27/04/2013, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior

Abril 2013
Pirates
Piratas
de Roman Polanski
com Walter Matthau, Chris Campion, Damien Thomas, Charlotte Lewis
Estados Unidos, 1986 - 117 min
legendado em português

Eis um “velho” antepassado do capitão Jack Sparrow e dos seus piratas das Caraíbas. Este truculento pirata de seu nome Reed (interpretado com grande graça pelo genial Walter Mathau) não combate fantasmas ou seres do outro mundo, mas sim um “real” galeão espanhol que transporta um fabuloso tesouro. É um irresistível “filme de piratas” em tom ferozmente burlesco e com constantes reviravoltas na ação sempre salpicadas de um violento humor sarcástico.

27/04/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o IndieLisboa

Em Colaboração com o IndieLisboa’13
The Unknown
O Homem sem Braços
de Tod Browning
com Lon Chaney, Joan Crawford, Norman Kerry
Estados Unidos, 1927 - 66 min
mudo, intertítulos em inglês, traduzidos em português
O Director’s Cut em Contexto

Um dos mais bizarros filmes do “príncipe do bizarro” que foi Tod Browning, THE UNKNOWN é ambientado num circo, como a mais célebre obra-prima do realizador, FREAKS. A história, de obstinação e vingança, é a mais perversa que se possa imaginar: um homem que finge não ter braços, para fazer o seu número no circo, descobre que a vedeta do circo tem medo dos braços masculinos, amputando deliberadamente os seus no momento em que ela vence a fobia e casa com outro. Título essencial da associação Tod Browning / Lon Chaney, foi o filme que levou Joan Crawford a dizer que nunca como aqui, junto de Lon Chaney, aprendeu tanto sobre a arte de representar.

27/04/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o IndieLisboa

Em Colaboração com o IndieLisboa’13
Mannen Pá Taket
O Assassino no Telhado
de Bo Widerberg
com Carl-Gustaf Lindstedt, Sven Wollter, Eva Remaeus, Thomas Hellberg
Suécia, 1976 - 106 min
legendado em português
O Director’s Cut em Contexto

com a presença de Martin Wideberg

Baseado no romance de 1971 de Maj Sjöwall e Per Wahlöö The Abominable Man e inspirado no anterior THE FRENCH CONNECTION de William Friedkin (1971), o filme de Bo Widerberg é um thriller centrado na perseguição de um assassino que se barrica num telhado no centro de Estocolmo com uma arma automática. Foi especialmente popular à época, figurando como a produção de maior êxito do Instituto Sueco de Cinema até 1982 e FANNY OCH ALEXANDER de Bergman. Em Portugal, estreou em 1980, no cinema Condes. Programado em rima com EVERYONE IS OLDER THAN I AM (Martin Widerberg, 2012), a exibir pelo IndieLisboa noutra sala.

27/04/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
O Primeiro Século do Cinema

Abril 2013
Street Angel
O Anjo da Rua
de Frank Borzage
com Janet Gaynor, Charles Farrell, Guido Trento, Henry Armetta
Estados Unidos, 1928 - 102 min
legendado em português

Um dos exemplos máximos do melodrama segundo Borzage, ele próprio um dos maiores nomes do género na Hollywood clássica. Com um par que também fez história (Janet Gaynor e Charles Farrell, protagonistas de AURORA, de Murnau), STREET ANGEL conta a história de uma prostituta que se transforma em artista de circo e tem de esconder o seu passado. É um título fundamental na passagem do mudo para o sonoro. A apresentar em versão sonorizada.

27/04/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o IndieLisboa

Em Colaboração com o IndieLisboa’13
They all Laughed
Romance em Nova Iorque
de Peter Bogdanovich
com Audrey Hepburn, Ben Gazzara, John Ritter, Dorothy Stratten, Collen Camp
Estados Unidos, 1981 - 112 min
legendado em português
O Director’s Cut em Contexto

O travo melancólico dos filmes de Bogdanovich numa peregrinação romântica a Nova Iorque, em que se cruzam as referências a BREAKFAST AT TIFFANY’S (a atmosfera de Greenwich Village dos anos sessenta) e a HUSBANDS de Cassavetes (a boémia de Times Square nos anos setenta) com um romance, algo nostálgico, algo serôdio, entre Audrey Hepburn e Ben Gazzara, que não disfarçam a idade. Belíssimo e pungente.

27/04/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
O Primeiro Século do Cinema

Abril 2013
Chôdenbji Mashin Borutesu Paidu
Voltus V
de Tadao Nagahama
com Joseph Bitancqcol, Christine Bonnevie, Ricci Chan (vozes)
Japão, 1977 - 95 min
versão inglesa, legendado em português

Um filme de animação, realizado por um dos mestres japoneses do género. Nagahama especializou-se em filmes com robôs, realizando uma trilogia com personagens diferentes, da qual VOLTUS V é a segunda parte. Feitos para televisão, estes filmes tiveram imenso êxito no Japão e em outros países asiáticos, antes de chegarem à Europa. O realizador observou: “Até agora, nos filmes de animação com robôs, o que interessava eram as batalhas e cada história limitava-se a um episódio. Com VOLTUS V quisemos ir mais longe. Quis mostrar o ponto de vista do inimigo, para mostrar os seus aspectos psicológicos ao público e criar uma espécie de laço de sangue entre o herói e o seu inimigo”. Primeira exibição na Cinemateca.