17/10/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
1948
1984
de Michael Anderson
com Edmond O’Brien, Michael Redgrave, Jan Sterling, Donald Pleasence
Reino Unido, 1956 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Adaptação do famoso livro de George Orwell que, em 1948, anteviu para o então futuro ano de 1984 uma sociedade totalitária em que a vigilância controla tudo e todos. “Big Brother is watching you” é uma ideia que vem daqui, como vem daqui a ideia do uso da linguagem como uma codificação extrema e mecanismo de controlo do pensamento. Inevitavelmente, em 1984 fez-se um remake com John Hurt e Richard Burton nos papéis que em 1956 couberam a Edmond O’Brien e a Michael Redgrave.
 
17/10/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Com a Linha de Sombra
Peter Lorre – Das Doppelte Gesicht
“A Dupla Cara de Peter Lorre”
de Harun Farocki, Felix Hoffmann
Alemanha, 1984 - 59 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Nos anos oitenta, Harun Farocki dedicou a sua atenção a várias obras que refletem o cinema e a sua história entre as cerca de duas dezenas que realizou, como o recentemente aqui mostrado “Trabalhar em ‘Relações de Classe’ de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub”, ou L’ARGENT VON BRESSON. Correalizado com Felix Hoffmann, “A DUPLA CARA DE PETER LORRE” evoca o percurso no cinema de Peter Lorre, marcado por um dos seus primeiros filmes, no mítico papel da personagem que interpreta em M de Fritz Lang (1931) e pelo culto cinéfilo despertado pela sua presença em inúmeros filmes desde então. Detém-se na questão do peso inerente à associação entre a personagem do “serial killer” de M e a imagem do ator, considerando os imperativos económicos da indústria do cinema da época evocando a atribulada carreira de Lorre, que Jerry Lewis dirigiu no seu último papel em THE PATSY (1964). Primeira exibição na Cinemateca.
 
17/10/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
1948
La Revoltée
de Marcel L'Herbier
com Victor Francen, Josette Day, Jacques Berthier
França, 1948 - 95 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Marcel L'Herbier é muito mais conhecido pela sua obra de antes da Segunda Guerra, e sobretudo no tempo do mudo (FEU MATHIAS PASCAL, L'ARGENT), mas filmou até aos anos setenta. LA REVOLTÉE é um melodrama bastante sombrio e bastante amargo, sobre uma mulher que perde o marido e o amante e, sem nada que a prenda à vida, se "revolta". Hoje bastante esquecido, tem tudo para ser uma surpresa. Primeira exibição na Cinemateca.
 
17/10/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver
Heat
Heat – Cidade Sob Pressão
de Michael Mann
com Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer, Jon Voight
Estados Unidos, 1995 - 171 minutos
legendado eletronicamente em português | M/16
Os dois maiores atores americanos da sua geração, Al Pacino e Robert De Niro, já tinham um filme em comum, THE GODFATHER PART II (1974). Mas até HEAT, duas décadas depois, filme nenhum os fizera contracenar diretamente – na mesma cena, no mesmo plano. É um dos pontos de interesse do filme de Michael Mann, que aliás constrói o encontro Pacino / De Niro como um clímax. Mas não é o único, num thriller urbano rigoroso e claustrofóbico que está entre os melhores trabalhos do realizador. A apresentar em cópia digital.