CICLO
Ante-Estreias


ANTECÂMARA e ACTOS DE CINEMA são os mais recentes trabalhos apresentados por Jorge Cramez, que em 2018 estreou também a sua segunda longa-metragem de ficção, AMOR AMOR. Apresentados na última edição do Doclisboa, são programados juntos pela primeira vez numa mesma sessão na Cinemateca, sublinhando a consanguinidade da sua natureza reflexiva sobre o cinema.
 
 
11/04/2019, 21h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ante-Estreias

Actos de Cinema | Antecâmara
duração total da projeção: 167 min | M/12
 
11/04/2019, 21h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Actos de Cinema | Antecâmara
duração total da projeção: 167 min | M/12
com a presença de Jorge Cramez

sessão com intervalo
ACTOS DE CINEMA
de Jorge Cramez
Portugal, 2018 – 115 min
ANTECÂMARA
de Jorge Cramez
Portugal, 2018 – 52 min
 
Nestes seus dois filmes, Jorge Cramez ensaia dois tipos de abordagem sobre o cinema, recorrendo à sua larga experiência como anotador e assistente de realização (desde finais dos anos noventa), atividade que tem mantido a par da sua obra na realização (iniciada pela mesma altura e em que se contam as longas-metragens de ficção O CAPACETE DOURADO e AMOR AMOR). ACTOS DE CINEMA é simultaneamente um documento importante sobre o cinema português e a sua história, um retrato comovente a várias vozes, um contra-campo da experiência de estar em campo nas filmagens de uma obra cinematográfica. Jorge Cramez: “Afectos da vida nas imagens é o mote deste filme que alterna ‘instantâneos’ de rodagens e a memória presente de pessoas com quem trabalhei em filmes de Teresa Villaverde, João Mário Grilo, José Álvaro de Morais, Fernando Lopes ou Miguel Gomes.” Atores, técnicos, realizadores testemunham as suas memórias, falando do que é para si o cinema e a experiência de uma rodagem. Foi de ACTOS DE CINEMA que nasceu ANTECÂMARA, exclusivamente montado com imagens registadas no monitor video assist durante as rodagens de CISNE (Teresa Villaverde, 2011) e EM SEGUNDA MÃO (Catarina Ruivo, 2012): “é sobre o ‘ato’ de filmar, a realidade física e a energia ritual de duas equipas de cinema durante a preparação da rodagem de um plano. [o vídeo assist.] é o espaço-tempo anterior ao plano, onde este se desenha para ser filmado.