16/04/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a 12ª Festa do Cinema Italiano: Nanni Moretti
L’Ultimo Campionato | Palombella Rossa
duração total da projeção: 102 min | M/12
L’ULTIMO CAMPIONATO
de Nanni Moretti
com Nanni Moretti
Itália, 2017 – 15 min / legendado eletronicamente em português
PALOMBELLA ROSSA
de Nanni Moretti
com Nanni Moretti, Silvio Orlando, Mariella Valentini
Itália, 1989 – 87 min / legendado eletronicamente em português

PALOMBELLA ROSSA é uma sátira ao panorama político italiano da altura em que foi feito, sendo, em particular, uma metáfora da situação então vivida pelo Partido Comunista Italiano. A ação decorre praticamente sempre dentro de uma piscina onde decorre uma partida de polo aquático que reflete os confrontos em causa. Entre dois gags fabulosos (o desastre de carro e a grande penalidade), um homem (Nanni Moretti) procura reconhecer-se e encontrar a função que lhe cabe no mundo. É o filme em que ouvimos Moretti dizer “le parole sono importanti!” e em que ouvimos o I’m on Fire de Bruce Springsteen numa inolvidável sequência aquática em suspenso. A abrir a sessão, L’ULTIMO CAMPIONATO (primeira exibição na Cinemateca) é um documentário sobre o último campeonato nacional de polo aquático disputado por Nanni Moretti.
 
16/04/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (II)
So Leben Wir – Botschaften an die Familie
“É Assim que Vivemos – Mensagens à Família”
de Gustav Deutsch
Áustria, 2017 - 107 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O austríaco Gustav Deutsch é um dos mais conhecidos cineastas a trabalhar com material de arquivo (inclusive da Cinemateca Portuguesa), seja este identificado ou não. Em SO LEBEN WIR – BOTSCHAFTEN AN DIE FAMILIE, “o meta-filme absoluto sobre a migração”, nas palavras de Olaf Möller, Deutsch trabalha a partir de filmes domésticos (em Super-8, vídeo ou digital) de pessoas que emigraram e para quem este material, que aqui é trabalhado e recontextualizado, tinha uma função epistolar. Nas mãos de Gustav Deutsch diversas memórias pessoais transformam-se numa memória coletiva.
 
16/04/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (II)
Vol Spécial
de Fernando Melgar
Suíça, 2011 - 103 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Fernando Melgar nasceu em Marrocos de pais espanhóis e foi criado na Suíça. VOL SPÉCIAL é um documentário situado num centro de retenção administrativa em Genebra, onde o cineasta filmou durante nove meses a rotina de pessoas destinadas a serem recambiadas para os seus países de origem, com os quais têm muitos poucos laços, em certos casos. Toda a frieza burocrática transparece neste filme, que teve uma continuação, THE WORLD IS LIKE THAT, no qual o realizador acompanha algumas das pessoas que vemos em VOL SPÉCIAL, depois de terem sido expulsas da Suíça. Primeira exibição na Cinemateca.
 
16/04/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a 12ª Festa do Cinema Italiano: Nanni Moretti
Caro Diario
Querido Diário
de Nanni Moretti
com Nanni Moretti, Giovanna Bozzolo, Sebastiano Nardone, Antonio Petrocelli
Itália, França, 1993 - 100 min
legendado em português | M/12
Este é o filme em que Moretti circula por Roma na sua vespa, insurgindo-se contra a destruição do espírito da cidade que se perdeu na vulgarização de subúrbios dormitório, para desembocar numa peregrinação-tributo a Pasolini. O primeiro episódio de CARO DIARIO, “Na Vespa” é sucedido de “As Ilhas” (por onde paira a referência a Rossellini) e do mais burlesco “Os Médicos”. CARO DIARIO é um olhar morettiano sobre a Itália dos anos noventa e possivelmente o filme mais popular do realizador.