19/12/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver

Por sugestão dos espectadores
Tous les Matins du Monde
Todas as Manhãs do Mundo
de Alain Corneau
com Gérard Depardieu, Jean-Pierre Marielle, Anne Brochet
França, 1991 - 115 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Ambientado no século XVII, entre músicos da corte de Luís XIV, este filme foi um inesperado sucesso, que contribuiu para a moda da música barroca em finais do século XX. Os protagonistas existiram verdadeiramente: são Marin Marais e o seu antigo mestre Sainte-Colombe, que vive retirado, recusando as glórias do mundo e critica violentamente o seu antigo aluno por este tocar na Corte. No entanto, Marais continua a ver secretamente a filha de Sainte-Colombe. A música é interpretada por nomes célebres, como Jordi Savall e Montserrat Figueras. Tony Rains observou que “os filmes de época costumam ser sinónimo de excesso e desenrolam-se diante das câmaras, seguros de que estão a mostrar a História. TOUS LES MATINS DU MONDE é organizado de maneira muito diferente.” Primeira exibição na Cinemateca.
 
19/12/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Imagem por Imagem (Cinema de Animação)
Arthur Christmas
Arthur Christmas
de Sarah Smith, Barry Cook
Reino Unido, Estados Unidos, 2011 - 97 min
legendado em português | M/6
O grande mistério do método que o Pai Natal tem para conseguir entregar todas as prendas na mesma noite é enfim revelado. Com as novas tecnologias, nada mais fácil, aliás. Mas quando se deteta uma falha e se percebe que há uma criança que não vai ter prenda no próximo Natal, o seu filho Arthur, que até costuma ser bastante desajeitado, há que recorrer ao método clássico e tentar remediar a situação com um velhinho trenó puxado a renas. Acredita? Se tem dúvidas, venha ver esta sumptuosa produção da animação contemporânea, exemplo, neste caso, de um requinte baseado no recurso aos efeitos digitais e à animação computorizada, mas sem perder de vista a animação tradicional e tridimensional. Sarah Smith é uma veterana da televisão britânica, Barry Cook foi um dos realizadores do clássico da Disney, MULAN.
 
19/12/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Manoel de Oliveira Integral – O Visível e o Invisível (I)
O Passado e o Presente
de Manoel de Oliveira
com Maria de Saisset, Bárbara Vieira, Pedro Pinheiro, Manuela de Freitas, Duarte de Almeida
Portugal, 1971 - 115 min | M/12
Adaptado de uma peça de Vicente Sanches, O PASSADO E O PRESENTE é um dos mais discutidos filmes de Oliveira e um dos seus trabalhos mais próximos do humor feroz de Luis Buñuel. Uma sátira social sobre uma mulher obcecada pelas memórias dos maridos defuntos e que não consegue amar os maridos vivos. A morte do segundo faz reviver uma série de situações, juntando o macabro e o grotesco. Primeiro título da “tetralogia dos amores frustrados”, que o liga a BENILDE OU A VIRGEM MÃE, AMOR DE PERDIÇÃO e FRANCISCA, O PASSADO E O PRESENTE é o grande “necrofilme português”, como lhe chamou João César Monteiro.
 
19/12/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Manoel de Oliveira Integral – O Visível e o Invisível (I)
Benilde ou A Virgem Mãe
de Manoel de Oliveira
com Maria Amélia Matta, Jorge Rola, Jacinto Ramos, Maria Barroso, Augusto de Figueiredo, Glória de Matos
Portugal, 1974 - 106 min | M/12
BENILDE OU A VIRGEM MÃE é a adaptação fiel da peça homónima de José Régio (1947) e foi o filme que marcou a consagração internacional de Oliveira. É uma obra que nos leva à significação última da corporalidade e da oralidade, permanentes manifestações da morte ou da luta contra ela. Maria Barroso e Augusto de Figueiredo que, à data da estreia da peça tinham representado os protagonistas, surgem agora nos papéis da criada e do padre.