23/05/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
1939 – Dançando Sobre um Vulcão
Zangiku Monogatari
Contos dos Crisântemos Tardios
de Kenji Mizoguchi
com Shotaro Hanayagi, Kakuko Mori, Kokichi Takada, Gonjuro Kawararaki
Japão, 1939 - 142 min
legendado em português | M/12
A tragédia do amor de uma mulher por um homem, que a ele tudo devota com plena consciência que o seu triunfo na arte do teatro kabuki implicará a renúncia a esse amor. Mizoguchi recebeu um prémio do Ministério da Cultura japonês por este filme, reflexão sobre as tradições e sobre os sacrifícios dos indivíduos em prol da comunidade e da arte. Uma das mais belas e ousadas obras de Mizoguchi, em que o plano-sequência converte o espaço teatral em espaço cinematográfico. A apresentar em cópia digital.
 
23/05/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
1939 – Dançando Sobre um Vulcão
They Made Me a Criminal
Não Sou Criminoso!
de Busby Berkeley
com John Garfield, Claude Rains, Ann Sheridan
Estados Unidos, 1939 - 92 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos poucos filmes que Busby Berkeley realizou fora do género musical. THEY MADE ME A CRIMINAL é, aliás, o oposto do escapismo do musical, inscrevendo-se na linha “realista” da Warner Brothers, para uma história sobre um pugilista (John Garfield) injustamente acusado de um crime, que terá, praticamente sozinho, que provar a sua inocência. Momento singular na obra de Berkeley, a merecer redescoberta. Primeira exibição na Cinemateca.
 
23/05/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (III)
Os Emigrantes
de José Vieira
França, 2009 - 74 min | M/12
com a presença de José Vieira
OS EMIGRANTES mostra-nos uma das muitas aldeias portuguesas de onde quase todos partiram em busca de uma vida melhor. Há casas abandonadas ao lado de casarões construídos por aqueles que emigraram e realizaram assim o sonho de terem a sua casa na terra onde nasceram. Alguns habitantes desta aldeia regressaram a Portugal, por recusarem as servidões da emigração. Este filme-balanço caminha entre o imaginário do emigrante e a realidade da imigração. Primeira exibição na Cinemateca.
 
23/05/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Sousa Martins
de Justine Lemahieu
Portugal, França, 2018 - 81 min | M/12
com a presença de Justine Lemahieu
Escrito e realizado por Justine Lemahieu na sua estreia na realização, o filme evoca a figura e a obra de José Tomás de Sousa Martins (1843-1897): “Em Portugal, nem todos os santos vão à Igreja. Nascido em 1843, Sousa Martins, célebre médico e filantropo, tornou-se, apesar das suas batalhas enquanto homem de ciência, objeto de um culto religioso, um culto popular praticado fora de qualquer igreja e convenção. A estátua erguida em sua memória no centro de Lisboa é o ponto de partida para uma viagem, simultaneamente pessoal e antropológica, que interroga a necessidade de crença e a sua relação com a cura.”