22/05/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
1939 – Dançando Sobre um Vulcão
Golden Boy
Paixão Mais Forte
de Rouben Mamoulian
com Barbara Stanwyck, Adolphe Menjou, William Holden, Lee J. Cobb, Joseph Calleia, Sam Levene
Estados Unidos, 1939 - 99 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptação da peça homónima de Clifford Odets, que conta a história de um jovem dividido entre a sua paixão pela música, com uma carreira de violinista, e a profissão de pugilista a que se entrega. A estreia no cinema de William Holden, desde este filme conhecido como “Golden Holden”.
 
22/05/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
História Permanente do Cinema Português
A Audiência
de Luciana Fina, Olga Ramos
Portugal, 1998 - 102 min
legendado em português | M/12
com a presença de Luciana Fina
A AUDIÊNCIA acompanha a viagem e o modo como foi vivida a beatificação de Ceferino Giménez Malla, o primeiro santo cigano da história da igreja católica, numa comunidade cigana de Castelo Branco. É entre o Vaticano, e a dimensão mais pública deste acontecimento, e o quotidiano e a intimidade de uma família no norte de Portugal, que conheceram na cerimónia em Roma, que as realizadoras desenham o universo do filme. Como afirmaram em 1999, por altura do Ciclo “Novo Documentário em Portugal” que decorreu na Cinemateca, “com esta viagem procuramos um olhar aberto à multiplicidade da realidade e responder à exclusão e à uniformização dos ciganos segundo modelos preconcebidos para a sua marginalização ou para a sua definição.” A AUDIÊNCIA é o filme que marca o começo do trabalho documental comum de ambas (individualmente, Olga Ramos, já havida realizado em 1995 o documentário ATÉ AO FAROL e Fina assinado uma curta-metragem em Super 8 mm). Uma oportunidade para rever um filme há muito não exibido na Cinemateca.
 
22/05/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
1939 – Dançando Sobre um Vulcão
I Grandi Magazzini
de Mario Camerini
com Vittorio de Sica, Assia Noris, Enrico Glori
Itália, 1939 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um ponto alto do cinema popular italiano, exibido com grande pompa no Festival de 1939 (menos de um mês antes de começar a II Guerra), apesar de Camerini não ter sido – ao que parece, mesmo nada – um adepto do fascismo de Mussolini. Trata-se de uma comédia sofisticada, passada numa grande loja popular de Roma, com muito elogiados décors criados em estúdio, eventualmente aproximável do YOU AND ME de Fritz Lang: também aqui os empregados vivem sob suspeita depois de uma série de roubos, situação sob a qual se desenvolve um imbróglio romântico. Primeira exibição na Cinemateca.
 
22/05/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (III)
La Photo Déchirée, Chronique d’une Émigration Clandestine | Souvenirs d’un Futur Radieux
duração total da projeção: 130 min | M/12
Ao invés de LE PAYS OÙ ON NE REVIENT JAMAIS, será apresentado SOUVENIRS D’UN FUTUR RADIEUX, do mesmo realizador

com a presença de José Vieira
LA PHOTO DÉCHIRÉE, CHRONIQUE D’UNE ÉMIGRATION CLANDESTINE
de José Vieira
França, 2002 – 52 min / legendado eletronicamente em português
SOUVENIRS D’UN FUTUR RADIEUX
de José Vieira
França, 2014 – 78 min / legendado eletronicamente em português

Nascido em Portugal, José Vieira chegou a França em criança e viveu num bairro de lata durante cinco anos. Formou-se em sociologia e realizou diversos filmes sobre a emigração portuguesa em França. LA PHOTO DÉCHIRÉE aborda um aspecto pouco conhecido das primeiras migrações “a monte”: antes de partir, o candidato à emigração tirava uma fotografia de identidade, que cortava ao meio. Metade ficava com o passador, a outra metade ia com ele. Uma vez em França, enviava a sua metade à família, que tinha então a confirmação de que a pessoa chegara sã e salva e concluía o pagamento da “passagem”. Intercalado com imagens de atualidades, SOUVENIRS D’UN FUTUR RADIEUX mostra a história cruzada de dois bairros de lata, construídos a quarenta anos de intervalo na periferia de Paris, o bairro em que ele próprio viveu e outro, habitado por romenos. Indo além da relação da França com os estrangeiros que lá vivem, o filme mostra que a imigração é a história de pessoas que lutam por uma vida melhor. Primeiras exibições na Cinemateca.