas cega e a outra uma adolescente. O grande programador finlandês Peter von Bagh intitulou um artigo seu sobre Teuvo Tulio, “O Campo dos Sonhos”. De facto, o delírio narrativo deste filme parece pertencer mais ao mundo dos sonhos do que à realidade, numa sucessão permanente de surpresas.
04/06/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: O Esplendor do Melodrama
La Loca
de Miguel Zacarias
com Libertad Lamarque, Ruben Rojo, Alma Delia Fuentes
México, 1952 - 86 min
legendado em português | M/12
A exibição de LA LOCA, de Miguel Zacarias, substitui a do inicialmente programado IL SOGNO DI BUTTERFLY, de Carmine Gallone, porque a cópia que nos chegou não estar em condições de ser exibida.
Grande vedeta do tango, Libertad Lamarque teve de deixar a sua Argentina natal devido à perseguição de Eva Perón, com quem se tinha cruzado na rodagem de LA CAVALGADA DEL CIRCO quando a futura primeira-dama ainda se chamava Duarte e era pouco mais do que uma figurante. Diz a tradição que Libertad a esbofeteara em pleno plateau. Foi então para o México, onde continuou a sua triunfante carreira e onde foi protagonista de dezenas de filmes, cada qual mais delirante do que o outro. Em LA LOCA, por exemplo, é uma mulher da alta sociedade, filantropa e, como indica o título, louca… Fará o bem sem saber a quem? Só quem vir o filme poderá responder.