CICLO
Double Bill


Em março, a rubrica Double Bill (dois filmes, um bilhete único) reúne filmes clássicos e obras raras, numa série de cinco “duos” cinematográficos. No primeiro programa, composto por filmes organizados à volta de uma vivenda, podemos rever o jovem Mick Jagger no primeiro dos seus raros papéis no cinema e redescobrir um filme em que Elizabeth Taylor regressa ao cinema mainstream, com um thriller, depois de uma série de ambiciosos filmes com Joseph Losey. No segundo programa, podemos descobrir um raro filme de Claude Chabrol e rever uma obra relativamente atípica de Robert Altman. O terceiro programa é composto pelo primeiro filme de Guy Gilles programado na Cinemateca e por uma rara obra de Steven Soderbergh, que fracassou à época e desde então foi esquecida. O quarto programa é composto por dois clássicos, um emblemático filme negro americano dos anos quarenta e um clássico dos anos setenta, este último um inquietante filme sobre a perversão infantil. Para fechar o mês, um duplo programa de filmes inéditos na Cinemateca, ambos sobre a luta dos negros americanos pelos seus direitos cívicos: uma rara ficção de Roger Corman e um extraordinário documentário sobre Martin Luther King, realizado dois anos após a sua morte.
 
02/03/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Night Watch | Performance
duração total da projeção: 200 min | M/12
09/03/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Nul n’est Parfait | A Perfect Couple
duração total da projeção: 165 min | M/12
16/03/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Clair de Terre | King of the Hill
duração total da projeção: 201 min | M/12
23/03/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Out of the Past | The Other
duração total da projeção: 195 min | M/12
 
30/03/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

The Intruder | King
duração total da projeção: 269 min | M/12
 
02/03/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Night Watch | Performance
duração total da projeção: 200 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
NIGHT WATCH
A Noite dos Mil Olhos
de Brian Hutton
com Elizabeth Taylor, Lawrence Harvey, Billie Whitelaw, Robert Lang
Reino Unido, 1973 – 100 min / legendado em português
PERFORMANCE
de Nicholas Roeg, Donald Cammel
com Mick Jagger, James Fox, Anita Pallenberg
Reino Unido, 1968 – 100 min / legendado em francês e eletronicamente em português

Dois filmes absolutamente diferentes, mas que têm em comum a importância do espaço de uma casa, onde se passam coisas estranhas e onde a integridade mental do protagonista é posta em dúvida. Em NIGHT WATCH, Elizabeth Taylor faz o papel de uma mulher que recupera de uma depressão nervosa e cujo vizinho tem uma atitude estranha. Ela é testemunha de um crime, mas ninguém acredita no que diz e o filme tem um desenlace inesperado. Segundo Marianne Faithfull, PERFORMANCE é o filme que melhor captou um certo espírito da Londres dos anos sessenta, “a Chelsea das pop stars senhoris". Nas palavras do crítico Peter Wollen, o filme é "uma estranha visão da Inglaterra como o seu próprio duplo fantástico". O filme de Roeg e Cammel mostra a história de um gangster que tem de se esconder dos antigos parceiros e aluga um quarto em casa de uma estrela pop em decadência. Esta personagem é interpretada pelo jovem Mick Jagger. No fim da aventura, um homem morre e o outro transforma-se nele. PERFORMANCE não é apresentado nas salas da Cinemateca desde 2015. NIGHT WATCH é uma primeira exibição na Cinemateca.
 
09/03/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Nul n’est Parfait | A Perfect Couple
duração total da projeção: 165 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
NUL N’EST PARFAIT
“Ninguém é Perfeito”
de Claude Chabrol
com Michel Duchaussoy, Caroline Cellier, Louise Rioton
França, 1974 – 55 min / legendado eletronicamente em português
A PERFECT COUPLE
O Casal Perfeito
de Robert Altman
com Paul Dooley, Martha Heflin, Titos Vandis
Estados Unidos, 1979 – 110 min / legendado em português

Este programa aborda, sob o registo da ironia e da irrisão, o eterno tema da conjugalidade, através de dois cineastas que pertencem à mesma geração, embora tenham tido percursos bastante diferentes. Em meados dos anos setenta, Claude Chabrol realizou uma série de cinco filmes para a televisão, reunidos sob o título genérico de “Histórias Insólitas”. A trama narrativa de NUL N’EST PARFAIT é Chabrol em estado puro: um homem acorda mal-disposto todos os dias e, para se acalmar, pensa matar a mulher… Quanto ao filme de Robert Altman, conta a história de um casal que, antes de ser “perfeito”, é improvável: um homem de meia-idade, vindo de uma rígida família e uma mulher muito mais nova do que ele, que se conhecem numa rede de encontros por cassetes vídeo. Como é costume em Altman, as personagens pululam neste filme em que o realizador se aproxima da comédia musical. A PERFECT COUPLE não é apresentado desde 2012. NUL N’EST PARFAIT é uma primeira exibição na Cinemateca.
 
16/03/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Clair de Terre | King of the Hill
duração total da projeção: 201 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
CLAIR DE TERRE
de Guy Gilles
com Patrick Jouanné, Edwige Feuillère, Annie Girardot, Elina Labourdette
França, 1970 – 98 min / legendado eletronicamente em português
KING OF THE HILL
O Rei do Bairro
de Steven Soderbergh
com Jesse Bradford, Jeroen Krabbé, Lisa Eichorn
Estados Unidos, 1993 – 103 min / legendado eletronicamente em português

Guy Gilles (1938-96) foi uma das figuras mais isoladas do cinema francês, embora seja autor de uma vasta obra, parte da qual composta por trabalhos alimentares para a televisão. Gilles podia ter tido uma posição semelhante à de Jean Eustache, mas nunca foi inserido em nenhum grupo e por isso passou um tanto despercebido, apesar de ter tido boa receção crítica. Em CLAIR DE TERRE, a sua segunda longa-metragem, um jovem que vive com o pai em Paris depois da morte da mãe, vai em visita à Tunísia, país onde nasceu. A sua antiga professora põe-no na pista do seu passado. “CLAIR DE TERRE é o filme do regresso ao passado, às lembranças da infância. É menos um filme a admirar do que a amar, pois é um belo gesto de amor por um país, os seus objetos, pelos seres amados, um belíssimo filme intimista”, observou à época Albert Cervoni no L’Humanité. KING OF THE HILL é quase um filme maldito na obra de Soderbergh, pois fracassou à época e desde então foi um tanto esquecido. É um filme delicado e comovente sobre a solidão, ambientado no início dos anos de trinta: numa cidade do Middle West, um rapaz com cerca de 13 anos, separado da família devido a dramas causados pela Grande Depressão, vive sozinho num hotel em decadência. Uma história de aprendizagem, em tons suaves e nostálgicos. Primeiras exibições na Cinemateca.
 
23/03/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Out of the Past | The Other
duração total da projeção: 195 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
OUT OF THE PAST
O Arrependido
de Jacques Tourneur
com Robert Mitchum, Jane Greer, Kirk Douglas, Rhonda Fleming
Estados Unidos, 1947 – 96 min / legendado em português
THE OTHER
O Outro
de Robert Mulligan
com Chris Udvarnoky, Martin Udvarnoky, Uta Hagen, Diana Muldaur
Estados Unidos, 1972 – 99 min / legendado eletronicamente em português

Grande clássico do cinema americano dos anos quarenta, OUT OF THE PAST é um dos mais famosos filmes de Jacques Tourneur e de Robert Mitchum, para cuja carreira contribuiu definitivamente. Mitchum interpreta a figura de um homem que tenta refazer a sua vida, mas é agarrado pelo passado. Obra-prima do filme negro, OUT OF THE PAST joga, como poucos, na atmosfera e nos contrastes entre a luz e a sombra, o dia e a noite. THE OTHER é um dos filmes mais notáveis de Robert Mulligan e teve grande impacto à época. O tema do filme é a violência psicológica. Adaptado de um romance de Tom Tryon, é a história de duas crianças gémeas que vivem com a avó, durante os anos trinta. As duas crianças entregam-se a jogos cheios de maldade, com consequências mortíferas para terceiros. É um filme estranho e perturbante, em que Mulligan trata o tema do mal e das suas duplicidades. THE OTHER não é apresentado na Cinemateca desde 2009.
 
30/03/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
The Intruder | King
duração total da projeção: 269 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
THE INTRUDER
de Roger Corman
com William Shatner, Charles Barnes, Beverly Lunsford
Estados Unidos, 1962 – 84 min / legendado em francês e eletronicamente em português
KING
de Ely Landau
com Martin Luther King, Harry Belafonte, Sidney Poitier, James Earl Johnson, Burt Lancaster
Estados Unidos, 1970 – 185 min / legendado eletronicamente em português

Este programa reúne uma ficção e um documentário, realizados com oito anos de intervalo, que abordam a luta pelos direitos dos negros americanos, nos anos cinquenta e sessenta. A abrir a sessão, um filme relativamente raro de Roger Corman, cuja ação é ambientada numa pequena cidade do Sul, no momento em que leis nacionais proíbem a segregação racial nas escolas e estas passam a ser obrigadas a aceitar alunos negros. Um homem de aparência afável surge na cidade, mas a sua “missão” consiste em incitar a população a recusar a integração racial. Para tanto, não hesita em forjar “provas” acusando um estudante negro de agressão sexual sobre uma mulher branca. Corman constrói um clima de tensão e leva-o ao limiar da explosão. A seguir, um extraordinário documentário que reconstitui o percurso e o combate de Martin Luther King, do célebre boicote dos autocarros no Alabama, em 1956, até ao seu funeral em 1968, atravessando todas as suas etapas como líder político, incluindo o histórico discurso “I have a dream”. KING consiste unicamente num riquíssimo material de arquivo, sem entrevistas nem comentários explicativos, numa demonstração eloquente que os documentos falam por si mesmos. Entre as imagens de atualidades, são inseridas intervenções de celebridades, que não comentam diretamente os factos, mas dizem textos que com eles podem ser relacionados. A apresentar em cópias digitais, em primeiras exibições na Cinemateca.