15/04/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a 12ª Festa do Cinema Italiano: Nanni Moretti
La Messa è Finita
de Nanni Moretti
com Nanni Moretti, Laura Morante, Roberto Vezzosi, Remo Remotti, Claudio Bigagli
Itália, 1985 - 94 min
legendado em português | M/12
Dos anos oitenta de Moretti, LA MESSA È FINITA dispensa o alter ego de Michele Apicella, que marcou a sua obra entre IO SONO UN AUTARCHICO, de 1976, e PALOMBELLA ROSSA, de 1989. Aqui, Nanni é o jovem padre Don Giulio, regressado a Roma depois de alguns anos passados numa ilha mediterrânica, para reencontrar o mal-estar e a depressão do seu círculo familiar e fraternal. Crónica de uma geração em perda – ou em deriva –, em que o protagonista, de comportamento insólito e não raro à beira de um ataque de nervos, acaba por “desertar” para a Terra do Fogo, LA MESSA È FINITA é um dos Morettis a que vale a pena voltar, também pelas suas características de ator.
 
15/04/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (II)
Uomini, Anni, Vita
de Yervant Gianikian, Angela Ricci Lucchi
Alemanha, 1990 - 70 min
sem diálogos, intertítulos legendados eletronicamente em português | M/12
Iniciando-se no cinema nos anos setenta e plenamente reconhecidos (a Cinemateca dedicou-lhes uma retrospetiva no longínquo ano de 2001), Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi (1942-2018) especializaram-se em filmes de montagem, nos quais abordam com frequência a questão da memória, num eco ao trabalho de Jonas Mekas, a quem o par de realizadores diz estar “muito ligado”. Em UOMINI, ANNI, VITA, Gianikian e Ricci Lucchi usam material de arquivo para organizar um diário que aborda muito especificamente a Arménia, terra de origem de Gianikian, com imagens sobre “o primeiro genocídio do século XX” e outras relativas à identidade deste povo antiquíssimo, algumas das quais se centram no êxodo de 1918.
 
15/04/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a 12ª Festa do Cinema Italiano: Nanni Moretti
Bianca
de Nanni Moretti
com Nanni Moretti, Laura Morante, Roberto Vezzosi, Remo Remotti, Claudio Bigagli
Itália, 1984 - 96 min
legendado em português | M/12
Em mais uma história que se foca nas neuroses do seu autor e nos problemas da sua vida sentimental, Michele, alter ego de Moretti, é agora um professor de matemática no liceu “Marilyn Monroe” (optando, certas vezes, por aulas de educação física com os seus alunos, não se coibindo de lhes roubar a bola para marcar um golo sozinho), onde a fotografia do Presidente da República é substituída por uma do lendário guarda-redes Dino Zoff e os professores têm um psicólogo à disposição. Obcecado com as vidas dos outros e as aparências aparentemente felizes ou infelizes que lhe mostram, Michele desenvolve uma obsessão perigosa com a vida à sua volta e, particularmente, com Bianca, sua colega e professora de francês na mesma escola. Primeira exibição desde 1995.
 
15/04/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (II)
L’Héroïque Lande (La Frontière Brûle)
de Nicolas Klotz, Élisabeth Perceval
França, 2017 - 220 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Mais um filme sobre a “selva” de Calais, o vasto bairro de lata que se formou naquela cidade francesa, habitado por imigrantes clandestinos, que tentam passar para a Grã-Bretanha. No decorrer do filme vemos as pessoas que ali vivem, que esperam, tentam partir e geralmente fracassam. O bairro de lata é demolido, mas renasce um pouco adiante. “As três horas e quarenta minutos do filme passam muito depressa. A montagem restitui um sentimento de imersão no coração de um lugar, de um fluxo e refluxo de encontros, com planos captados por uma câmara que está pronta a deixar-se atravessar.” (Florence Maillard, Cahiers du Cinéma) Primeira exibição na Cinemateca.