21/11/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos de Cinemateca
L’Avventura
A Aventura
de Michelangelo Antonioni
com Monica Vitti, Lea Massari, Gabriele Ferzetti, Dominique Blanchar
Itália, 1960 - 136 min
legendado em português | M/12
70 Anos, 70 Filmes

1ª Parte: 35 Histórias da História da Cinemateca (I)
Uma das visitas mais célebres à Cinemateca terá sido, sem dúvida, a de Michelangelo Antonioni, em 1985, quando foi apresentada uma retrospetiva integral das suas longas-metragens. Autor marcante do cinema europeu do pós-guerra, o realizador italiano não receou procurar uma nova linguagem cinematográfica para retratar aquele que era, também, um novo sentimento: a separação de classes e a alienação da burguesia italiana e europeia nas décadas que se seguiram ao final da Segunda Guerra Mundial. Anos de paz, portanto, e da convulsão interior a partir da qual o cineasta trouxe um novo tempo para o cinema. “Itinerário sentimental de um par” (nas palavras de Antonioni), L’AVVENTURA é o primeiro filme da sua famosa trilogia, justamente, sobre a alienação. Uma mulher desaparece durante um cruzeiro no Mediterrâneo. O namorado e uma amiga tentam encontrá-la e acabam por tornar-se amantes.  L’AVVENTURA é um dos mais belos filmes de Antonioni e uma obra marcante do cinema europeu. 
 
21/11/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
InShadow 2018

Em colaboração com o InShadow – Lisbon Screen Dance Festival
Connection Lost | De Cuerpo Presente | Folclore Cristal | El Taller Estudio Nº 18 | In London
duração total da projeção: 66 minutos | M/12
CONNECTION LOST
de Marilú Aguilar
México, 2016 – 4 min / sem diálogos
DE CUERPO PRESENTE
de Rodrigo Fernández–Puerto Audiovisual
Chile, 2017 – 10 min / legendado em português
FOLCLORE CRISTAL
de Proyecto Corporalidad Expandida–Folclore Cristal
Argentina, 2016  –  6 min / legendado em português
EL TALLER ESTUDIO Nº18
de Tolesano Damián–Prates Cristina
Argentina, 2015 – 9 min / sem diálogos
IN LONDON
de Thibaut Ras 
Reino Unido, 2017 – 37 minutos / sem diálogos

Para esta segunda sessão, o Festival InShadow propõe o programa "Corpos Sociais", uma  seleção de quatro filmes que abordam a relação do corpo com a cidade, realizada por Ladys Gonzalez, Ximena Monroy e Denise Matta entre as várias propostas que circulam nos festivais membros da REDIV – Red Iberoamericana de Videodanza. A sessão termina com IN LONDON, de Thibaut Ras, que também reflete sobre a relação da dança com o cinema em contexto urbano.
 
21/11/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: Cinemateca Sueca (Svenska Filminstitutet)
Älskande Par
Amor em Tons Eróticos
de Mai Zetterling
com Harriet Andersson, Gunnel Lindblom, Gio Petri
Suécia, 1964 - 118 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/16
Mai Zetterling (1925-94) formou-se no Conservatório de Teatro de Estocolmo e fez uma dupla carreira como atriz e realizadora, tendo realizado nada menos de dezoito longas-metragens. Em ÄLSKANDE PAR, três mulheres grávidas rememoram as suas vidas sexuais. Jon Wengström considera-o “o melhor filme da melhor realizadora sueca”, ao passo que o escritor Claude Ollier opinou: “É uma obra cerrada mas nada confusa, pródiga sem dilapidação, elegante sem maneirismo. A realizadora sueca exprime-se num registo que se situa entre a austeridade desconfortável de Bergman e o barroquismo melodramático de Sjöberg”. Primeira exibição na Cinemateca, a apresentar em cópia digital.
 
21/11/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos de Cinemateca
The Deer Hunter
O Caçador
de Michael Cimino
com Robert De Niro, Christopher Walken, John Savage, John Cazale, Meryl Streep, George Dzundza
Estados Unidos, 1978 - 183 min
legendado em espanhol e eletronicamente em português | M/18
70 Anos, 70 Filmes

1ª Parte: 35 Histórias da História da Cinemateca (I)
Dos aceiros da Pensilvânia às selvas do Vietname, da bucólica paisagem onde os amigos caçam veados, à febril e mórbida atmosfera de Saigão em plena derrocada e retirada do exército americano, Michael Cimino leva-nos por uma viagem "ao fim do inferno", como muito bem diz o título francês, e que é também uma reflexão sobre a América de hoje. Michael Cimino, que esteve em Lisboa para a retrospetiva que a Cinemateca lhe dedicou em 2005, foi outra presença memorável.