CICLO
Histórias do Cinema – Bernard Eisenschitz: O Trabalho do Realizador


Inaugurada em setembro de 2011, a rubrica “Histórias do Cinema” obedeceu desde então, em regra, ao formato de uma série de cinco sessões-conferência sobre um realizador, seguidas da projeção de um dos seus filmes e de um debate. Em setembro, propomos um novo formato, com cinco conferências e projeções centrados à volta do trabalho de cinco realizadores. Na primeira parte, cada conferência é seguida da projeção de um filme documental sobre o trabalho específico de um realizador; na segunda parte, exibe-se o filme que foi o objeto de estudo no documentário apresentado. A escolha de Bernard Eisenschitz, o conferencista convidado, incidiu sobre Jean Vigo, Robert Bresson, Ingmar Bergman, Orson Welles e Charles Laughton. Os documentários programados têm formatos muito diferentes, podendo ser compostos apenas por planos não utilizados na montagem original, estruturados a partir de entrevistas ou assumindo a forma de um “making of”.
 
Bernard Eisenschitz
Bernard Eisenschitz é um dos críticos e historiadores do cinema mais conhecidos da sua geração. Ativo desde os anos sessenta, ligado à Cinemateca Francesa e aos Cahiers du Cinéma, é autor, entre outros, do clássico Roman Américain: Les Vies de Nicholas Ray (1990), de Fritz Lang au Travail (2002) e de obras sobre o cinema alemão, Robert Kramer, Ernst Lubitsch e MANHUNT, de Fritz Lang. Programou no Centro Pompidou o Ciclo “Gels et Dégels”, que propôs um outro percurso pelo cinema soviético (e foi retomado na Cinemateca Portuguesa), acompanhado de um catálogo. Também participou da edição francesa das obras completas de Sergei Eisenstein e coordenou o catálogo do Festival de Locarno dedicado a Frank Tashlin. Bernard Eisenschitz inaugurou a rubrica “Histórias do Cinema”, em setembro de 2011, com cinco sessões-conferências sobre Chaplin, voltando a esta rúbrica para falar de Carl Th. Dreyer (novembro de 2015) e Nicholas Ray (fevereiro de 2016). Regressa agora para inaugurar este novo formato das “Histórias do Cinema”.
 
sessões-conferência | apresentações de Bernard Eisenschitz em francês nas sessões dedicadas a Jean Vigo e Robert Bresson, e em inglês nas restantes.

INFORMAÇÃO SOBRE AS SESSÕES E VENDA ANTECIPADA DE BILHETES
 
Sessões-conferência (18h00)
Geral: € 5
Estudantes, Cartão Jovem, Maiores de 65 anos, Reformados e Pensionistas: € 3
Amigos da Cinemateca, Estudantes de Cinema, Desempregados: € 2,60
 
Sessões de longa-metragem (21h30)
Geral: € 3,20
Estudantes, Cartão Jovem, Maiores de 65 anos, Reformados e Pensionistas: € 2,15
Amigos da Cinemateca, Estudantes de Cinema, Desempregados: € 1,35
 
Passe 1 (5 sessões-conferência, 18 horas)
Geral: € 22
Estudantes, Cartão Jovem, Maiores de 65 anos, Reformados e Pensionistas: €15
Amigos da Cinemateca, Estudantes de Cinema, Desempregados: €10
 
Passe 2 (5 sessões-conferência + 5 sessões de longa-metragem, 18h00 + 21h30)
Geral: € 38
Estudantes, Cartão Jovem, Maiores de 65 anos, Reformados e Pensionistas: € 20
Amigos da Cinemateca, Estudantes de Cinema, Desempregados: € 15

 
24/09/2018, 18h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Histórias do Cinema – Bernard Eisenschitz: O Trabalho do Realizador

Tournage d’Hiver
de Bernard Einsenschitz
França, 2017 - 70 min
24/09/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema – Bernard Eisenschitz: O Trabalho do Realizador

L’Atalante
O Atalante
de Jean Vigo
França, 1934 - 89 min
25/09/2018, 18h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Histórias do Cinema – Bernard Eisenschitz: O Trabalho do Realizador

Les Modèles de Robert Bresson
de Babette Mangolte
França, 2005 - 89 min
 
25/09/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema – Bernard Eisenschitz: O Trabalho do Realizador

Pickpocket
O Carteirista
de Robert Bresson
França, 1959 - 74 min
 
26/09/2018, 18h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Histórias do Cinema – Bernard Eisenschitz: O Trabalho do Realizador

I Skällskap Med en Clown
“Em Presença de um Palhaço, o Filme do Filme”
de Ingmar Bergman
Suécia, 1998 - 58 min
24/09/2018, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema – Bernard Eisenschitz: O Trabalho do Realizador
Tournage d’Hiver
de Bernard Einsenschitz
com narração de Bernard Eisenschitz
França, 2017 - 70 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Jean Vigo

sessão-conferência | apresentação de Bernard Eisenschitz em francês
Bernard Eisenschitz já realizara em 2001 um estudo filmado sobre a obra-prima de Jean Vigo, LES VOYAGES DE L’ATALANTE. Em TOURNAGE D’HIVER são reunidas, como indica o genérico, “takes não utilizadas; tomadas alternativas, cujo sentido é diferente daquelas que foram montadas; e cenas ou fragmentos de cenas, não utilizadas. Os elementos são apresentados na continuidade do filme, respeitando a totalidade da sua duração e os defeitos da película, posto que se trata de material de trabalho”. Durante uma hora e dez minutos acompanhamos o nascimento de um dos filmes mais belos e originais jamais feitos. Primeira exibição na Cinemateca.
 
24/09/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema – Bernard Eisenschitz: O Trabalho do Realizador
L’Atalante
O Atalante
de Jean Vigo
com Jean Dasté, Dita Parlo, Michel Simon
França, 1934 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Jean Vigo

sessão-conferência | apresentação de Bernard Eisenschitz em francês
A única longa-metragem de Jean Vigo. Um filme libérrimo, que rematou todas as buscas estéticas do cinema francês de começos da década de trinta, segundo palavras de Henri Langlois, no qual Jean Dasté, Dita Parlo e Michel Simon conquistam a eternidade cinematográfica. Doente, Vigo não pôde controlar a montagem e o filme foi massacrado pela Gaumont, intitulado LE CHALAND QUI PASSE e retirado de cartaz ao cabo de duas semanas. Um restauro feito nos anos noventa foi muito criticado. L’ATALANTE é apresentado, pela primeira vez na Cinemateca, na versão restaurada em 2017 (em digital), a mais fiel às intenções do cineasta.
 
25/09/2018, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema – Bernard Eisenschitz: O Trabalho do Realizador
Les Modèles de Robert Bresson
de Babette Mangolte
com Martin Lasalle, Marika Green, Pierre Leymaria
França, 2005 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Robert Bresson

sessão-conferência | apresentação de Bernard Eisenschitz em francês
Babette Mangolte é uma conhecida fotógrafa, realizadora e diretora de fotografia, que trabalhou nomeadamente com Chantal Akerman. LES MODÈLES DE PICKPOCKET explora o trabalho de Bresson com os atores, através de entrevistas dos três protagonistas de PICKPOCKET e mostra como as suas vidas foram transformadas pelo seu trabalho com o realizador. Primeira exibição na Cinemateca.
 
25/09/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema – Bernard Eisenschitz: O Trabalho do Realizador
Pickpocket
O Carteirista
de Robert Bresson
com Martin Lassalle, Marika Green, Pierre Leymarie
França, 1959 - 74 min
legendado em português | M/12
Robert Bresson

sessão-conferência | apresentação de Bernard Eisenschitz em francês
PICKPOCKET, obra-prima de Robert Bresson, é o filme em que o seu estilo peculiar se afirma de modo definitivo. O seu filme mais austero e depurado, mas também o mais misterioso, feito essencialmente de gestos, os gestos do carteirista como metáfora de todos os gestos de posse e de revolta. Mas também de amor, que a personagem descobrirá ao fim de um doloroso percurso.
 
26/09/2018, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema – Bernard Eisenschitz: O Trabalho do Realizador
I Skällskap Med en Clown
“Em Presença de um Palhaço, o Filme do Filme”
de Ingmar Bergman
Suécia, 1998 - 58 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Ingmar Bergman

sessão-conferência | apresentação de Bernard Eisenschitz em inglês
Este filme é o “making of” de LARMAR OCH GÖR SIG TILL. Vemos em particular a meticulosidade com que Ingmar Bergman trabalha com os atores e a sua impaciência com os problemas técnicos. Primeira exibição na Cinemateca.