21/09/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam – Milos Forman, Ermanno Olmi, Nelson Pereira Dos Santos
Hair
Hair
de Milos Forman
com John Savage, Treat Williams, Beverly D’Angelo
Estados Unidos, 1979 - 121 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Milos Forman
A cultura (e a “contracultura”) americanas foram um objeto recorrente da curiosidade de Milos Forman. Para o seu primeiro filme após a consagração proporcionada por ONE FLEW OVER THE CUCKOO’S NEST escolheu adaptar um musical da Broadway que no final dos anos sessenta entrara para a mitologia contestatária daquela década: HAIR, sobre um recruta destinado ao Vietname que é “desviado” por um grupo de “hippies” e toma conhecimento com as drogas e o rock and roll.
 
21/09/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
In Memoriam – Milos Forman, Ermanno Olmi, Nelson Pereira Dos Santos
Bôca de Ouro
de Nelson Pereira dos Santos
com Jece Valadão, Odete Lara, Daniel Filho, Maria Lúcia Monteiro
Brasil, 1963 - 98 min | M/12
Nelson Pereira dos Santos
Foi quando se preparava para filmar VIDAS SECAS (um filme desértico, obra emblemático do Cinema Novo Brasileiro) e as chuvas assolaram a paisagem do nordeste brasileiro, que Nelson Pereira dos Santos aceitou a proposta de Jece Valadão (já seu ator no anterior RIO 40º) para realizar BÔCA DE OURO, que surge assim como um projeto improvisado, de aventuras e influência western. “Uma das obras mais curiosas da sua carreira” (Manuel Cintra Ferreira).
 
21/09/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Olhos Não Querem Estar Sempre Fechados – O Cinema de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet (I)
Une Vie Risquée | Jean-Marie Straub und Daniele Huillet Bei Der Arbeit in Einem Film ou Arbeitein Zu “Klasserverhältnisse von Danièle Huillet und Jean-Marie Straub | Sicilia! Si Gira
duração total da projeção: 113 min | M/12
UNE VIE RISQUÉE
de Jean-Claude Rousseau
com Jean-Marie Straub
França, 2018 – 5 minutos / legendado eletronicamente em português
JEAN-MARIE STRAUB UND DANIELE HUILLET BEI DER ARBEIT IN EINEM FILM ou ARBEITEIN ZU “KLASSERVERHÄLTNISSE VON DANIÈLE HUILLET UND JEAN-MARIE STRAUB
“Jean-Marie Straub e Danièle Huiilet a Trabalhar num Filme” ou “Trabalhar em “Relações de Classe” de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub”
de Harun Farocki
com Jean-Marie Straub, Danièle Huillet
República Federal da Alemanha, 1983 – 26 minutos / legendado eletronicamente em português
SICILIA! SI GIRA
de Jean-Charles Fitoussi
com Jean-Marie Straub, Danièle Huillet
França, 2001 – 82 min / legendado eletronicamente em português

Durante a rodagem de KLASSENVERHÄLTINISSE em Berlim, Harun Farocki, que além de ser um conhecido realizador experimental, interpreta um dos papéis do filme, fez este documentário baseado no trabalho dos seus amigos, utilizando os meios do cinema para prolongar o trabalho que exercia em Filmkritik: dar a conhecer o árduo trabalho da dupla Straub-Huillet. Autor de várias longas-metragens (JE NE SUIS PAS MORTE; L’ENCLOS DU TEMPS), Jean-Charles Fitoussi foi um dos assistentes de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet em SICILIA! Subintitulado “Bosquejo da Fabricação de um Filme”, SICILIA! SI GIRA mostra-nos o trabalho do par de realizadores nos últimos dias da rodagem, filmados a cores e entremeados com imagens a preto e branco, do filme. Fitoussi trabalha sobretudo sobre o trabalho de enquadramento de Straub-Huillet. A abrir a sessão, um breve filme de Jean-Claude Rouseau, feito para os 85 anos de Jean-Marie Straub, em que o vemos decidir de um enquadramento de EUROPE 2005 – 27 OCTOBRE. Primeiras exibições na Cinemateca.
 
21/09/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Vírus-Cinema: Cinema Queer e VIH/Sida
Danny | La Pudeur ou l’Impudeur
duração total da sessão: 77 min | M/16
DANNY
de Stashu Kybartas
Estados Unidos, 1987 – 20 min /
LA PUDEUR OU L’IMPUDEUR
de Hervé Guibert
França 1992 – 57 min / legendados eletronicamente em português

Hervé Guibert (1955-91) fez-se conhecer como crítico de fotografia do Le Monde, antes de escrever o argumento de L’HOMME BLESSÉ, de Patrick Chéreau e ser consagrado como escritor (publicou o seu primeiro livro em 1982). Em 1990, o seu romance autobiográfico À L’Ami Qui ne m’a Pas Sauvé la Vie revelou a sua seropositividade e a partir daí Guibert viveu publicamente a sua doença, até os últimos e terríveis estágios. LA PUDEUR OU L’IMPUDEUR é um autorretrato final do escritor. A abrir a sessão, um documentário de Stashu Kybartas sobre um amigo já gravemente atingido pela sida, que tenta reconciliar-se com a sua família, enquanto enfrenta a iminência da própria morte. A apresentar em cópias digitais em primeiras exibições na Cinemateca.
 
21/09/2018, 22h30 | Esplanada
A Cinemateca com o MOTELX: Cinema na Esplanada

Em colaboração com o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa
Bride of Frankenstein
A Noiva de Frankenstein
de James Whale
com Boris Karloff, Elsa Lanchester, Colin Clive, Valerie Hobson, Ernest Thesiger
Estados Unidos, 1935 - 75 min
legendado em português | M/12
Dando continuação a FRANKENSTEIN, também de James Whale, BRIDE OF FRANKENSTEIN é um daqueles raros casos em que a sequela consegue superar o original, introduzindo novas personagens, como um fabuloso "cientista louco" (Ernest Thesiger) que miniaturiza pessoas e animais, e uma noiva para o monstro, criada como ele. Elsa Lanchester interpreta o duplo papel da noiva (uma imagem de horror e sonho incomparável) e de Mary Shelley, a autora do romance Frankenstein que está na base do filme.