29/10/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
História Permanente do Cinema Português
Eu Fui ao Jardim Celeste | Confissões de um Analfabeto | Bom Dia, Senhora Professora! | Rádio Comunicações | A Roda Presa | O Emigrante | Economia do Dinheiro
duração total da projeção: 75 min | M/6
Campanha Nacional de Educação de Adultos
Sessão apresentada por Raquel Pereira Henriques
EU FUI AO JARDIM CELESTE
de Orlando Vitorino, Azinhal Abelho
Portugal, 1952 – 8 min
CONFISSÕES DE UM ANALFABETO
de Carlos Marques
com Vasco Santana
Portugal, 1953 – 9 min
BOM DIA, SENHORA PROFESSORA!
de Fernando Garcia
com Mariana Vilar
Portugal,1954 – 23 min
RÁDIO COMUNICAÇÕES
de João Mendes
Portugal, 1954 – 12 min
A RODA PRESA
de João Mendes
Portugal, 1954 – 7 min
O EMIGRANTE
de João Mendes
Portugal, 1955 – 3 min
A ECONOMIA DO DINHEIRO
de João Mendes
Portugal, 1955 – 13 min
Em sete filmes, cobre-se quase todo o intervalo das produções da CNEA e os quatro (cinco) realizadores que mais filmaram para a campanha, a saber (por ordem de quantidade de títulos que assinaram) João Mendes, Carlos Marques, Fernando Garcia e a dupla Orlando Vitorino / Azinhal Abelho. Cobre-se, também, a variação de registos, que iam do documentário mais tradicional aos episódios ficcionados, e alguma da variação temática, embora, neste programa, com ênfase na promoção geral da educação e especificamente da alfabetização (o grande foco da campanha na sua primeira fase, depois complementado com temas ligados ao desenvolvimento económico e tecnológico – de que incluímos dois títulos – e, finalmente, à higiene e saúde pública, aqui já não abordada). No caminho, voltamos a exibir um episódio daquele que é porventura o subconjunto mais emblemático da série – as histórias do “Zé analfabeto”, realizadas por Carlos Marques e protagonizadas por Vasco Santana. Além de contribuir para um conhecimento mais fino do nosso cinema naquela que é tida como a mais ingrata década dele, o programa recoloca a questão: em que medida as próprias características da imagem em movimento acarretam sempre, por inerência, alguma dose de desarrumação dos intentos da propaganda? Os filmes BOM DIA, SENHORA PROFESSORA!, O EMIGRANTE e A ECONOMIA DO DINHEIRO são exibidos em cópias novas tiradas no laboratório da Cinemateca.