CICLO
Com a Linha de Sombra


Portugal’s Global Cinema Industry, History and Culture é o título do livro da responsabilidade editorial de Mariana Liz, recentemente publicado pela I.B. Tauris & Co. (2018) num volume “Tauris World Cinema Series” em língua inglesa. O seu lançamento em Lisboa, na livraria Linha de Sombra, é o motivo da sessão que propõe a projeção de um dos filmes a que é dedicado um ensaio da coletânea de textos, no caso da autoria de Lúcia Nagib e intitulado “Colonialism as Fantastic Realism in Tabu”: TABU de Miguel Gomes. O lançamento tem lugar a 7 de março, a seguir à projeção, e conta com a participação de Mariana Liz.
 
 
07/03/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Com a Linha de Sombra

Tabu
de Miguel Gomes
Portugal, França, Alemanha, Brasil, 2012 - 118 min | M/12
 
07/03/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Com a Linha de Sombra
Tabu
de Miguel Gomes
com Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira, Henrique Espírito Santo, Carloto Cotta, Isabel Cardoso, Ivo Müller, Manuel Mesquita
Portugal, França, Alemanha, Brasil, 2012 - 118 min | M/12
com a presença de Miguel Gomes no final da projeção
“Uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras.” Assim descreve a sinopse o TABU de Miguel Gomes, filme em duas partes que vai do “Paraíso Perdido” ao “Paraíso”. Prémio da crítica e prémio Alfred Bauer no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2012.