08/11/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
CINED – Crescer com o Cinema

Em colaboração com os Filhos de Lumière – Associação Cultural
Mies Vailla Menneisyytta
O Homem sem Passado
de Aki Kaurismäki
com Kati Outinen, Markku Peltola, Sakari Kuosmanen
Alemanha, Finlândia, Grécia, 2002 - 97 min
legendado em português | M/12
Projeção seguida de conversa com o público.
O HOMEM SEM PASSADO é a segunda parte da trilogia finlandesa de Aki Kaurismäki. Uma comédia dramática, que conta a história de um homem que chega a Helsínquia e perde a memória na sequência de uma bárbara agressão e é “salvo” pelo encontro com uma mulher do Exército de Salvação. Silencioso e colorido, o filme de Kaurismäki presta uma discreta homenagem a Ozu. A apresentar em cópia digital.
 
08/11/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
70 Anos de Cinemateca
Der Tod der Maria Malibran
“A Morte de Maria Malibran”
de Werner Schroeter
com Magdalena Montezuma, Christine Kaufmann, Ingrid Caven
República Federal da Alemanha, 1971 - 109 min
legendado eletronicamente em português | M/16
70 Anos, 70 Filmes

1ª Parte: 35 Histórias da História da Cinemateca (I)
Werner Schroeter (1945-2010) impôs-se desde as suas primeiras obras como um dos maiores nomes do cinema alemão ao apresentar um universo único, que conjuga domínios como a ópera, o teatro, a literatura e a pintura. Sétima longa-metragem do realizador, DER TOD DER MARIA MALIBRAN é um dos filmes mais célebres e mais belos realizados por Werner Schroeter num período particularmente fecundo do seu trabalho. Inspirando-se no mito de uma célebre cantora de inícios do século XIX, é um filme sobre os mitos da ópera, feito por um apaixonado pelo género, um filme sobre “a voz como extensão da vida, como veículo de libertação e de morte” (José Manuel Costa). Uma das grandes obras de um poeta do cinema, um dos raros cineastas verdadeiramente independentes que aqui teve presenças memoráveis e cujos filmes deixaram uma marca fortíssima, desde o mítico “Ciclo de Cinema Alemão” realizado logo em 1981 (no ano seguinte à abertura da sala na Barata Salgueiro), que cruzava títulos do cinema mudo com o Novo Cinema Alemão, a uma importante retrospetiva, realizada em 2014, já depois da morte de Schroeter.
 
08/11/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos de Cinemateca
Ride Lonesome
O Homem que Luta Só
de Budd Boetticher
com Randolph Scott, Karen Steele, Pernell Roberts, James Best, Lee Van Cleef, James Coburn
Estados Unidos, 1959 - 73 min
legendado eletronicamente em português | M/12
70 Anos, 70 Filmes

1ª Parte: 35 Histórias da História da Cinemateca (I)
Organizado no terceiro ano de exibições quotidianas na Barata Salgueiro (1982), o Ciclo integral dedicado a Budd Boetticher desbravava terreno em várias áreas: além da dimensão de retrospetiva de autor, abordava consistentemente um universo (o Western) cujo tratamento mais exaustivo por via de outros decisivos Ciclos individuais, ou do próprio “ciclo de género”, só viriam a acontecer depois, e representava ainda uma forte chamada de atenção para a produção de “série B”. Mais do que isso, a presença do próprio realizador tornou-se uma das mais memoráveis dentre as muitas que marcaram a história da Cinemateca, graças à força, à originalidade e ao entusiasmo do visitante (ele que aqui chegava previamente conquistado pelo país, por via da sua paixão pela tauromaquia, que também abordara no seu cinema…). RIDE LONESOME é, para muitos, a obra-prima do que ficou conhecido como “ciclo Ranown” (os famosos westerns com o ator Randolph Scott e produzidos por Harry Joe Brown). A história é mais uma variação sobre o tema do homem que persegue os assassinos da sua mulher. Desta vez Scott tem a seu lado um foragido também interessado na captura do assassino. Um fim inesperado, genial na sua secura e despojamento. A apresentar em cópia digital.
 
08/11/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: Cinemateca Sueca (Svenska Filminstitutet)
Berg-Ejvind och Hans Hustru
Os Proscritos
de Victor Sjöström
com Victor Sjöström, John Ekman, Edith Erastoff, Nils Arehn
Suécia, 1918 - 110 min
mudo, intertítulos em sueco legendados eletronicamente em português | M/12
com a presença de Jon Wengström

com acompanhamento ao piano na sessão de dia 8 por Filipe Raposo
No período mudo, o cinema sueco atingiu uma qualidade excecional, sobretudo através dos nomes de Victor Sjöström (que também era um grande ator) e Mauritz Stiller, dois cineastas cujos temperamentos eram muito diferentes. Grande clássico da História do cinema, OS PROSCRITOS é a história de dois amantes ilícitos que se refugiam numa região isolada da Islândia. Filmado em grande parte ao ar livre, com um domínio espantoso dos cenários naturais, “O Proscrito e a sua Mulher” (título original do filme) é uma poderosa obra-prima, sobre a qual declarou Louis Delluc, à época: "Eis sem dúvida o mais belo filme do mundo.” OS PROSCRITOS é um hino aos amantes malditos, mas também à luz e às sombras, experimentadas em todos os planos do filme, muitos verdadeiramente estarrecedores. A apresentar numa cópia proveniente de um restauro fotoquímico, com a recriação dos intertítulos originais e catorze minutos a mais do que nas versões conhecidas.