24/10/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Luis Ospina

Em colaboração com o Doclisboa
Encontro com Luis Ospina
Entrada livre, mediante levantamento de ingresso na bilheteira.
Encontro com Luis Ospina em que este abordará a sua obra cinematográfica a partir desta extensa retrospetiva.
 
24/10/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Doclisboa: Luis Ospina

Em colaboração com o Doclisboa
Autorretrato Póstumo de Lorenzo Jaramillo | Nuestra Película
duração total da projeção: 105 min
legendados eletronicamente em português e inglês | M/12
Com a presença de Luis Ospina
AUTORRETRATO PÓSTUMO DE LORENZO JARAMILLO
de Luis Ospina
Colômbia, 1993 – 9 min
NUESTRA PELÍCULA
de Luis Ospina
Colômbia, 1993-95 – 96 min

Em AUTORRETRATO PÓSTUMO DE LORENZO JARAMILLO Rosario Jaramillo interpreta um monólogo do seu irmão, o pintor Lorenzo Jaramillo. Face a uma morte que se anunciava devido à SIDA, em NUESTRA PELÍCULA Jaramillo passa em revista a sua vida. Como Wim Wenders em LIGHTNING OVER WATER (cujas imagens são aqui evocadas), Ospina filma o amigo a falar de forma apaixonada sobre pintura, cinema e muitos outros assuntos. Um retrato comovente de uma mente brilhante.
 
24/10/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Luis Ospina

Em colaboração com o Doclisboa
Fotofijaciones: Retrato Hablado de Eduardo Carvajal | Cali: De Película | Cámara Ardiente
duração total da projeção: 91 min
legendados eletronicamente em português e inglês | M/12
Com a presença de Luis Ospina
FOTOFIJACIONES: RETRATO HABLADO DE EDUARDO CARVAJAL
de Luis Ospina
Colômbia, 1989 – 26 min
CALI: DE PELÍCULA
de Luis Ospina, Carlos Mayolo
Colômbia, 1973 – 14 min
CÁMARA ARDIENTE
de Luis Ospina
Colômbia, 1990-91 – 51min

No seu “retrato falado”, Eduardo “La Rata” Carvajal, conhecido fotógrafo colombiano, discorre sobre o seu trabalho enquanto fotógrafo de cena que acompanhou os bastidores das rodagens de alguns dos filmes mais importantes da história do cinema colombiano dos anos setenta e oitenta. CALI: DE PELÍCULA é um documentário satírico sobre a mais importante feira de Cali, realizada anualmente no final de dezembro. Coassinado por Ospina e Carlos Mayolo, o filme conta com Eduardo Carvajal como assistente de realização, três amigos que registam impressões da “Feria de Cali” no ano de 1972. A sessão termina com CÁMARA ARDIENTE, filme-investigação em que os habitantes de Cali respondem a perguntas sobre felicidade, dinheiro, amor, tempos livres e sonhos.
 
24/10/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Luis Ospina

Em colaboração com o Doclisboa
A Movie | Cosmic Ray | Report | Marilyn Times Five | Crossroads | Easter Morning
duração total da projeção: 100 min | M/12
Carta Branca a Luis Ospina

Com a presença de Luis Ospina
A MOVIE
Estados Unidos, 1958 – 12 min / sem diálogos
COSMIC RAY
Estados Unidos, 1962 – 15 min / sem diálogos
REPORT
Estados Unidos, 1967 – 13 min / legendado eletronicamente em português e inglês
MARILYN TIMES FIVE
Estados Unidos, 1973 – 14 min / sem diálogos
CROSSROADS
Estados Unidos, 1976 – 36 min / sem diálogos
EASTER MORNING
Estados Unidos, 2008 – 10 min / sem diálogos
de Bruce Conner

Uma sessão inteiramente composta por importantes filmes de Bruce Conner, pioneiro no domínio do “found footage”, que exerceu uma forte influência sobre todo o cinema de Ospina. A MOVIE é um célebre trabalho de colagem que junta fragmentos de filmes de série B, atualidades e outros materiais numa composição exemplar. Em COSMIC RAY, What’d I Say, de Ray Charles, serve de acompanhamento a uma colagem que remete diretamente para a questão atómica. REPORT assenta em imagens do assassinato de J. F. Kennedy, em que a repetição produz uma meditação sobre o marcante acontecimento e a sua representação, e em MARILYN TIMES FIVE tal operação de repetição é ensaiada mediante uma evocação de Marilyn Monroe. CROSSROADS, o filme mais longo do programa, revela-nos uma perspetiva singular do ensaio nuclear realizado em 1946 no Atol de Bikini, no Pacífico, através de imagens recolhidas por uma imensidão de câmaras usadas para fins de estudo, submetidas por Conner a um extremo ralenti. EASTER MORNING tem música de Terry Riley, e é o último trabalho do cineasta, concluído no ano em que este morreu. Com exceção de A MOVIE, todos os restantes são primeiras exibições na Cinemateca. A apresentar em cópias digitais.