18/09/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam – Milos Forman, Ermanno Olmi, Nelson Pereira Dos Santos
L’Albero Degli Zoccoli
A Árvore dos Tamancos
de Ermanno Olmi
com Luigi Ornaghi, Francesca Moriggi, Omar Brignoli, Antonio Ferrari
Itália, 1978 - 175 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Ermanno Olmi
Inspirado pelas histórias orais da sua avó, em L’ALBERO DEGLI ZOCCOLI Olmi enceta uma viagem ao passado ao procurar documentar o quotidiano de cinco famílias de rendeiros de uma grande propriedade rural italiana de finais do século XIX. Os trabalhos, as alegrias, as injustiças, a resignação, são aqui reencenados e acompanhados ao pormenor numa imbricação de episódios, cujos protagonistas são camponeses da zona de Bérgamo, que assim enriqueceram esta soberba crónica da vida rural com as suas memórias, objetos ancestrais e com o dialeto local. Uma obra absoluta de Olmi, bem demonstrativa da potência poética do cinema, premiada com a Palma de Ouro em Cannes. A apresentar em cópia digital.
 
18/09/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Os Olhos Não Querem Estar Sempre Fechados – O Cinema de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet (I)
Il Viandante | Dolando | L’Arrotino | Umiliati: Che Niente di Fatto o Toccato da Loro, di Uscito dalle Mani Loro, Risultasse Essente al Diritto di Qualque Estraneo (Operai, Contadine, Seguito e Fine) | Il Ritorno del Figlio Prodigo | Incantati
duração total da projeção: 88 min | M/12
IL VIANDANTE
com Gianni Buscarini, Angela Nugara
DOLANDO
L’ARROTINO
“O Amolador”
com Gianni Buscarini, Vittorio Vigneri
UMILIATI: CHE NIENTE DI FATTO O TOCCATO DA LORO, DI USCITO DALLE MANI LORO, RISULTASSE ESSENTE AL DIRITTO DI QUALQUE ESTRANEO (OPERAI, CONTADINE, SEGUITO E FINE)
“Humilhados: Que Nada Feito ou Tocado Por Eles, Nada Saído das Mãos Deles, Resultasse Livre do direito de Algum Estranho (Operários, Camponeses, - Continuação e Final)”
com Rosalba Curatola, Aldo Fruttosi, Romano Guelfi
IL RITORNO DEL FIGLIO PRODIGO
com Martina Gionfriddo, Andrea Balducci
INCANTATI
com Rosalba Curatola, Aldo Fruttosi, Romano Guelfi
de Jean-Marie Straub, Danièle Huillet
Itália, França, Alemanha, 2001-03 – 5, 7, 7, 35, 5, 29 min / legendados eletronicamente em português

Nos filmes que compõem este programa Jean-Marie Straub e Danièle Huillet revisitam passagens de filmes seus feitos a partir de textos de Elio Vittorini. IL VIANDANTE e L’ARROTINO retomam trechos de SICILIA!, mais exatamente o encontro do protagonista com a mãe e o monólogo final do amolador (“Grande mal, ofender o mundo”). Os três outros filmes trabalham trechos de OPERAI, CONTADINI, sendo INCANTANTI uma remontagem da sequência final. L’ARROTINO, IL VIANDANTE e INCANTATI são apresentados pela primeira vez na Cinemateca. A apresentar em cópias digitais.
 
18/09/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Vírus-Cinema: Cinema Queer e VIH/Sida
The ADS Epidemic | Some Aspect of a Shared Lifesyle | Fast Trip, Long Drop | Steam Clean | Kissing doesn’t Kill | Internal Combustion
duração total da projeção: 95 min | M/16
THE ADS EPIDEMIC
de John Greyson
com Colin Campbell, Neil Campbell
SOME ASPECT OF A SHARED LIFESYLE
de Gregg Bordowitz
FAST TRIP, LONG DROP
de Gregg Bordowitz
STEAM CLEAN
de Richard Fung
com John Greysoin, Colin Ca,mpbell, Tim McCaskell
KISSING DOESN’T KILL
de Tom Kalin, Gran Fury
INTERNAL COMBUSTION
de Alisa Lebow, Cynthia Madansky
Estados Unidos, 1986, 1993, 1991, 1990, 1995 – 5, 22, 54, 4, 2 e 8 min / legendados eletronicamente em português

O canadiano John Greyson é um conhecido ativista e realizador, que se fez notar em 1993 com ZERO PATIENCE. Em THE ADS EPIDEMIC, o realizador toma como ponto de partida A Morte em Veneza: aqui, Aschenbach sucumbe a uma crise de “ads” (medo adquirido ao sexo), ao passo que Tadzio descobre as vantagens do sexo seguro. Greg Bordowitz é um ativista do grupo Act-Up, que trabalha sobre formas de representação da sida que sejam diferentes das do “mainstream”. SOME ASPECTS OF A SHARED LIFE aborda as primeiras reportagens sobre a epidemia da sida, que Bordowitz tenta posicionar como uma ameaça a toda a sociedade. FAST TRIP, LONG DROP é um documentário autobiográfico feito quando o realizador soube que era seropositivo, numa colagem de “found footage” documentário e ficcional e partes encenadas. Richard Fung é um videasta e teórico baseado em Toronto, cujos trabalhos exploram o papel dos asiáticos na pornografia gay. STEAM CLEAN é um anúncio de um serviço público a favor do sexo seguro. Tom Kalin é o realizador de SWOON, um dos filmes marcantes do cinema o independente americano dos anos 90. KISSING DOESN’T KILL foi feito para uma campanha de tomada consciência da população em relação à sida e para fazer avançar as reformas médicas necessárias. INTERNAL COMBUSTION é um dos raros filmes a abordar a questão da sida entre lésbicas, através do diálogo entre duas amigas, uma seropositiva e a outra seronegativa.
 
18/09/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Olhos Não Querem Estar Sempre Fechados – O Cinema de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet (I)
Une Visite au Louvre
de Jean-Marie Straub, Danièle Huillet
com Julien Koltaï, Jean-Marie Straub
França, 2004 - 48 min, 47 min (total de 95 min)
Como é frequente na obra de Straub-Huillet, em UNE VISITE AU LOUVRE o par de cineastas revisita uma obra anterior, neste caso CÉZANNE, com a retomada dos diálogos entre o pintor e Joachim Gasquet, utilizados no filme anterior. Mas agora são abordadas obras de pintura e escultura de vários autores e inseridos planos intercalares de ruas vizinhas ao museu e árvores onde bate o vento. O resultado é nada menos do que “um filme fabuloso, uma das mais entusiasmantes experiências cinematográficas dos últimos tempos. Começar por onde, destacar o quê, explicar o quê?” (Luís Miguel Oliveira). UNE VISITE AU LOUVRE compõe-se de duas versões do mesmo filme, com mínimas variações de uma para a outra e é com a projeção consecutiva de ambas que Straub e Huillet concebiam uma sessão do filme. A apresentar em cópia digital.