24/05/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
1939 – Dançando Sobre um Vulcão
Boefje
“O Jardim Zoológico de Wilton”
de Detlef Sierck (Douglas Sirk)
com Annie Van Ees, Guus Broux, Albert van Dalsum
Holanda, 1939 - 94 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O último filme europeu de Douglas Sirk (e com argumento de outro alemão, Carl Zuckmayer), que não chegou a ver a montagem finalizada: assim que a rodagem ficou concluída – poucas semanas antes do começo da guerra – zarpou para os Estados Unidos, onde continuaria, alguns anos depois, a sua carreira. BOEFJE, conhecido internacionalmente como WILTON’S ZOO, é uma história policial, ambientada em Roterdão, que adapta uma peça teatral do princípio do século XX. Foi selecionado para representar a Holanda na que devia ter sido a edição inaugural do Festival de Cannes, que acabou cancelada depois do começo da guerra.
 
24/05/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
1939 – Dançando Sobre um Vulcão
Golden Boy
Paixão Mais Forte
de Rouben Mamoulian
com Barbara Stanwyck, Adolphe Menjou, William Holden, Lee J. Cobb, Joseph Calleia, Sam Levene
Estados Unidos, 1939 - 99 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptação da peça homónima de Clifford Odets, que conta a história de um jovem dividido entre a sua paixão pela música, com uma carreira de violinista, e a profissão de pugilista a que se entrega. A estreia no cinema de William Holden, desde este filme conhecido como “Golden Holden”.
 
24/05/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (III)
Debate
Entrada livre mediante levantamento de ingresso na bilheteira
Debate em torno dos temas abordados no Ciclo, com a presença de António-Pedro Vasconcelos, José Alexandre Cardoso Marques, José Vieira, Nuno Cintra Torres, Octávio Espírito Santo, Philippe Costantini

 
24/05/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
1939 – Dançando Sobre um Vulcão
Balalaika
Balalaika
de Reinhold Schünzel
com Nelson Eddy, Ilona Massey, Charlie Ruggles
Estados Unidos, 1939 - 102 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos filmes finais de Reinhold Schünzel, uma comédia musical romântica e delirante (a especialidade do realizador, sobretudo na fase americana da sua obra) ambientada na Rússia czarista e depois na Rússia pós-revolucionária. Todo o artifício do musical da MGM conduzido com mão de mestre por Schünzel, num filme que parece brincar até com questões políticas e diplomáticas – “desaforo” que nem passou despercebido aos críticos americanos da época. Filme singularíssimo, a redescobrir.