26/04/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o IndieLisboa

Em Colaboração com o IndieLisboa’13
Les Carabiniers
Os Carabineiros
de Jean-Luc Godard
com Marino Mase, Albert Juross, Geneviève Golée, Catherine Ribeiro, Jean-Louis Comolli
França, Itália, 1963 - 80 min
legendado em português
O Director’s Cut em Contexto

LES CARABINIERS, filme com argumento de Jean Gruault e Rossellini a partir de uma peça homónima de Benjamino Joppolo é, segundo as palavras de Godard, também ele “uma fábula, um apólogo em que o realismo apenas serve para vir em auxílio do imaginário” e um filme “sujo e estúpido”, porque o seu tema é sujo e estúpido: a guerra. Numa região não identificada (qualquer lado ou lado nenhum) dois camponeses brutais são mobilizados, dedicando-se à morte e à pilhagem, e o saque será uma coleção de bilhetes-postais. Uma alegoria genial, a começar pelos nomes das personagens – Ulisses e Miguel Ângelo, Vénus e Cleópatra –, onde as conquistas da guerra coincidem com as do cinema: as imagens. Atente-se à famosa cena em que Miguel Ângelo se dirige para a mulher que observa no ecrã.

26/04/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o IndieLisboa

Em Colaboração com o IndieLisboa’13
Pai Nosso – Trailer de não Filme | Jean Louis Comolli, Filmer pour Voir!
duração total da sessão: 113
Director’s Cut

com a presença de Joana Rodrigues, e Ginette Lavigne, a confirmar

PAI NOSSO – TRAILER DE NÃO FILME
de Joana Rodrigues
Portugal, 2013 – 3 min
JEAN LOUIS COMOLLI, FILMER POUR VOIR!
de Ginette Lavigne
França, 2013 – 110 min / legendado eletronicamente em português

O filme de Ginette Lavigne retrata Jean-Louis Comolli no espaço interior de um estúdio de cinema, confrontando-o com excertos dos seus próprios filmes. Crítico e cineasta, Comolli foi crítico e chefe de redação dos Cahiers du Cinéma entre meados dos anos sessenta e setenta, afirmando-se como um importante teórico do cinema com a publicação de ensaios como “Técnica e Ideologia”, “Cinema/Ideologia/Crítica” ou “Young Mr. Lincoln”. Entre os seus livros contam-se Free Jazz / Black Power (com Philippe Carles, 1971), Arrêt sur Histoire (com Jacques Rancière, 1997), Les Années Pop: Cinéma et Politique, 1956-1970 (com Gérard Leblanc e Jean Narboni, 2001), Voir et Pouvoir (2004), Cinéma Contre Spectacle (2009), Corps et Cadre (2012). Ator (por exemplo em ALPHAVILLE e LES CARABINIERS de Godard; LA CARRIÈRE DE SUZANNE de Rohmer), realizou uma série de filmes para cinema e televisão ao longo das últimas quatro décadas. O primeiro (correalizado com André S. Labarthe em 1968) foi LES DEUX MARSEILLAISES, e o mais recente (de 2011, coescrito com Ginette Lavigne), À VOIR ABSOLUMENT: 1963-1973 DIX ANNÉES AUX CAHIERS DU CINÉMA. A abrir a sessão, PAI NOSSO, curta-metragem do projeto de narrativa experimental de Joana Rodrigues intitulado “Trailers de Não Filmes”.
 

26/04/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Abril
Trás-os-Montes
de António Reis e Margarida Cordeiro
com habitantes de Bragança e Miranda do Douro
Portugal, 1976 - 100 min
Do Centro Português de Cinema

Juntos, António Reis e Margarida Cordeiro assinaram uma das mais singulares obras do cinema português, construída nos anos 1970/80 em TRÁS-OS-MONTES, ANA e ROSA DE AREIA. Sobre TRÁS-OS-MONTES, canto de amor a uma região e uma das obras máximas do cinema português, observou Fernando Lopes: “É talvez a primeira vez no cinema português que um filme estabelece uma síntese dialética ambiciosa quanto ao que os sociólogos chamam de cultura popular”. Uma produção do Centro Português de Cinema, cooperativa que no período pós-revolucionário seria responsável por dois importantes filmes de cariz fortemente etnográfico como MÁSCARAS e este TRÁS-OS-MONTES.

26/04/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o IndieLisboa

Em Colaboração com o IndieLisboa’13
Gazzara
de Joseph Rezwin
Estados Unidos, 2012 - 94 min
legendado eletronicamente em português
Director’s Cut

com a presença de Joseph Rezwin

Ben Gazzara (1930-2012) é o protagonista deste filme-retrato de Joseph Rezwin, que também conta com as participações de Joe Rezwin, Matthew Modine, Frank O. Gehry ou Julian Schnabel. Também ator, Rezwin que conheceu Gazzara durante a rodagem de OPENING NIGHT de Cassavetes (1977), filma-o em Nova Iorque, entre o Lower East Side e o Central Park, devolvendo um olhar marcado pela cumplicidade entre os dois que revisita lugares e cenas da infância, juventude e os cinquenta anos de carreira de Gazzara, pontuada pelos filmes realizados sob a direção de Preminger (ANATOMY OF A MURDER), Cassavetes (HUSBANDS, THE KILLING OF A CHINESE BOOKING, OPENING NIGHT) ou Bogdanovich (THEY ALL LAUGHED).

26/04/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Cinema Polaco – Raridades
Dekalog, Osiem
“Decálogo Oito – Não Levantarás Falsos Testemunhos”
de Krzystof Kieslowski
com Teresa Marczewska, Maria Koscialkowska
Polónia, 1988 - 57 min
legendado eletronicamente em português

A propósito deste Mandamento Kieslowski evoca o passado traumático da Segunda Guerra e dos campos nazis. Uma sobrevivente do Holocausto reencontra a mulher que, há muitos anos, lhe recusou ajuda invocando precisamente o imperativo de “não levantar falsos testemunhos”. “Este oitavo episódio abre com um misterioso plano de mãos dadas, uma de criança, outra de um adulto e fecha com um homem a ver, ao longe, duas mulheres a concluírem o mesmo gesto. Esta ordem de imagens é o segredo de Kieslowski: o que a princípio parece espúrio ou críptico acaba por se tornar uma conclusão ativa” (José Navarro de Andrade).