CICLO
História Permanente do Cinema Português


Em outubro, levados uma vez mais pelo imperativo de divulgar novas cópias tiradas no laboratório de restauro da Cinemateca (onde, como sempre fizemos, vamos trabalhando em paralelo sobre todas as épocas e vertentes do cinema feito em Portugal), a “História Permanente” é dedicada aos filmes produzidos pelo Estado Novo no âmbito da “Campanha Nacional de Educação de Adultos” (CNEA, 1952-1956). Parte integrante do “Plano de Educação Popular” lançado no mesmo ano de 1952, produto das grandes contradições enfrentadas pelo regime no contexto europeu do pós-guerra (em que a continuidade obrigava a um esforço de “aggiornamento” tendente a melhorar alguns dos mais graves indicadores sociais como a taxa de analfabetismo), a campanha foi uma iniciativa de explícita propaganda ideológica que, porém, teve nesta incursão cinematográfica aspectos interessantes e, no nosso contexto, inovadores. Centrada na produção de filmes curtos (32 no total, aos quais foram acrescentados sete sobre educação sanitária comprados à Walt Disney), divulgada nas salas de cinema mas também através de unidades móveis de projeção e ainda com ligações ao sistema educativo, foi através dela que algumas populações mais isoladas tiveram um primeiro contacto com o cinema e foi por ela que os meios do cinema entraram em parte das escolas. O que se dá a ver é uma amostra representativa do conjunto – sete filmes, produzidos entre 1952 e 1955, três dos quais em cópias novas resultantes de trabalhos de preservação analógica feitos no ano corrente. A sessão é apresentada pela professora e investigadora Raquel Pereira Henriques do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.
 
 
29/10/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo História Permanente do Cinema Português

Eu Fui ao Jardim Celeste | Confissões de um Analfabeto | Bom Dia, Senhora Professora! | Rádio Comunicações | A Roda Presa | O Emigrante | Economia do Dinheiro
duração total da projeção: 75 min | M/6
 
29/10/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
História Permanente do Cinema Português
Eu Fui ao Jardim Celeste | Confissões de um Analfabeto | Bom Dia, Senhora Professora! | Rádio Comunicações | A Roda Presa | O Emigrante | Economia do Dinheiro
duração total da projeção: 75 min | M/6
Campanha Nacional de Educação de Adultos

Sessão apresentada por Raquel Pereira Henriques
EU FUI AO JARDIM CELESTE
de Orlando Vitorino, Azinhal Abelho
Portugal, 1952 – 8 min
CONFISSÕES DE UM ANALFABETO
de Carlos Marques
com Vasco Santana
Portugal, 1953 – 9 min
BOM DIA, SENHORA PROFESSORA!
de Fernando Garcia
com Mariana Vilar
Portugal,1954 – 23 min
RÁDIO COMUNICAÇÕES
de João Mendes
Portugal, 1954 – 12 min
A RODA PRESA
de João Mendes
Portugal, 1954 – 7 min
O EMIGRANTE
de João Mendes
Portugal, 1955 – 3 min
A ECONOMIA DO DINHEIRO
de João Mendes
Portugal, 1955 – 13 min

Em sete filmes, cobre-se quase todo o intervalo das produções da CNEA e os quatro (cinco) realizadores que mais filmaram para a campanha, a saber (por ordem de quantidade de títulos que assinaram) João Mendes, Carlos Marques, Fernando Garcia e a dupla Orlando Vitorino / Azinhal Abelho. Cobre-se, também, a variação de registos, que iam do documentário mais tradicional aos episódios ficcionados, e alguma da variação temática, embora, neste programa, com ênfase na promoção geral da educação e especificamente da alfabetização (o grande foco da campanha na sua primeira fase, depois complementado com temas ligados ao desenvolvimento económico e tecnológico – de que incluímos dois títulos – e, finalmente, à higiene e saúde pública, aqui já não abordada). No caminho, voltamos a exibir um episódio daquele que é porventura o subconjunto mais emblemático da série – as histórias do “Zé analfabeto”, realizadas por Carlos Marques e protagonizadas por Vasco Santana. Além de contribuir para um conhecimento mais fino do nosso cinema naquela que é tida como a mais ingrata década dele, o programa recoloca a questão: em que medida as próprias características da imagem em movimento acarretam sempre, por inerência, alguma dose de desarrumação dos intentos da propaganda? Os filmes BOM DIA, SENHORA PROFESSORA!, O EMIGRANTE e A ECONOMIA DO DINHEIRO são exibidos em cópias novas tiradas no laboratório da Cinemateca.