15/03/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (I)
Dirty Pretty Things
Estranhos de Passagem
de Stephen Frears
com Chiwetal Ejiofor, Audrey Tautou, Sergi López
Reino Unido, 2002 - 97 min
legendado em português | M/16
Em DIRTY PRETTY THINGS, Stephen Frears mostra-nos as peripécias de um nigeriano que vive ilegalmente em Londres. Embora tenha um diploma de médico, o homem vive de pequenos empregos. Um dia oferecem-lhe trabalho em cirurgias ligadas ao tráfico de órgãos humanos, em troca de um visto de residente. “Não há filme sobre o que é, de facto, a ‘nova Europa’ mais eloquente do que este. O filme de Frears é um olhar sobre o novo tipo de cosmopolitismo das grandes metrópoles europeias, transformadas em verdadeiros caldeirões sócio-étnico-religiosos. No entanto, a perspetiva do filme nunca é, de modo declarado, uma perspetiva de ‘análise’ ou de ‘leitura’. A ‘discussão’, por assim dizer, fica para o espectador, no fim da projeção” (Luís Miguel Oliveira).
 
15/03/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
As Cinematecas Hoje: Cinemateca Grega (Tainiothiki tis Ellados)
O Drakos
“O Ogre de Atenas”
de Nikos Koundouros
com Dinos Iliopoulos, Margarita Papageorgiou, Giannis Argyris
Grécia, 1956 - 84 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Obra central de todo o cinema grego, O DRAKOS traz a história de um “falso culpado”: aqui, um homem tímido e fraco que, descobrindo as suas semelhanças físicas com um famoso líder criminoso, abandona a sua vida para assumir esse papel e liderar um pequeno grupo de delinquentes. Primeira exibição na Cinemateca.
 
15/03/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (I)
De l’Autre Côté
de Chantal Akerman
França, Bélgica, 2002 - 103 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Chantal Akerman começou a praticar, muito cedo na sua carreira, simultaneamente o cinema de ficção e documental. No mesmo ano do proustiano LA CAPTIVE, foi até à fronteira entre o México e os Estados Unidos para filmar DE L’AUTRE CÔTÉ. É a questão da imigração ilegal (do México para os EUA) e das medidas preventivas para a conter (são incontáveis os mexicanos mortos a tentar atravessar a fronteira) que mobiliza o olhar de Akerman, num filme que se centra nos locais da fronteira propriamente ditos e em depoimentos de gente que perdeu familiares a tentar passar para “o outro lado”. “Tudo isto existe (mas é muito mais complicado do que isso) e é preciso esquecê-lo quando se está lá. É preciso saber que existe e no entanto esquecê-lo para que possa existir”, observou a realizadora a propósito deste filme. 16 anos depois de realizado e dois depois do início da era Trump, o filme, no qual vemos um muro na fronteira, continua plenamente atual. A apresentar em cópia digital.
 
15/03/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: Cinemateca Grega (Tainiothiki tis Ellados)
To Bloko
“O Bloco”
de Adonis Kyrou
com Xenia Kalogeropoulou, Alexandra Ladikou, Giannis Fertis
Grécia, 1965 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos filmes centrais da nova vaga de cinema grego recupera as histórias da resistência antinazi, no país, e conta a história de uma noite em que um grupo de resistentes luta contra as manobras de controlo do opressor, sobre as suas operações, após a captura de um contrabandista. Primeira exibição na Cinemateca.