CICLO
Ante-Estreias


A curta-metragem ALEGRIA QUE VEM, de Eduardo Jorge de Oliveira, é apresentada com VIDROS PARTIDOS, de Víctor Erice, numa sessão que conta com a participação de Eduardo Jorge de Oliveira e Maria Filomena Molder. A rubrica “Ante-estreias” de fevereiro reúne ainda, numa mesma sessão, oito vídeo-ensaios de Luís Azevedo, Luís Mendonça, Ricardo Vieira Lisboa e Ricardo Pinto de Magalhães, quatro ativos vídeo-ensaistas portugueses especialmente atentos à História do cinema.
 
 
01/02/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ante-Estreias

Alegria Que Vem | Vidros Partidos
duração total da projeção: 68 min | M/12
 
22/02/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Ante-Estreias

8 Vídeo-Ensaios
duração total da projeção: 55 min (aprox.) | M/12
01/02/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Alegria Que Vem | Vidros Partidos
duração total da projeção: 68 min | M/12
com a presença de Eduardo Jorge de Oliveira e Maria Filomena Molderprojeção seguida de conversa
ALEGRIA QUE VEM
de Eduardo Jorge de Oliveira
Alemanha, 2018 – 33 min / legendado em inglês
VIDROS PARTIDOS
de Víctor Erice
Portugal, Espanha, 2012 – 35 min

ALEGRIA QUE VEM (ou LA JOIE QUI VIENT, primeira apresentação em Portugal) propõe-se como um filme-ensaio que organiza “uma cartografia da alegria” a partir do encontro de Eduardo Jorge de Oliveira com os filósofos Maria Filomena Molder, em Lisboa, e Jean-Luc Nancy, em Estrasburgo. O texto em off começa assim: “A alegria possui um ou vários sentidos, mas nem sempre tem sentido. A alegria neste filme é trânsito, não apenas viagem, pois circula e propaga-se entre aqueles que se deslocaram e sobretudo pelo que escreveram.” A sessão prossegue com o filme referido por Molder em ALEGRIA QUE VEM, VIDROS PARTIDOS, segmento realizado por Víctor Erice para o coletivo CENTRO HISTÓRICO (em que igualmente participam Manoel de Oliveira, Pedro Costa e Aki Kaurismaki). Erice fixa-se nas memórias de (ex-)operários de uma fábrica centenária de Guimarães, encerrada em 2002. É nas instalações do refeitório da Fábrica de Fiações e Tecidos do Rio Vizela, na região do Vale do Ave, entretanto conhecida como “a fábrica dos vidros partidos”, que se registam as palavras e os rostos de antigos operários.
 
22/02/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ante-Estreias
8 Vídeo-Ensaios
duração total da projeção: 55 min (aprox.) | M/12
com a presença dos vídeo-ensaístas

projeção seguida de conversa
PROJECÇÕES SOBRE SHERLOCK JR.
de Luís Mendonça
Portugal, 2016 – 4 min
DELPHINE APRISIONADA
de Ricardo Pinto de Magalhães
Portugal, 2017 – 6 min
ORSON WELLES – WHO IS THIS MAN?
de Luís Azevedo
Portugal, 2018 – 5 min 
VOLLEYBALL HOLIDAY 2.0
de Ricardo Vieira Lisboa
Portugal, 2018 – 9 min
CORPO QUENTE, CORPO FRIO
de Luís Mendonça
Portugal, 2016 – 9 min
DOG HELL – WHY DO DOGS DIE IN WES ANDERSON MOVIES?
de Luís Azevedo
Portugal, 2018 – 6 min / sem legendas
L’ANNÉE DERNIÈRE À TWIN PEAKS
de Ricardo Pinto de Magalhães
Portugal, 2018 – 15 min
A PUSSY BY THE WINDOW
de Ricardo Vieira Lisboa
Portugal, 2017 – 7 min / sem legendas

“A partilha de ficheiros online de grandes dimensões e a democratização de sistemas de edição de imagem não lineares inspirou uma renovada vitalidade no filme ensaio, popularizada na prática digital dos vídeo-ensaios”, notam Luís Azevedo, Luís Mendonça, Ricardo Vieira Lisboa e Ricardo Pinto de Magalhães, que vêm à Cinemateca apresentar trabalhos realizados neste contexto. Composta por títulos e alinhamento sugeridos pelos quatro autores, a sessão propõe oito vídeo-ensaios realizados nos últimos três anos, “um conjunto de oito pequenos filmes que percorrem a história do cinema: do mudo à última produção de Wes Anderson, passando pelo cinema clássico de Hollywood e pela mitologia de Delphine Seyrig”.