19/02/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (II)
S 21 – La Machine de Mort Khmère Rouge
de Rithy Panh
França, Camboja, 2003 - 101 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O franco-cambojano Rithy Panh é hoje um dos mais conceituados nomes no universo do cinema documental. S-21 – LA MACHINE DE MORT KHMÈRE ROUGE é uma evocação das atrocidades do regime de Pol Pot, através da visita a uma prisão (a S-21) que era uma das “fábricas de morte” dos Khmers Vermelhos (ao todo, perto de dois milhões de cambojanos foram assassinados). Antigas vítimas reencontram antigos torcionários (agora empregados como guias na prisão, transformada em “monumento”), trazendo à superfície memórias que não podem ficar perdidas no tempo.
 
19/02/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Cinema de Michael Snow
Conversa com Michael Snow
em inglês, sem tradução simultânea
entrada livre mediante levantamento de ingresso na bilheteira
Conversa com Michael Snow em que será abordada a sua obra cinematográfica e em que participará também Peggy Gale, curadora, ensaísta e crítica, e uma das responsáveis pelo importante projeto “Digital Snow”, que documenta as várias facetas da multidisciplinar obra de Michael Snow.

 
19/02/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Cinema de Michael Snow
Dripping Water | Side Seat Paintings Slides Sound Film | So is This
duração total da projeção: 73 min | M/12
DRIPPING WATER
de Michael Snow, Joyce Wieland
Canadá, 1969 – 10 min / sem diálogos
SIDE SEAT PAINTINGS SLIDES SOUND FILM
de Michael Snow
Canadá, 1970 – 20 min / sem legendas
SO IS THIS
de Michael Snow
Canadá, 1982 – 43 min / mudo, sem legendas

Sobre DRIPPING WATER, realizado conjuntamente por Michael Snow e pela cineasta Joyce Wieland, Jonas Mekas escreveu: "Não vê nada além de um prato branco e cristalino, e a água pingando no prato, do teto, do alto, e ouve-se o som da água a pingar (...) Um filme que eleva o objeto e deixa o espectador com uma atitude mais refinada em relação ao mundo em seu redor; pode abrir os olhos para o mundo fenomenal." SIDE SEAT PAINTINGS SLIDES SOUND FILM consiste na filmagem e na gravação de som da projeção de um conjunto de slides que reportam a pinturas e a trabalhos noutros media realizados por Snow entre 1955 e 1965, identificados pela voz do próprio. Rejeitando a autobiografia, o autor identifica o filme como um trabalho de reciclagem. SO IS THIS corresponde a um texto filmado que se dirige diretamente ao espectador, oferecendo-lhe uma complexa e surpreendente experiência."This is the title of this film. So is this." Trata-se de um filme-texto (sem outras imagens) cheio de humor em que Snow procede a uma “desfamiliarização” do cinema e da linguagem, criando uma espécie de poesia concreta em movimento. Primeiras exibições na Cinemateca.