25/03/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Grécia e Hollywood
The Guns of Navarone
Os Canhões de Navarone
de J. Lee Thompson
com Gregory Peck, David Niven, Anthony Quinn, Irene Papas
Estados Unidos, 1961 - 168 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptação de um livro de Alistair MacLean, THE GUNS OF NAVARONE é um épico de guerra que reproduz a batalha, durante a Segunda Guerra Mundial, ocorrida no Mar Egeu que ficaria conhecida como a “Batalha de Leros”. Aqui, J. Lee Thompson filma a tentativa de conquista, de parte dos aliados, de uma fortaleza controlada pelos nazis. Uma produção que conta com a participação da atriz grega Irene Papas. A apresentar em cópia digital, numa primeira exibição na Cinemateca.
 
25/03/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Imagem por Imagem (Cinema de Animação) | A Monstra na Cinemateca

Em colaboração com Monstra Festival de Animação de Lisboa
Sen Noci Svatojánské
“Sonho de Uma Noite de Verão”
de Jiří Trnka
Checoslováquia, 1959 - 76 min
legendado em português | M/6
Históricos

com a presença de Michaela Mertová
O clássico da dramaturgia shakespeariana visto por um dos nomes maiores da história da animação mundial, que, para muitos, assinou aqui o seu mais belo filme. O checo Jiří Trnka (1912-1969) usa a técnica de marionetas, em que foi mestre, nesta obra-prima da animação, à época premiada em festivais como Cannes, Veneza, Bucareste ou Valencia. A sessão é apresentada por Michaela Mertová do NFA – Národní Filmový archive, de Praga.
 
25/03/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (I)
Solo Ida | Lettere dal Sahara
duração total da projeção: 166 min | M/12
SOLO IDA
de Manuel Soubiès
Espanha, 2005 – 35 min / legendado em português
LETTERE DAL SAHARA
de Vittorio De Seta
com Djibril Kébé, Luciano Cravino, Thierno Ndiaye Doss
Itália, 2006 – 131 min / legendado eletronicamente em português

SOLO IDA é um comovente documentário, filmado em tempo real, num ferry que liga Marrocos a Espanha. O filme consiste num plano fixo filmado do tombadilho do barco, apontando para a Europa, enquanto ouvimos em off os testemunhos de quatro indivíduos que já emigraram e vivem na Espanha e nos contam as suas esperanças e os seus sonhos. Vittorio De Setta (1923-2011) é uma personalidade isolada no cinema italiano, conhecido sobretudo pelas suas esplêndidas curtas-metragens documentais dos anos cinquenta e a longa BANDITI A ORGOSOLO. Em LETTERE DAL SAHARA, acompanhamos um imigrante africano das águas do Mediterrâneo às ruas de Itália, antes do seu regresso à aldeia natal e do reencontro com o seu antigo professor. A tese do filme é diametralmente oposta à visão que prevalece sobre a presença dos imigrantes africanos na Europa. Na opinião de De Seta, o Ocidente deveria adotar certos modos de vida praticados em África para se salvar, tais como o espírito comunitário, os fortes laços de família e o altruísmo. SOLO IDA é uma primeira exibição na Cinemateca.

 
25/03/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: Cinemateca Grega (Tainiothiki tis Ellados)
Bétti | Athínai | The Red Bank James Joyce: Ta Tetrádia Ton Ellinikón Tou
duração total da projeção: 97 min | M/16
BÉTTI
“Betty”
de Dimitris Stavrakas
Grécia, 1979 – 32 min / legendado eletronicamente em português
ATHÍNAI
“Atenas”
de Eva Stefani
Reino Unido, Grécia, 1995 – 36 min / legendado eletronicamente em português
THE RED BANK JAMES JOYCE: TA TETRÁDIA TON ELLINIKÓN TOU
“The Red Bank James Joyce: Os Seus Cadernos Gregos”
de Vouvoula Skoura
Grécia, 2014 – 29 min / legendado eletronicamente em português

Esta sessão de curtas-metragens reúne alguns exemplos da diversificação e experimentação do cinema grego depois da década de setenta: BÉTTI é um exemplo pioneiro do cinema queer grego, enquanto que ATHÍNAI nos traz um documentário sobre a vida de uma certa Atenas, à volta da sua estação de comboios, e THE RED BANK JAMES JOYCE… põe em confronto a herança da cultura grega com um dos autores europeus mais celebrados da história da literatura. A apresentar em cópias digitais. Primeiras exibições na Cinemateca.